Início Educação Projeto ônibus biblioteca "Livros nas Praças" visita RP

Projeto ônibus biblioteca “Livros nas Praças” visita RP

- continua após a publicidade -

Com o objetivo de popularizar a cultura e o hábito pela leitura, o projeto Livros nas Praças visita a cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, no próximo dia 20 de agosto, das 9h às 16h. O ponto de parada do ônibus biblioteca será o estacionamento do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, que fica na Avenida Presidente Kennedy, 1255, na Nova Ribeirânia. A visita ao projeto será aberta à comunidade e terá entrada gratuita

O ônibus-biblioteca Livros nas Praças conta com acervo de cerca de 2 mil exemplares, formado 80% por livros de autores brasileiros, como Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Paulo Coelho e Monteiro Lobato. O projeto tem o objetivo de levar literatura e conhecimento por meio do empréstimo gratuito de livros.

A biblioteca sobre rodas oferece, ainda, 60 livros com ilustrações em braile para crianças, 30 livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, 20 audiobooks para deficientes visuais e 30 livros em braile para adultos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A unidade móvel possui cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos com dificuldades de locomoção, além de banheiro e água mineral para os leitores que utilizarem o ônibus biblioteca como espaço de leitura.

O projeto Livros nas Praças faz parte de iniciativas que priorizam a responsabilidade social das empresas. E possui a chancela e aprovação da Lei Rouanet para sua itinerância literária em todo o Brasil. Até junho de 2018, o ônibus biblioteca alcançou a marca de mais de 160 mil pessoas atendidas em sua biblioteca sobre rodas.

Para o advogado Brasil Salomão, sócio-fundador do escritório, poder conhecer o projeto de perto e ainda apresentá-lo à equipe da advocacia, aos seus clientes e à comunidade de Ribeirão Preto é uma excelente oportunidade de apoiar e incentivar a esta iniciativa cultural. “Apreciamos muito os projetos difusores de literatura, que como este, estimulam a formação de leitores no nosso país”, avalia Brasil Salomão.

Projeto itinerante

O projeto itinerante Livro nas Praças foi criado no Rio de Janeiro e visa a democratização e o acesso dos jovens ao mundo literário, oferecendo-lhes a possibilidade de exercerem plenamente seus direitos como cidadãos.

A principal premissa do projeto é permitir o acesso das classes menos favorecidas à informação, através da circulação de um ônibus biblioteca em praças de comunidades onde não existem bibliotecas públicas, com o intuito de garantir que programas culturais de qualidade não fiquem restritos somente a uma minoria privilegiada.

Essas ações direcionadas a diversos públicos têm como objetivo contribuir com a formação de agentes culturais, multiplicadores em diversos níveis.

Segundo a coordenação do projeto, a intenção é conscientizar as pessoas sobre a importância do livro e da leitura e estimular o senso crítico, não só diante de uma obra literária, mas também da realidade onde estão inseridas.

Como funciona o projeto?

Os visitantes podem ler dentro do espaço de leitura do ônibus-biblioteca com suas 10 mesas e cadeiras ou levar até dois livros, gratuitamente, para casa, dentre os dois mil livros infantis, juvenis e adultos do acervo;

Para o empréstimo, é necessária apresentação de um documento de identidade e comprovante de residência para cadastro;

Os livros devem ser devolvidos ao ônibus biblioteca em qualquer praça, durante a permanência do projeto;

Serviço

O que: Projeto ônibus biblioteca “Livros nas Praças”

Data: 20 de agosto de 2018

Horário: 9h às 16h

Local: Estacionamento da matriz do Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, que fica na Avenida Presidente Kennedy, 1255.

Obs. A entrada é aberta à população e gratuita.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Governo vai desbloquear mais R$ 8,3 bilhões contingenciados

O governo decidiu descontingenciar mais R$ 8,3 bilhões do Orçamento para distribuição entre ministérios.

Cúpula de Época deixa a revista, após polêmica e pedido de desculpas

O motivo foi a armação do grupo Globo na reportagem sobre Heloísa Bolsonaro, esposa de Eduardo Bolsonaro.

Colégio de Ribeirão Preto conquista oito medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Jovens maristas ganharam quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze

Exposição Nacional de Orquídeas de Ribeirão Preto será realizada nos dias 27, 28 e...

O início da primavera será marcado pela realização da 8ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas de Ribeirão Preto, que acontece de 27 a...

Andarilhos e pedestres receberão kits com colete refletivo e lanterna para evitar atropelamentos

Iniciativa da Arteris ViaPaulista integra calendário de ações do mês da segurança no trânsito nas regiões de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara, Jaú e Itaporanga

Ribeirão Preto Rugby fica em segundo lugar na fase de classificação

No último sábado (14), o Mogi, de Mogi das Cruzes, não foi ao jogo contra a equipe ribeirão-pretana, que conquistou cinco pontos e foi a 31; semifinal será contra o Wally's, dia 28

CineMaterna traz sessão especial com animação infantil no Shopping Iguatemi

A animação britânica "Corgi: Top Dog" é o filme do mês do projeto CineMaterna no Shopping Iguatemi Ribeirao Preto. A exibição acontece na quarta-feira, 18...

Museu Casa de Portinari participa da 13ª Primavera dos Museus

A agenda é gratuita, aberta ao público e terá como tema central: Museus por Dentro, por Dentro dos Museus.

1 em cada 2 brasileiros já pensou em se suicidar

Pesquisa revela também que 72% das pessoas no Brasil conhecem alguém que já tentou ou cometeu suicídio
- PUBLICIDADE -