InícioEducaçãoProjeto Guri abre temporada de matrícula para o segundo semestre de 2020

Projeto Guri abre temporada de matrícula para o segundo semestre de 2020

Setembro, de maneira online, para os polos de ensino do interior e litoral de São Paulo. São mais de 30 cursos gratuitos de música para crianças

- continua após a publicidade -

As inscrições para novos alunos e alunas do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – serão realizadas de 1 a 30 de setembro, de maneira online, para os polos de ensino do interior e litoral de São Paulo. São mais de 30 cursos gratuitos de música para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos. O início das aulas presenciais está previsto para o dia 7 de outubro, conforme calendário proposto pelo Governo no Plano São Paulo, apenas se todas as regiões do Estado se encontrarem na fase amarela nos 28 dias que antecedem essa data. A volta às aulas presenciais também terá que ser autorizada pelo poder público de cada uma das cidades. Além disso, todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade.

Para fazer a inscrição, o responsável deve acessar o link www.projetoguri.org.br/matricula2020 e preencher as seguintes informações:

_ Identidade do aluno ou da aluna (nome completo, data de nascimento e número do RG ou certidão de nascimento);

foto arquivo

_ Endereço;

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

_ Informar se pertence ao grupo de risco da Covid-19 (colocar sim ou não);

_ Informar se o aluno ou aluna possui deficiência auditiva (colocar sim ou não);

_ Telefone para contato, com DDD (opcional);

_ E-mail (opcional);                                                                                                                                
_ Escola em que estuda;

_ Identidade do responsável (nome completo, número do RG, telefone e e-mail);

_ Informar o polo de interesse;

_ Informar o curso de interesse (1ª e 2ª opção);

_ Ler a autorização do uso de imagem.

Após o preenchimento, clicar em ‘enviar’ para que seja gerado o número de protocolo referente ao processo.

foto arquivo

Posteriormente, a coordenação do polo escolhido entrará em contato com o responsável, confirmará a matrícula no curso indicado (caso haja vaga no mesmo) e fornecerá instruções para o envio dos documentos (RG, comprovante de matrícula/escolaridade e comprovante de endereço). Nesta etapa, o responsável receberá também um link com o questionário social que deve ser preenchido e enviado. As informações descritas no questionário são fundamentas para que nossas equipes conheçam as demandas dos matriculados e, com isso, tracem planos estratégicos de acordo com o perfil de cada turma e/ou aluno e aluna.   

A matrícula só será oficializada no polo e curso escolhido após o retorno da coordenação.

O formulário, disponível a partir do dia 1º de setembro, é bem simples e poderá ser preenchido a partir de qualquer plataforma (celular IOS, celular Android, tablet, computador, etc). Para ingressar no Projeto Guri basta ter entre 6 e 18 anos incompletos e estar regularmente matriculado na escola. Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos.

Os endereços dos polos estão no site www.projetoguri.org.br

Retomada das atividades presenciais

*A retomada será realizada de acordo com as normas gerais de prevenção ao Covid-19 da OMS, seguindo também os moldes propostos pelo Governo do Estado no Plano São Paulo, além das regras estabelecidas em cada munícipio. O retorno presencial será realizado de forma gradual e em cinco fases, a fim de estabelecer o distanciamento mínimo de 2 metros entre alunos/alunas e educadores/educadoras. Dependendo do tamanho das salas de cada curso, as turmas serão divididas em 2, 3 ou 4 grupos, que poderão ser distribuídos nos horários de aula dessa turma, nos dois dias de aula, ao longo de uma ou duas semanas.

