InícioEducaçãoRibeirão oferece curso profissionalizante para pessoas com deficiência

Ribeirão oferece curso profissionalizante para pessoas com deficiência

Em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o curso de assistente administrativo começa no próximo dia 7 de dezembro

- continua após a publicidade -

Em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o curso de assistente administrativo começa no próximo dia 7 de dezembro

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CREPD – Centro de Referência Especializado para Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento e Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai oferecer o curso profissionalizante de assistente administrativo para pessoas com deficiência, pelo programa ‘Meu Emprego Inclusivo’, através do Centro Paula Souza.

O objetivo do programa é oferecer cursos para capacitação profissional das pessoas com deficiência e fomentar a inclusão no mercado de trabalho.

De acordo com a base de dados da SEDPcD, estima-se que Ribeirão Preto tenha, em 2021, 48.938 pessoas com deficiência, das quais apenas 52,78% estão empregadas e mais da metade relatou dificuldade na hora de arrumar um emprego. Ainda segundo dados do novo CAGED, até setembro de 2021, 292 pessoas com deficiência foram admitidas e 322 pessoas com deficiência foram desligadas, totalizando um saldo negativo de 30 pessoas com deficiência desligadas do mercado de trabalho neste ano.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A falta de oportunidade, de acessibilidade e o oferecimento de vagas muitas vezes inferior ao nível de formação do deficiente tem sido um dos grandes entraves para a pessoa com deficiência ser inserida no mercado de trabalho.

O curso terá carga horária de 60 horas, realizado em 12 dias, sendo 4 horas por dia, de segunda a sexta-feira, e é acessível com interpretação de libras, material adaptado e linguagem simples. As aulas têm início no dia 7 de dezembro e as pessoas com deficiência com mais de 18 anos interessadas devem se inscrever por meio do link até o dia 15 de novembro.

“A oferta do curso de Assistente Administrativo de forma gratuita as pessoas com deficiência é um avanço para política de inclusão visto que busca além da qualificação profissional, a permanência destes no mercado de trabalho. O CREPD com certeza está preparado para auxiliar e incentivar no que for necessário, cumprindo o nosso papel de ser Referência para essa população”, comenta Laura Cardoso, coordenadora do Centro de Referência Especializado à Pessoa com Deficiência.

Recentemente, a secretária de Assistência Social, Renata Corrêa, esteve reunida em São Paulo com a secretária de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, onde conversaram sobre os números a as capacitações oferecidas.

“Nossa reunião foi muito produtiva e a secretária nos apresentou as ações do governo do Estado para os municípios, Ribeirão Preto aderiu não só ao programa ‘Meu Emprego Inclusivo’, através da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, mas também ao Cidade Acessível, em que receberemos materiais de infraestrutura para pessoas com deficiência, inclusive nas escolas. Acredito num futuro muito promissor para esta transversalidade entre estado e município”.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

“Faremos novamente uma grande festa”, garante Gusttavo Lima para região de Ribeirão Preto

Cantor sertanejo traz a turnê "Embaixador In" no dia 10 de dezembro

Em turnê dos 40 anos de carreira Roupa Nova retorna a Ribeirão Preto

A turnê de 40 anos do Roupa Nova chega a Ribeirão Preto no dia 16 de dezembro. Celebrando quatro décadas de história, o grupo...

Coletivo Proporciona realiza evento artístico na Toca do Urso

Encontro acontece na próxima sexta-feira, dia 10 de dezembro, a partir das 17h, com a exposição “Mulheres Colorado”, transmissão de documentário e show do cantor Tibless

Shopping Iguatemi Ribeirão Preto apoia campanha Natal das Crianças

Ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade tem como objetivo arrecadar brinquedos novos e usados, em bom estado de conservação

RibeirãoShopping e SantaÚrsula sorteiam 3 automóveis zero quilômetro e presenteiam clientes com panetone da Havanna neste Natal

De 18 de novembro a 30 de dezembro, R$ 400,00 em compras valem um número da sorte para concorrer aos prêmios, além de levar para casa um delicioso panetone recheado com doce de leite (limitado enquanto durarem os estoques)
- PUBLICIDADE -