Início Educação MEC elege o curso de Medicina da Barão de Mauá como o...

MEC elege o curso de Medicina da Barão de Mauá como o melhor de RP e região

- continua após a publicidade -

O curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá foi eleito o melhor de Ribeirão Preto e região, o 13º do Estado de São Paulo e um dos 50 melhores do país, de acordo com avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que pertence ao MEC. Esta análise foi realizada por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos principais indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que atribui notas de 1 a 5. A Medicina da Barão de Mauá obteve a nota 4.

A base de cálculo leva em consideração o desempenho dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o corpo docente, infraestrutura, instalações físicas e organização didático-pedagógica das instituições e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional. No total, foram avaliados 4.300 cursos, que reúnem 195.757 alunos.

Para o coordenador do curso de Medicina da Barão de Mauá, Ricardo Lessa, alguns diferenciais foram determinantes para esta classificação, como a carga horária total superior a 8.300 horas, metodologias ativas de ensino, corpo docente experiente, com 80% de mestres e doutores, convênio com o Hospital de Ensino Santa Casa de Ribeirão Preto e a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, convênios com universidades no Brasil e no exterior para desenvolvimento de estágios eletivos clínicos e em pesquisa, eixos específicos de formação em urgência e emergência e estratégia de saúde da família e comunidade e laboratórios de última geração.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá está completando 19 anos e já formou, aproximadamente, 800 médicos. “O bom resultado é fruto da qualidade de ensino, docentes capacitados e estrutura completa. Trabalhar em condições favoráveis de ensino médico e poder contar com docentes altamente qualificados e tecnologias de apoio ao ensino de última geração são a base para formação de bons médicos”, afirma Lessa.

A reitora da Barão de Mauá, professora doutora Dulce Guimarães, acredita que o resultado reafirma a excelência do ensino empregado na instituição. “Este conceito, que coloca nosso curso em posições tão destacadas, resulta de um conjunto de situações extremamente positivas, dentre elas, gestão e atuação competentes da coordenação e do corpo docente, formação de qualidade garantida adquirida pelos estudantes, infraestrutura constantemente atualizada, com tecnologia de ponta, e desenvolvimento de programas de extensão consistentes. Além de orgulhosos pelo excelente conceito alcançado, sentimo-nos fortemente estimulados a buscar resultados cada vez mais favoráveis”, destaca.

O Centro Universitário Barão de Mauá também teve outros cursos na área da Saúde que se destacaram na avaliação do INEP. Enfermagem, Fisioterapia e Medicina Veterinária foram classificados como bons e receberam o conceito 4.

Vestibular

O curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá é o único da região a ter um vestibular no meio do ano, que acontecerá em 9 de junho. E os interessados em ingressar em uma das melhores faculdades de Medicina do país devem fazer sua inscrição até 30 de maio, pelo site www.baraodemaua.br ou presencialmente, até as 21h da data limite, no Barão de Mauá, na rua Ramos de Azevedo, 423, no Jardim Paulista, em Ribeirão Preto.

Neste ano, as provas serão aplicadas, simultaneamente, em Ribeirão Preto (Rua Curvelo da Silveira Júnior, 110, Jardim Califórnia), São José do Rio Preto e São Paulo (Rua Luís Góis, 2.211, Vila Clementino).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Botafogo empata com o Palmeiras no Santa Cruz

Com o resultado, o Tricolor completou o terceiro jogo de invencibilidade e agora soma seis pontos. Assim, o Pantera ocupa a 12ª colocação

Parede falsa escondia respiradores novos em hospital dizem funcionários

Em Ribeirão Preto menos de 1% do dinheiro enviado pelo gov. Federal foi usado, estados com respiradores comprados em adega, e proibição do tratamento precoce. A morte é um grande negocio.

Com R$ 166 milhões em caixa, prefeitura gastou 0,65% com medicamentos para Covid

Quebrar o pequeno comerciante e fazer obras faraônicas, é a marca deste prefeito que se mostra um capacho do governo de SP

Ribeirão Preto abre hoje (17) agendamento para 2ª dose da CoronaVac em idosos de 69 a 71 anos

Cadastro pode ser feito pela internet ou por telefone. Ao todo, são 13,1 mil vagas disponíveis.

Novos exames mostram que câncer se espalhou pelo corpo de Covas

O câncer atingiu fígado e ossos, em 2019 foi descoberto um tumor no estômago, mas sofreu metástase e se espalhou
- PUBLICIDADE -