Número de cuidadores com carteira assinada aumentou de 5 mil para 34 mil em dez anos; profissional recebe em média R$ 2 mil por mês
Uma das profissões que mais cresceram no Brasil nos últimos dez anos é a de Cuidador de Idosos. Nesse período, o número de cuidadores com carteira assinada saltou de 5 mil para 34 mil profissionais. E, com o aumento constante da população idosa no Brasil, a tendência é que a carreira continue em ascensão. Aqui em Ribeirão Preto, há vagas abertas para o Curso Básico de Cuidador de Idosos da Funtec (Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto), que já formou mais de 12.400 pessoas, nos últimos cinco anos, nas áreas de tecnologia ou prestação de serviços.
Os dados sobre o crescimento da carreira são do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência, que também informa a média salarial desta categoria: cerca de R$ 2 mil mensais, variando de acordo com as necessidades impostas pelo estado de saúde do idoso ou forma de contratação – por meio de agências ou diretamente com a família da pessoa que receberá os serviços.
Quem são e o que fazem
Em muitos casos, quem assume o cargo de cuidador de idosos é o profissional formado em Enfermagem, mas as oportunidades se abrem cada vez mais para os profissionais que fizeram cursos específicos para formação na área.
Além de empatia e muita atenção no dia a dia, um cuidador de idosos deve adquirir vários conhecimentos teóricos e práticos específicos, pois sua atuação é de grande responsabilidade. No dia a dia, ele se ocupará da alimentação e hidratação do idoso, da higienização e até mesmo os ajudam a ser locomover, além de ministrar remédios.
O curso da Funtec aborda o envelhecimento no Brasil, o Estatuto do Idoso, a profissão de Cuidador de Idosos, os direitos trabalhistas, os grandes problemas na saúde dos idosos, a comunicação com o idoso e sua família e as rotinas no trabalho com o idoso dependente, entre outros tópicos. O curso também oferece conhecimentos básicos sobre gerontologia, a ciência que estuda o envelhecimento humano.
Tempo de duração
A carga horária é de 96 horas, com duração de cerca de três meses. O curso é totalmente gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail secretaria@fftrp.sp.gov.br ou pelo site (pela aba “FALE CONOSCO”, informando qual o curso de seu interesse). Se preferir, o candidato pode ir pessoalmente à Funtec (rua Álvares Cabral, 629), de segunda a sexta, das 9h às 17h.
A seleção é feita por ordem de data de inscrição e/ou análise socioeconômica do candidato. As aulas começam assim que as vagas forem preenchidas.
27 cursos gratuitos com inscrições abertas
Além do Curso Básico de Cuidador de Idosos, a Funtec está com vagas abertas para outros 26 cursos de formação profissional, todos eles gratuitos, com direito a certificado. Para cursar um deles, é preciso ter 16 anos ou mais e ter concluído o ensino fundamental. Com duração de dois a quatro meses, os cursos acontecem na sede da Funtec.
Cursos de 76 horas/aula (duração de cerca de 2 meses):
- Educação financeira para empreendedores
- Excel avançado
- Informática – Básico
- Informática para terceira idade
- Programação de Jogos 2D – Básico
- Rotinas em Departamento de Pessoal – Módulo II
- Website – Básico
Cursos de 96 horas/aula (duração de cerca de 3 meses):
- Auxiliar de Garçom – Cumim
- Camareira
- Cuidador de idosos – Básico
- Cuidador infantil – Básico
- Educação inclusiva em contexto escolar e empresarial
- Escrita Fiscal
- Espanhol – Básico I
- Espanhol – Básico II
- Inglês – Básico I
- Inglês – Básico II
- Logística – Básico
- Marketing e Negócios Digitais
- Oratória
- Portaria e Recepção
- Rotinas em Departamento de Pessoal – Módulo I
- Rotinas em Recursos Humanos
- TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação
Cursos com mais de 100 horas/aula (duração de cerca de 4 meses):
- Aprimoramento em Língua Portuguesa (120 horas/aula)
- Aprimoramento em Matemática (120 horas/aula)
- Desenvolvimento em Java (260 horas/aula)