InícioEducaçãoLiteratura produzida por mulheres é tema da 4ª Semana Senac de Leitura

Literatura produzida por mulheres é tema da 4ª Semana Senac de Leitura

- continua após a publicidade -

Sob o tema Mulheres na Literaturaleitura e escrita que transformam vidas, o Senac São Paulo promove a 4ª Semana Senac de Leitura, em 60 unidades da rede em todo o estado. A ação ocorre de 22 a 27 de abril e contribui com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos. A programação inclui encontros com autores, rodas de conversas, palestras e a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis.

 

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo.

 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“O que eu leio e o que eu compreendo podem me transformar e a escola deve contribuir com isso, com espaços de discussão, com estímulo ao pensamento crítico e criando lugares do ouvir, falar e compartilhar”, afirma Cristiane Camizão Rokicki, gestora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.

 

Um dos principais eventos da programação é a palestra de abertura com as escritoras Maria Vilani (mãe do cantor, rapper e compositor Criolo), Jarid Arraes e Goimar Dantas, com a mediação de Bel Santos Mayer, coordenadora de projetos de fomento à leitura, no dia 22, das 15 horas às 17h30, no Edifício Sede do Senac – Salão Nobre (Rua Dr. Vila Nova, 228 – Vila Buarque). Haverá transmissão simultânea para todas as unidades participantes da ação. Para acompanhar, acesse o Facebook do Senac São Paulo no dia e horário de realização da mesa-redonda.

 

Senac Ribeirão Preto

 

Na unidade Ribeirão Preto estão previstas atividades como contação de histórias, mesa-redonda, palestras, oficinas, workshop, apresentações musicais e a reconhecida Feira de Troca de Livros, que acontecerá durante todos os dias do evento para incentivar a leitura, fazer circular livros novos e usados e integrar as comunidades interna e externa.

 

Nessa atividade, os materiais que podem ser trocados são: livros de literatura em geral, literatura estrangeira, nacional, infantil, infanto‐juvenil e gibis, seguindo o critério de conservação e qualidade. A troca será de livro por livro e gibi por gibi. Não serão aceitos materiais didáticos, livros de cunho político/partidário, religioso, dicionários, lista de endereços e telefones, teses e dissertações, enciclopédias, pornográficos, código civil e legislação e livros de informática.

 

Entre os destaques da programação está a palestra Literatura da Mulher Afro-brasileira, no dia 23 de abril, às 15 horas, no auditório do Senac. Conduzida por Maria Helena Ramos, artista plástica, militante do movimento negro e integrante do Conselho Municipal de Mulheres, o encontro será sobre o histórico da mulher afro-brasileira em diversas épocas da literatura nacional.

 

Já no dia 24 de abril, às 14 horas, o Senac promove a palestra Literatura Trans – um diálogo com Amara Moira. Travesti, feminista, escritora e professora, Amara conduzirá o bate-papo sobre os desafios e a sua militância no mundo da literatura trans. Ainda na quarta-feira (24), haverá um workshop de contação de histórias ministrado em inglês e uma oficina de criação de histórias em quadrinho.

 

Para o dia 25 de abril, a unidade preparou uma palestra com o tema Distopias, Scifi, Literatura Fantástica: o protagonismo feminino, que será ministrada por Estela Maris Ferreira, bacharel em biblioteconomia e ciência da informação pela UFSCar e curadora de eventos geeks e nerds. O encontro falará sobre as principais autoras femininas da literatura fantástica, de terror e ficção científica.

 

A programação ainda tem muito mais atividades para os visitantes. Para conferir a lista completa e se inscrever, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeleitura. Vagas limitadas.

 

Edições anteriores

 

Em três edições, o projeto já atraiu mais de 70 mil pessoas, que participaram de diversos eventos. Em 2016, as unidades organizaram ações dentro do universo da leitura e educação em parceria com o Instituto Rubem Alves. Nos anos seguintes, as atividades foram realizadas com base nos temas literatura fantásticas e HQ´s (2017) e livros que viraram filmes e séries (2018). A tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis, promovida há mais de 15 anos na rede, passou a fazer parte da Semana Senac de Leitura por estar alinhada à proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos.

 

Serviço: 

 

4ª Semana Senac de Leitura

Tema: Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas

Data: de 22 a 27 de abril

 

Programação Senac Ribeirão Preto:

 

Abertura Oficial da Semana Senac de Leitura

Transmissão ao vivo, com as autoras Jarid Arraes, Maria Vilani e Elaine Gomes

Data: 22 de abril de 2019

Horário: segunda-feira, das 15 às 17 horas

 

Encontro l Contação de História e Aplicação de Jogos Lúdicos

Mediado por Regina de Moraes Moreira e Karine Ribeiro de Assunção

Datas: 22, 24 e 25 de abril de 2019

Horário: das 9 horas às 10h30

 

Oficina de Turbantes

Data: 23 de abril de 2019

Horário: terça-feira, das 10 às 11 horas

 

Oficina de Confecção de Marcadores de Página

Data: 23 de abril de 2019

Horário: terça-feira, das 14 às 15 horas

 

Palestra l Literatura da Mulher Afro-brasileira

Ministrada por Maria Helena Ramos

Data: 23 de abril de 2019

Horário: terça-feira, das 15 horas às 16h30

 

Roda de conversa l Projeto Leia Mulheres

Mediada por Melina Vitalino e Milena Vizoná

Data: 23 de abril de 2019

Horário: terça-feira, das 19h30 às 20h30

 

Palestra l Literatura Trans – um diálogo com Amara Moira

Ministrada por Amara Moira

Data: 24 de abril de 2019

Horário: quarta-feira, das 14 às 15 horas

 

Oficina l Criação de Roteiros para HQ

Ministrada por Milena Maganin

Data: 24 de abril de 2019

Horário: quarta-feira, das 19 horas às 21h30

 

Oficina de Origami: Tsuru e Coração de Origami

Ministrada por Julia Mikita e Isabella Pawlak

Data: 25 de abril de 2019

Horário: quinta-feira, das 14 horas às 14h45

 

Palestra l Poesia Musical Feminina

Ministrada por Aldrey Maris Marques de Almeida Casa Grande

Data: 25 de abril de 2019

Horário: quinta-feira, das 15h30 às 16h30

 

Oficinal Papercraft e Pixel Art

Ministrada por Estela Maris Ferreira

Data: 25 de abril de 2019

Horário: quinta-feira, das 17 horas às 17h30

 

Palestra l Distopias, Scifi, Literatura Fantástica: o protagonismo feminino

Ministrada por Estela Maris Ferreira

Data: 25 de abril de 2019

Horário: quinta-feira, das 9 às 20 horas

 

Workshop l Storytelling: open The World Of Learning

Ministrado (em inglês) por Cássia Regina Rocha Gonçalves

Data: 26 de abril de 2019

Horário: sexta-feira, das 15h30 às 17 horas

 

Feira de Troca de Livros

Data: 22 a 27 de abril de 2019

Horário: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21 horas, e sábado, das 8h30 às 14 horas

 

Local: Senac Ribeirão Preto

Endereço: Av. Capitão Salomão, 2133, Jardim Mosteiro – Ribeirão Preto/SP
Participação gratuita

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/semanadeleitura

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -