Início Educação Projeto ônibus biblioteca "Livros nas Praças" visita RP

Projeto ônibus biblioteca “Livros nas Praças” visita RP

- continua após a publicidade -

Com o objetivo de popularizar a cultura e o hábito pela leitura, o projeto Livros nas Praças visita a cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, no próximo dia 20 de agosto, das 9h às 16h. O ponto de parada do ônibus biblioteca será o estacionamento do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, que fica na Avenida Presidente Kennedy, 1255, na Nova Ribeirânia. A visita ao projeto será aberta à comunidade e terá entrada gratuita

O ônibus-biblioteca Livros nas Praças conta com acervo de cerca de 2 mil exemplares, formado 80% por livros de autores brasileiros, como Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Paulo Coelho e Monteiro Lobato. O projeto tem o objetivo de levar literatura e conhecimento por meio do empréstimo gratuito de livros.

A biblioteca sobre rodas oferece, ainda, 60 livros com ilustrações em braile para crianças, 30 livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, 20 audiobooks para deficientes visuais e 30 livros em braile para adultos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A unidade móvel possui cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos com dificuldades de locomoção, além de banheiro e água mineral para os leitores que utilizarem o ônibus biblioteca como espaço de leitura.

O projeto Livros nas Praças faz parte de iniciativas que priorizam a responsabilidade social das empresas. E possui a chancela e aprovação da Lei Rouanet para sua itinerância literária em todo o Brasil. Até junho de 2018, o ônibus biblioteca alcançou a marca de mais de 160 mil pessoas atendidas em sua biblioteca sobre rodas.

Para o advogado Brasil Salomão, sócio-fundador do escritório, poder conhecer o projeto de perto e ainda apresentá-lo à equipe da advocacia, aos seus clientes e à comunidade de Ribeirão Preto é uma excelente oportunidade de apoiar e incentivar a esta iniciativa cultural. “Apreciamos muito os projetos difusores de literatura, que como este, estimulam a formação de leitores no nosso país”, avalia Brasil Salomão.

Projeto itinerante

O projeto itinerante Livro nas Praças foi criado no Rio de Janeiro e visa a democratização e o acesso dos jovens ao mundo literário, oferecendo-lhes a possibilidade de exercerem plenamente seus direitos como cidadãos.

A principal premissa do projeto é permitir o acesso das classes menos favorecidas à informação, através da circulação de um ônibus biblioteca em praças de comunidades onde não existem bibliotecas públicas, com o intuito de garantir que programas culturais de qualidade não fiquem restritos somente a uma minoria privilegiada.

Essas ações direcionadas a diversos públicos têm como objetivo contribuir com a formação de agentes culturais, multiplicadores em diversos níveis.

Segundo a coordenação do projeto, a intenção é conscientizar as pessoas sobre a importância do livro e da leitura e estimular o senso crítico, não só diante de uma obra literária, mas também da realidade onde estão inseridas.

Como funciona o projeto?

Os visitantes podem ler dentro do espaço de leitura do ônibus-biblioteca com suas 10 mesas e cadeiras ou levar até dois livros, gratuitamente, para casa, dentre os dois mil livros infantis, juvenis e adultos do acervo;

Para o empréstimo, é necessária apresentação de um documento de identidade e comprovante de residência para cadastro;

Os livros devem ser devolvidos ao ônibus biblioteca em qualquer praça, durante a permanência do projeto;

Serviço

O que: Projeto ônibus biblioteca “Livros nas Praças”

Data: 20 de agosto de 2018

Horário: 9h às 16h

Local: Estacionamento da matriz do Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, que fica na Avenida Presidente Kennedy, 1255.

Obs. A entrada é aberta à população e gratuita.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis de Cravinhos acontece no domingo (21/07)

As apresentações ocorrerão das 9h às 16h, em seguida o palco será aberto para atividades da Paróquia Santa Luzia, e se encerra com a Missa Campal, com início às 18h.

Maior nadador e medalhista César Cielo vai à Jaboticabal dar palestras

Evento da Federação Aquática Paulista traz profissionais renomados da natação do Brasil e do mundo

Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

Mudança põe tema entre os mais discutidos na internet

Sesc Ribeirão apresenta o espetáculo Os Rastros das Marias

Monólogo com Cyda Baú faz apanhado sobre histórias de heroínas negras brasileiras

32 alunos da rede estadual da região de Ribeirão Preto conquistam medalhas em Olimpíada...

Dois professores também receberam prêmios pelo destaque na competição de 2018

Viaduto no km 41 da SP-255, em Guatapará, está interditado temporariamente

Colisão causou fechamento da estrutura; confira rotas alternativas para retorno em ambos os sentidos

“Conquistas para se orgulhar” é tema de celebração do aniversário de Pitangueiras

Algumas das mais recentes conquistas de Pitangueiras e Ibitiúva dos últimos anos são:
Eclipse lunar poderá ser visto em Ribeirão Preto

Eclipse Lunar poderá ser visto hoje em Ribeirão Preto e Região

O fenômeno será visível por aproximadamente 02 horas nas cidades da Região. Agora é torcer para que o céu não esteja nublado.

PM cancela CPF de bandido em troca de tiros

Conhecido nos meios policiais, ele disparou contra uma viatura na tentativa de fugir de abordagem
- PUBLICIDADE -