Início Educação Rede escolar do SESI volta às aulas na próxima segunda, 27 de...

Rede escolar do SESI volta às aulas na próxima segunda, 27 de janeiro

Foram 72.479 inscrições no processo seletivo, uma média de 6 a 7 candidatos por vaga

- continua após a publicidade -

As aulas na rede escolar do Serviço Social da Indústria (SESI-SP) iniciam na próxima segunda-feira, 27 de janeiro. Para o ano letivo de 2020, o SESI-SP recebeu 72.479 inscrições, uma média de 6 a 7 candidatos por vaga. Desses, foram 1745 interessados na Educação Infantil; 60433 no Ensino Fundamental I e II; e 10301 no Ensino Médio oferecido na instituição.

Das 9.239 vagas abertas para o Ensino Fundamental I e II, 7.374 foram preenchidas por ingressantes do 1º ano, série que recebeu 42.057 inscrições. Para o Ensino Médio, foram abertas 1.257 vagas.

Em 2020, a rede escolar composta por 144 escolas localizadas em 112 municípios do Estado de São Paulo, vai receber cerca de 95 mil estudantes, entre veteranos e novos alunos. Já em seu quadro docente, o SESI-SP contará com cerca de 4 mil professores.

arqyuvo

Aulas de Programação e Robótica estão entre as novidades da grade escolar

A inclusão de aulas de programação e robótica para todos os estudantes é uma das apostas da rede para 2020. Isso porquê, alinhada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a instituição quer intensificar o ensino por meio de práticas inovadoras, equitativas e tecnológicas.

Distribuídas em diferentes séries, também vão compor o currículo Práticas Filosóficas, a fim de estimular o diálogo, o debate, o autoconhecimento e a interação; Práticas Sociais e Culturais, numa abordagem de aprendizagem baseada em projetos (Project-Based Learning – PBL); e Cultura Corporal Esportiva que, por meio dos esportes e de seus valores, visa ampliar e estimular as vivências corporais desses estudantes.

SESI-SP implanta Desenho Universal para Aprendizagem e o Desenvolvimento das Competências Socioemocionais

Se em 2019 a rede escolar atuou na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – determinante do conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito-, este ano a instituição avança: projeta e caminha para a concretização de uma escola em que os estudantes tenham a oportunidade de construir os próprios conhecimentos, possam expor seu pensamento crítico e reflexivo, tenham abertura para reflexão, diálogo e aprendizado sobre suas próprias emoções; um lugar em que os professores mediam saberes, e atuam em parceria com os demais educadores, a fim de dar sentido ao ensino e aprendizagem de seus alunos.

Alinhada à proposta do SESI-SP de garantir a formação integral dos alunos, considerando a diversidade, com a implantação do Desenho Universal para Aprendizagem, a instituição prevê desenvolver as potencialidades dos estudantes a partir de estratégias didáticas que incentivem a motivação, autonomia e a comunicação eficiente para todos.

As Competências Socioemocionais também serão incorporadas no currículo escolar e serão trabalhadas juntamente com as habilidades cognitivas e intelectuais já previstas. Por exemplo, em Matemática, instigadas pela necessidade da resolução de problemas; em Filosofia, desafiando os alunos a desenvolverem a capacidade de argumentação; em Língua Portuguesa, a partir de textos que possibilitem momentos de escuta, respeito e outros elementos capazes de auxiliá-los a entender questões como o bullying, preconceitos; e por meio de outras conexões que estimulem o aluno no desenvolvimento de competências como protagonismo, autonomia, responsabilidade e criatividade.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Covid-19: governo anuncia resultado de ensaio clínico com nitazoxanida

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) concluiu o estudo clínico com o uso do medicamento nitazoxanida em pacientes na fase precoce da covid-19

#Fiqueemcasa: 42% dos brasileiros estão com menos dinheiro no bolso

E a narrativa voltara logo após as eleições, enquanto políticos, funcionários públicos tem o salário garantido, mesmo sem trabalhar.

Não falta quase nada para 2020. Fãs fazem episódio com final para ‘Caverna do Dragão’

2020 não é um ano qualquer, até isso rolou. Fãs do desenho animado adaptaram um final para trama e agora o mundo passa a ter um sentido.

Novo: “Quem não tomar vacina não deve frequentar espaços públicos”

João Amoedo, fundador do partido NOVO, defende obrigatoriedade de vacina ou impedimento de frequentar hospitais, ruas. NOVO só no nome.

O disco rígido de Hunter Biden revelou ‘Obsessões por menores’ e drogas

Grave: No Brasil muitos políticos estão presos aos chineses que através destes governam estados e cidades. Esta semana o mundo estremecera com informações vindo dos EU