Início Educação REGIÃO DE RP RECEBE PELA PRIMERIA VEZ O PROJETO "Era Uma Vez......

REGIÃO DE RP RECEBE PELA PRIMERIA VEZ O PROJETO “Era Uma Vez… Brasil”

- continua após a publicidade -

Acontece entre os dias 18 e 24 de julho a segunda etapa do projeto “Era Uma Vez… Brasil”, em São Simão, que reúne jovens de Araraquara, Rincão, Gavião Peixoto, Ribeirão Preto e São Simão. O projeto, realizado pela Origem Produções e patrocínio da RTE Rodonaves e Cutrale, acontece pela primeira vez nas cidades e levará alunos do oitavo ano do ensino fundamental II e professores da rede pública de ensino para um intercâmbio cultural em Lisboa, Portugal.

Nesta segunda etapa, 100 adolescentes participam do campus que acontece em São Simão, durante sete dias, em período integral, com oficinas culturais áudio visuais. Essa etapa é decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do projeto.

Em novembro, acontece a última e tão esperada fase: a viagem de 10 dias para Portugal com os alunos selecionados, quando os estudantes terão a oportunidade de percorrer os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil em um intercâmbio cultural em Lisboa.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“O projeto, além de estimular o interesse dos estudantes pela história de nosso país, promove o acesso à educação, cultura e inclusão social. Acredito que essa experiência é uma oportunidade única de conhecer uma cultura diferente, trazendo também aprendizado e conscientização sobre a importância do papel que cada um exerce na transformação e construção de um futuro melhor”, diz Vera Naves, vice-presidente da RTE Rodonaves.

“Em 23 anos lecionando História em escola pública, por mais que eu tentasse encantar meus alunos com os temas trabalhados em sala de aula, com todas as alternativas didáticas que utilizei, foi a primeira vez que alguns alunos mergulharam na possibilidade de percorrer, ao vivo, lugares históricos como se fossem os protagonistas… a expectativa foi marcante”, relata a professora Jozi Rodrigues da Escola Estadual Hely Lopes Meirelles, de Ribeirão Preto.

Este ano, o projeto superou a expectativa em um total de 10 cidades e mais de 97 escolas públicas participante de três estados brasileiros: Bahia, Pernambuco e São Paulo. “O projeto vem se consolidando e criando uma rede extremamente importante para o desenvolvimento dos jovens, professores e comunidade. O resultado é o reconhecimento das nossas raízes, a valorização da nossa identidade e o respeito pela diversidade”, explica Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções.

O projeto é um programa de atividades que colaboram com o desenvolvimento da cultura nacional e promove o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais, tendo como base o livro 1808, do escritor e jornalista Laurentino Gomes, parceiro do projeto na qual já acompanhou os jovens em 2016 e 2017 na viagem a Portugal. Mas, muito além de proporcionar uma viagem inesquecível, o projeto estimula os estudantes a compreender a história do Brasil e refletir sobre o cenário atual. O grande prêmio, na verdade, é o de despertar o lado crítico desses adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva, é uma possibilidade dos alunos ampliarem a visão sobre os acontecimentos atuais, baseado no olhar histórico.

“É emocionante participar desse projeto e observar esses jovens, alunos de escolas públicas, tendo a oportunidade de conhecer diversos monumentos e ter aula enquanto fazem turismo. O ‘Era Uma Vez… Brasil’ tem um importante significado social e acredito que nenhum dos estudantes vai voltar para casa da mesma forma. É importante que eles assumam a responsabilidade de mudar e transformar suas famílias, a comunidade onde vivem, o município. O Brasil precisa muito disso”, destaca o escritor Laurentino Gomes.

 

Sobre a Origem Produções
Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a empresa desenvolve, atualmente, trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com uma equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Sobre o Grupo Lwart
Fundado em 1975, o grupo industrial 100% brasileiro sediado em Lençóis Paulista (SP), tem sua história marcada pelo empreendedorismo e investimento contínuo. As empresas, Lwart Lubrificantes, líder na América Latina em coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado, e Lwarcel Celulose, que produz celulose de eucalipto branqueada para o mercado nacional e internacional, empregam aproximadamente 2,1 mil colaboradores próprios e terceiros. O Grupo Lwart investe na expansão de seus negócios com base nos seus valores e modernos princípios de governança corporativa. Para a empresa, sustentabilidade é fazer hoje cuidando do futuro e envolve a preservação do meio ambiente, a construção de relacionamentos duradouros e a contribuição para desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está presente. Para saber mais sobre o Grupo Lwart, acesse: www.lwart.com.br

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Especialista recomenda 7 hábitos diários de combate ao estresse

Saiba quais são as atitudes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e da depressão

Dia Nacional do Surdo é marcado com curso gratuito de Libras

faz parte de programação especial em celebração ao Setembro Verde, mês da inclusão e do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Weclix entregou de 10 mil máscaras para entidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jardinópolis

Houve distribuição de máscaras em diversas comunidades carentes de Ribeirão Preto, a ação foi comandada pelo coordenador de projetos Ismael Colosi.

Não te contaram mas você vai doar 161 mil computadores para professores

Investimento será de R$ 322 milhões ao longo de dois anos; docentes poderão escolher e comprar computador de até R$ 2 mil

Hospital de Campanha do Ibirapuera dá alta ao último paciente e homenageia profissionais de saúde

Celebração com profissionais de segurança encerra os 5 meses de funcionamento da unidade criada pelo Governo do Estado exclusivamente para atender pacientes com COVID-19