InícioEducaçãoPassaporte de vacina não será exigido para estudantes

Passaporte de vacina não será exigido para estudantes

Vários países já retiraram qualquer impedimento, como uso de mascaras, distanciamento, ou qualquer decreto. NÃO FUNCIONA, simples assim. Mas para o ditador de calça colada continua o uso da caneta.

- continua após a publicidade -

Vários países já retiraram qualquer impedimento, como uso de mascaras, distanciamento, ou qualquer decreto. NÃO FUNCIONA, simples assim.

A Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto não vai exigir comprovante de vaci­nação contra a covid-19 – o “po­pular passaporte da vacina” – dos 47.909 estudantes no início do ano letivo, programado para esta quinta-feira, 3 de fevereiro. Ribeirão Preto tem 135 escolas para atender esse contingente.

São 112 da rede municipal e 23 conveniadas, com 22.848 estudantes na educação infan­til, 23.296 no ensino funda­mental, 958 na educação es­pecial e 807 alunos do projeto Educação de Jovens e Adutos (EJA), totalizando 47.909 ma­triculados este ano.

Em 2021, havia 47.271 es­tudantes matriculados. A rede conta com 31 Escolas Munici­pais de Ensino Fundamental (Emefs), 37 Centros de Edu­cação Infantil (CEIs), 44 são Escolas Municipais de Educa­ção Infantil (Emeis) e 23 são conveniadas. A Secretaria Mu­nicipal da Educação emprega 3.088 professores.

O ano letivo para 100% dos alunos matriculados nas esco­las municipais de Ribeirão Pre­to será 100% presencial – com todos os estudantes em sala de aula, inclusive da educação infantil, e todas as unidades funcionando integralmente e seguindo todos os protocolos sanitários para evitar a propa­gação da covid-19 e, agora, das síndromes gripais.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A partir deste ano, a pre­sença dos alunos em sala de aula volta a ser obrigatória, como ocorria antes da pande­mia de coronavírus. A Secre­taria Municipal da Educação fará a aferição da temperatura dos alunos na entrada das esco­las. Depois, os estudantes serão conduzidos diretamente para as salas de aula, além de terem sido orientados a manter o uso de máscara facial e de álcool gel para higienização das mãos.

“Nosso foco é o aluno. Tudo que envolve sua aprendizagem e recuperação destes últimos anos será feito. É muito importante que nessa retomada 100% pre­sencial, os pais e responsáveis nos ajudem para que todos os protocolos sanitários continuem sendo cumpridos e, assim, man­termos os índices pandêmicos sob controle”, diz o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

A Secretaria Municipal da Educação trabalha desde 2020 para que o retorno dos estudantes acontecesse da forma mais segura possível. Todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) fo­ram adquiridos e as adequações sanitárias sugeridas pela equipe de médicos infectologistas fo­ram executadas nas escolas.

As unidades foram equipa­das com termômetros infraver­melhos, demarcações no solo nos refeitórios, pátios, banhei­ros e salas de aula. Neste ano, além da variante Ômicron do Sars-Cov-2, o vírus H3N2 da influenza também preocupa as autoridades. Os casos de covid dispararam em Ribeirão Preto neste começo de 2022, assim como as ocorrências de síndro­me gripal. A quantidade de ca­sos e mortes por covid-19 volta­ram, a subir neste início de 2022.

Janeiro já soma 48 óbitos e 14.560 contágios, o maior volume de toda a pandemia, segundo o último boletim epi­demiológico, divulgado pela Se­cretaria Municipal da Saúde na sexta-feira (28). Ribeirão Preto já ultrapassou a barreira de três mil vítimas e agora soma 3.071 desde março de 2020. Além dis­so, 129.669 moradores já foram infectados pelo coronavírus.

Segundo o boletim da Se­cretaria da Saúde, em dezem­bro foram confirmados 1.586 casos de síndrome gripal na cidade (média diária de 51), contra 14.301 em 27 dias de ja­neiro (média de 530 a cada 24 horas). A alta é de 801,7%. São 12.715 a mais em 2022.

No ano passado inteiro fo­ram registrados 67.117 casos de síndrome gripal em Ribeirão Preto. Ainda segundo o boletim, em dezembro foram confir­madas 32 ocorrências de sín­drome respiratória aguda grave (Srag) na cidade. Em janeiro são 259, aumento de 709,4% e 227 a mais. No ano passado todo, 6.015 pacientes foram diagnos­ticados com Srag.

Alunos de SP terão de apresentar ‘passaporte’
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) pu­blicou no Diário Oficial de sábado, 29 de janeiro, a resolução número 09/2022 que estabelece as normas para a volta às aulas na rede estadual. A principal mudança prevê a obrigatoriedade da apresenta­ção do comprovante de vacinação completa.

No ano passado, a Seduc-SP mantinha, em Ribeirão Preto, 48.949 mil alunos em 82 unidades. Na área que envolve três das 91 Diretorias Re­gionais de Ensino (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, estavam matriculados 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual.

O Estado de São Paulo tinha um total de 5.400 escolas e cerca de 3,5 milhões de alunos nos 645 municípios. As aulas na rede estadual de ensino voltam nesta quarta-feira, 2 de fevereiro. O secretário esta­dual da Educação, Rossieli Soares, falou sobre a nova resolução.

“Neste momento de volta às aulas, nós estamos pedindo para que os pais atualizem a carteira de vacinação com a vacinação da covid-19. Costumeiramente a Seduc-SP já exige na matrícula como um dos documentos a carteira de vacinação.

Agora, a família deverá apresentar logo após a vacinação das crianças, e tem até 60 dias para isso, para justamente termos conhe­cimento se a criança foi vacinada ou não. Mas é importante dizer, a criança não será barrada, nem proibida a entrada da criança, mesmo se ela não estiver vacinada”.

“A criança nessa faixa etária não decide se será ou não vacinada, cabe aos responsáveis responder sobre isso. A regra vale para a rede estadual, cada rede municipal ou a própria privada estabelecerá as suas regras”, ressalta o secretário estadual da Educação.

O artigo 16 ainda determina que a apresentação ocorra durante o segundo bimestre, a data considera o tempo máximo para um estu­dante de 5 anos imunizado com a vacina da Pfizer/BioNTech tomar as duas doses. Alunos que não tomaram a vacina por contraindica­ção médica deverão apresentar atestado.

A resolução ainda determina que a falta de apresentação do com­provante não impossibilitará que o estudante frequente a escola ou realize matrícula ou rematrícula, porém a situação deverá ser regula­rizada em um prazo máximo de 60 dias, pelo responsável, sob a pena de comunicação imediata ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias, para providências que couberem.

As aulas em toda a rede estadual de ensino, para cerca de 3,5 mi­lhões de alunos, ocorrerão entre 2 de fevereiro e 23 de dezembro, nas 5.400 unidades em 645 municípios paulistas. O calendário do ano le­tivo de 2022 prevê recessos ao final do primeiro e terceiro bimestres.

As férias serão mantidas nos meses de julho e janeiro. Também estão previstos dois períodos para recuperação nas férias entre 4 e 21 de janeiro e 11 e 22 de julho. As Semanas de Estudos Intensivos continuam em momentos-chave de cada bimestre para reforçar, recuperar e aprofundar as aprendizagens essenciais para o percurso educacional dos estudantes.

Foto: Montagem

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -