Início Educação Parceria com Google for Education vai beneficiar mais de dez mil alunos...

Parceria com Google for Education vai beneficiar mais de dez mil alunos da rede municipal de ensino de RP

Ferramentas do Google serão disponibilizadas para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental

- continua após a publicidade -

Com o objetivo de tornar as aulas mais atrativas e garantir aos alunos acesso às facilidades da tecnologia, a Secretaria Municipal da Educação firmou uma parceria com o Google for Education. A partir deste ano letivo, que se inicia em 5 de fevereiro, 10.100 alunos matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) serão contemplados com as ferramentas da multinacional. Considerando também professores, gestores e demais servidores da pasta, serão 13.900 usuários da plataforma e com contas de e-mail criadas.

“Isso vai possibilitar que todos os alunos e professores da rede municipal tenham e-mail, acesso a todo o acervo do Google para as salas de aula, vamos disponibilizar chromebooks (notebooks do Google) exclusivos para esse programa e com diversos recursos, tudo sem custo para o município”, explica o secretário Felipe Elias Miguel.

As ferramentas colaborativas mais conhecidas do Gsuite for Education são Google Classroom (sala de aula on-line), Google Forms (formulários), Google Docs (editor de texto), Google Slide (apresentação de slide), Google Sheets (planilha), Google Agenda, Google Drive e Google Desenho. Além desses ainda estão disponíveis soluções como Google Fotos, Google My Maps, Google Earth, Google Ocean, Google Expeditions (ferramenta de realidade virtual) e inúmeras extensões e complementos que amplificam a eficiência das mesmas em sala de aula.

“Iniciaremos a criação de contas de e-mail institucional de toda a rede municipal de ensino neste mês. Posteriormente, serão selecionadas algumas unidades para utilização completa dos recursos do projeto em sala de aula com a aquisição dos chromebooks. Ao longo do projeto, os professores serão capacitados para a melhor utilização da ferramenta educacional digital”, ressalta o chefe da pasta.
Ainda de acordo com Miguel, a Secretaria da Educação também irá adquirir microcomputadores e notebooks para ampliação e atualização de seu parque tecnológico.

“É uma parceria muito importante para o município e acreditamos que o Google for Education permitirá a valorização do trabalho em equipe entre os alunos, além de tornar as aulas mais atrativas. A garotada está cada vez mais conectada e esperamos que o acesso às ferramentas do Google as incentive a manter os estudos fora das salas de aula”, concluiu.

Google for Education
Para Daniel Cleffi, líder do Google for Education para a América Latina, a experiência de um aluno no ensino fundamental e médio tem um impacto profundo em seu futuro. “Os dispositivos compartilháveis e as ferramentas colaborativas do Google promovem a transformação digital da sala de aula. Professores passam a contar com a tecnologia para desenvolver em seus alunos as competências exigidas pelo século XXI, tais como liderança, colaboração, pensamento crítico, capacidade de resolver problemas, dentre outras”, afirma.
Segundo Cleffi, atualmente, existem 40 milhões de usuários de Chromebooks, 90 milhões de usuários G Suite for Education e 40 milhões de professores e estudantes usando o Google Classroom em todo o mundo. Até o momento, os maiores projetos no Estado de São Paulo são Barueri, Mogi das Cruzes, Campinas, São Caetano do Sul e Santos, que contemplam o uso de Gsuite for Education e Chromebooks.

“O Google for Education também dá aos professores a liberdade de passar mais tempo personalizando a experiência de aprendizagem e menos tempo a gerenciando. Vale ressaltar que o G Suite For Education, que inclui o Google Sala de Aula, é gratuito para escolas, e os Chromebooks compartilháveis ampliam os benefícios da tecnologia de forma fácil e acessível para mais alunos, com suporte 24 horas e várias camadas de segurança”, finaliza.

arquivo
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Covid-19: governo anuncia resultado de ensaio clínico com nitazoxanida

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) concluiu o estudo clínico com o uso do medicamento nitazoxanida em pacientes na fase precoce da covid-19

#Fiqueemcasa: 42% dos brasileiros estão com menos dinheiro no bolso

E a narrativa voltara logo após as eleições, enquanto políticos, funcionários públicos tem o salário garantido, mesmo sem trabalhar.

Não falta quase nada para 2020. Fãs fazem episódio com final para ‘Caverna do Dragão’

2020 não é um ano qualquer, até isso rolou. Fãs do desenho animado adaptaram um final para trama e agora o mundo passa a ter um sentido.

Novo: “Quem não tomar vacina não deve frequentar espaços públicos”

João Amoedo, fundador do partido NOVO, defende obrigatoriedade de vacina ou impedimento de frequentar hospitais, ruas. NOVO só no nome.

O disco rígido de Hunter Biden revelou ‘Obsessões por menores’ e drogas

Grave: No Brasil muitos políticos estão presos aos chineses que através destes governam estados e cidades. Esta semana o mundo estremecera com informações vindo dos EU