Cada polo trabalhará com, no máximo, quatro cursos. As primeiras turmas convidadas a voltar aos polos serão, de preferência, as de nível avançado, em seguida as de nível intermediário e por fim as turmas iniciantes. Os primeiros cursos que devem retornar são: percussão, teclas (teclado, acordeom, piano), cordas dedilhadas e luteria. Já os polos que contam com outras formações, poderão iniciar por outros cursos. Os demais cursos não contemplados para o retorno continuarão a receber atividades enviadas pelos educadores e educadoras por meio do WhatsApp.

foto arquivo

Todas as pessoas que entrarem na Instituição deverão ter a temperatura corporal medida logo na entrada. Caso apresentem temperatura acima de 37,5° ou sintomas ou suspeita de COVID-19, receberão orientações para buscar o serviço de saúde e serão submetidas aos protocolos de segurança. No caso de alunos/alunas, as famílias deverão serão acionadas e orientadas sobre a necessidade de isolamento e direcionamento aos equipamentos de saúde.

Se algum colaborador/colaboradora ou aluno/aluna tiver contato ou residir com alguma pessoa que apresente sintomas será orientado/orientada a comunicar imediatamente ao Projeto Guri, ou a Sustenidos, e seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde, além de não comparecer ao local de trabalho e/ou aula. Pessoas nestas condições receberão atividades online, sem prejuízo de faltas e não perderão a vaga no Projeto Guri.

Todos os detalhes sobre a nova jornada estão descritos no Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais, um documento que foi construído por diferentes núcleos da Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição gestora dos polos do Projeto Guri no interior, litoral e Fundação CASA. O material traz uma série de instruções, deliberações e ações, e contempla o envolvimento das parcerias (responsáveis pelo espaço físico, lanche e transporte); a compra de equipamentos e segurança; sugestões para o acolhimento dos alunos e alunas; conduta pessoal em tempo de pandemia; processos de limpeza e higienização (pessoal, espaço físico e instrumentos musicais); cartazes ilustrativos para prevenção e apoio; treinamento das equipes de campo, etc.  Estamos preparados para o retorno visando, como sempre, o desenvolvimento humano de gerações em formação.

foto arquivo

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; Visa; CCR AutoBAn; Instituto CCR; Bayer; WestRock; Microsoft; Supermercados Tauste;  banco BV; Novelis; Arteris; EMS; Capuani do Brasil; Faber-Castell; Pinheiro Neto; Santander;  VALGROUP; Raízen; BTP; Distribuidora Ikeda; Grupo Maringá; Instituto 3M; Supermercados Rondon; Frigol; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Enel; GRUPO GR; Cipatex; Grupo Herval, Pirelli.

Patrocinador Sustenidos: CTG Brasil; Visa; SulAmérica e Microsoft.

Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

arquivo

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização gestora do Festival Ethno Brazil, Som Na Estrada, Festival Imagine Brazil, MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) e Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Páscoa chegou: delicie-se com o Chef’s Cookie para uma explosão de muito chocolate e crocância

A sobremesa é uma opção irresistível para saborear na data compartilhando bons momentos

Cardápio de Páscoa: Coco Bambu, Santa Therezinha e outros restaurantes de Ribeirão Preto anunciam pratos especiais para a data

Exclusivos na região e localizados no shopping Iguatemi Ribeirão Preto, restaurantes receberão reservas até esta quinta-feira, 28/03; confira os pratos que serão destaque na data

Workshop com Especialista do Google AdSense em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto sediará a 2ª edição do "Expert em Google AdSense" nos dias 19 e 20 de abril (sexta-feira e sábado). O evento, organizado pela Join Ads, empresa especializada em sistemas de monetização e gestão de anúncios

Ribeirão Rodeo Music Celebra a Cultura Sertaneja com o Espaço Raiz 🤠🎶

Espaço Raiz. Este local é inteiramente dedicado a celebrar a história, a cultura e a tradição do universo caipira.

Restaurantes do Programa Bom Prato Abrem Especialmente para a Páscoa 🐟🌸

Pela primeira vez, os restaurantes do Programa Bom Prato no interior funcionarão durante a Sexta-Feira Santa (29/03) e o Domingo de Páscoa (31/03), oferecendo cardápios especiais com pratos típicos da época.
- PUBLICIDADE -