InícioEducaçãoRibeirão oferece curso profissionalizante para pessoas com deficiência

Ribeirão oferece curso profissionalizante para pessoas com deficiência

Em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o curso de assistente administrativo começa no próximo dia 7 de dezembro

- continua após a publicidade -

Em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o curso de assistente administrativo começa no próximo dia 7 de dezembro

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREPD – Centro de Referência Especializado para Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai oferecer o curso profissionalizante de assistente administrativo para pessoas com deficiência, pelo programa ‘Meu Emprego Inclusivo’, através do Centro Paula Souza.

O objetivo do programa é oferecer cursos para capacitação profissional das pessoas com deficiência e fomentar a inclusão no mercado de trabalho.

De acordo com a base de dados da SEDPcD, estima-se que Ribeirão Preto tenha, em 2021, 48.938 pessoas com deficiência, das quais apenas 52,78% estão empregadas e mais da metade relatou dificuldade na hora de arrumar um emprego. Ainda segundo dados do novo CAGED, até setembro de 2021, 292 pessoas com deficiência foram admitidas e 322 pessoas com deficiência foram desligadas, totalizando um saldo negativo de 30 pessoas com deficiência desligadas do mercado de trabalho neste ano.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A falta de oportunidade, de acessibilidade e o oferecimento de vagas muitas vezes inferior ao nível de formação do deficiente tem sido um dos grandes entraves para a pessoa com deficiência ser inserida no mercado de trabalho.

O curso terá carga horária de 60 horas, realizado em 12 dias, sendo 4 horas por dia, de segunda a sexta-feira, e é acessível com interpretação de libras, material adaptado e linguagem simples. As aulas têm início no dia 7 de dezembro e as pessoas com deficiência com mais de 18 anos interessadas devem se inscrever por meio do link até o dia 15 de novembro.

“A oferta do curso de Assistente Administrativo de forma gratuita as pessoas com deficiência é um avanço para política de inclusão visto que busca além da qualificação profissional, a permanência destes no mercado de trabalho. O CREPD com certeza está preparado para auxiliar e incentivar no que for necessário, cumprindo o nosso papel de ser Referência para essa população”, comenta Laura Cardoso, coordenadora do Centro de Referência Especializado à Pessoa com Deficiência.

Recentemente, a secretária de Assistência Social, Renata Corrêa, esteve reunida em São Paulo com a secretária de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, onde conversaram sobre os números a as capacitações oferecidas.

“Nossa reunião foi muito produtiva e a secretária nos apresentou as ações do governo do Estado para os municípios, Ribeirão Preto aderiu não só ao programa ‘Meu Emprego Inclusivo’, através da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, mas também ao Cidade Acessível, em que receberemos materiais de infraestrutura para pessoas com deficiência, inclusive nas escolas. Acredito num futuro muito promissor para esta transversalidade entre estado e município”.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grupo Teatral de Ribeirão Preto Apresenta Espetáculo Selecionado para Festival no Chile

O grupo Gitirana Produções apresenta neste sábado, 27 de abril, às 19 horas, no Teatro Santarosa, o espetáculo "Lesados". Esta peça foi selecionada para o 17º FINTDAZ (Festival Internacional de Teatro y Danza) em Iquique

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

Agrishow vem com tecnologia e novos equipamentos

As mais novas tecnologias serão apresentadas na Agrishow 2024, progame-se

Motorola Edge 50 Pro é Lançado no Brasil com Oferta Especial para o Dia das Mães

O Motorola Edge 50 Pro, conhecido pelo design premium, funcionalidades de primeira linha e recursos avançados de IA, já está disponível para compra no Brasil na Loja Online da Motorola

Agrishow 2024: Informações sobre Mudanças no Anel Viário

Durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, o trânsito no Anel Viário de Ribeirão Preto sofrerá alterações significativas devido ao aumento do fluxo de veículos.
- PUBLICIDADE -