InícioEducaçãoRibeirão oferece curso profissionalizante para pessoas com deficiência

Ribeirão oferece curso profissionalizante para pessoas com deficiência

Em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o curso de assistente administrativo começa no próximo dia 7 de dezembro

- continua após a publicidade -

Em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o curso de assistente administrativo começa no próximo dia 7 de dezembro

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREPD – Centro de Referência Especializado para Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai oferecer o curso profissionalizante de assistente administrativo para pessoas com deficiência, pelo programa ‘Meu Emprego Inclusivo’, através do Centro Paula Souza.

O objetivo do programa é oferecer cursos para capacitação profissional das pessoas com deficiência e fomentar a inclusão no mercado de trabalho.

De acordo com a base de dados da SEDPcD, estima-se que Ribeirão Preto tenha, em 2021, 48.938 pessoas com deficiência, das quais apenas 52,78% estão empregadas e mais da metade relatou dificuldade na hora de arrumar um emprego. Ainda segundo dados do novo CAGED, até setembro de 2021, 292 pessoas com deficiência foram admitidas e 322 pessoas com deficiência foram desligadas, totalizando um saldo negativo de 30 pessoas com deficiência desligadas do mercado de trabalho neste ano.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A falta de oportunidade, de acessibilidade e o oferecimento de vagas muitas vezes inferior ao nível de formação do deficiente tem sido um dos grandes entraves para a pessoa com deficiência ser inserida no mercado de trabalho.

O curso terá carga horária de 60 horas, realizado em 12 dias, sendo 4 horas por dia, de segunda a sexta-feira, e é acessível com interpretação de libras, material adaptado e linguagem simples. As aulas têm início no dia 7 de dezembro e as pessoas com deficiência com mais de 18 anos interessadas devem se inscrever por meio do link até o dia 15 de novembro.

“A oferta do curso de Assistente Administrativo de forma gratuita as pessoas com deficiência é um avanço para política de inclusão visto que busca além da qualificação profissional, a permanência destes no mercado de trabalho. O CREPD com certeza está preparado para auxiliar e incentivar no que for necessário, cumprindo o nosso papel de ser Referência para essa população”, comenta Laura Cardoso, coordenadora do Centro de Referência Especializado à Pessoa com Deficiência.

Recentemente, a secretária de Assistência Social, Renata Corrêa, esteve reunida em São Paulo com a secretária de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, onde conversaram sobre os números a as capacitações oferecidas.

“Nossa reunião foi muito produtiva e a secretária nos apresentou as ações do governo do Estado para os municípios, Ribeirão Preto aderiu não só ao programa ‘Meu Emprego Inclusivo’, através da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, mas também ao Cidade Acessível, em que receberemos materiais de infraestrutura para pessoas com deficiência, inclusive nas escolas. Acredito num futuro muito promissor para esta transversalidade entre estado e município”.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

A população insistem em votar errado e Ramon Faustino (Psol) continua sendo processado

Nova audiência foi marcada para o dia 06 de outubro, para ouvir o depoimento das ex-assessoras

Centro de Qualificação prorroga inscrições para cursos gratuitos

São 278 vagas disponíveis com inscrições online até 29 de setembro com barbearia, informática básica, excel, word básico, jardinagem e paisagismo e muitos outros

Circuito SP promove atração gratuita no Teatro Municipal

Peça mostra o encontro da Rainha Elizabeth I com o dramaturgo William Shakespeare

Cruzamento em Ribeirão Preto recebe obra da artista Elisa Bracher

Obra está sendo instalada no cruzamento das avenidas João Fiusa e Independência; escultura deve ser inaugurada na quarta-feira, 28

Giorgia Meloni deve liderar Itália após vitória eleitoral da direita

Giorgia Meloni se tornará a primeira mulher premiê da Itália
- PUBLICIDADE -