InícioEducaçãoHistória Centenária da Escola Estadual Otoniel Mota, em Ribeirão Preto, é um...

História Centenária da Escola Estadual Otoniel Mota, em Ribeirão Preto, é um marco para ex-alunos e professores

Motivo de orgulho, projetos desenvolvidos e ex-alunos famosos enaltecem a escola e seus gestores

- continua após a publicidade -

Criada por decreto legislativo de 27 de dezembro de 1906 e inaugurada solenemente em 1º de abril de 1907, a Escola Estadual Otoniel Mota foi o primeiro ginásio do interior e o terceiro do estado de São Paulo.

O projeto arquitetônico de Carlos Rosencranz teve o padrão dos grandes grupos escolares com acréscimo de espaços para biblioteca e laboratório.

A escola integra o conjunto de 126 escolas públicas construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 e 1930. As unidades se tornaram prédios tombados pelo Condephaat,  em 2010 por meio da Resolução 60, por sua importância cultural, histórica e arquitetônica.

Em 2017, na comemoração do aniversário da escola, foram realizados diversos eventos, incluindo o lançamento do livro “Otoniel Mota 110 Anos”, de Adriana Silva, que conta a história de mais de cem anos da unidade escolar.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A história da escola se integra com a história de vida e do núcleo familiar da atual diretora Adelcia Edelweiss Cesar Serapião de Souza, que está na direção da EE Otoniel Mota desde 2015.

arquivo

Ex-aluna da própria unidade, ficou encantada em voltar e poder fazer parte daquele que foi o primeiro ginásio de Ribeirão Preto mais uma vez. “Desde que entrei na escola [como diretora], foram inúmeros os desafios enfrentados, mas também grandes foram as satisfações. Através de um trabalho conjunto com a minha equipe gestora, tanto pedagógico e educacional como no bom direcionamento das verbas recebidas, conseguimos recuperar, implementar e manter o bom aspecto físico do prédio escolar”.

O apreço pela escola é sentimento coletivo, compartilhado por ex-alunos e docentes.

“Encontrei também os professores, em sua maioria apaixonados pela escola, como se habitassem um santuário, não apenas professores da ativa como também grupos de ex-professores e alunos que atuavam na escola com projetos maravilhosos. Dentre eles, posso citar as professoras Heloísa Alves, Claudia Cantarella, Rita de Cassia Longo, Cibele Sarkis Carneiro entre outros.”

A história de Adelcia e de sua família, assim como a de outros ex-alunos, está ligada à da escola:

arquivo

“Meu bisavô paterno, Dr Francisco Augusto Cesar, foi um dos primeiros médicos de Ribeirão Preto e professor de Física e Química no “Ginásio do Estado/ Otoniel Mota”; sua filha, minha avó, Irinéa César, formou-se professora na Otoniel Mota; meu pai, Prof. Francisco Augusto Cezar Serapião foi professor de História e Geografia na Otoniel Mota e hoje sou diretora nesta escola.”

Uma referência na cidade e para este núcleo escolar é também a lista de ex-alunos que se tornaram famosos. Estão entre eles os jornalistas José Luiz Datena e Ernesto Paglia, e as atrizes Walderez de Barros e Camila Queiroz. Atualmente estudam nesta unidade 1.784 alunos do Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Depoimentos

Confira algumas declarações de ex-alunos e professores sobre a escola:

“Em todos os aspectos a Escola Estadual Otoniel Mota foi fundamental na minha formação acadêmica e pessoal. Felizmente, de uns cinco anos para cá, voltei a frequentá-la participando de projetos culturais. No primeiro dia, ao retornar após longo período, senti muita emoção percorrendo suas instalações e diversos colegas, professores, funcionários e fatos ‘despertaram’ do sono induzido pelo tempo.”

Cezar Augusto da Silva Batista (ex-aluno)

“Depois de uma escola assim ninguém mais te engana ao querer cooptar teu sentido político do mundo. Porque sua formação pelo verdadeiro saber é insubstituível. Gratidão imensa a esta grande escola, que pra mim valeu por toda a vida imprimindo em mim valores verdadeiros e perenes.”

Miguel Angelo Barbosa (ex-aluno, artista visual e professor de História da Arte e Pintura)

“Ter sido professora no OM — como os alunos se referem carinhosamente à escola —, foi um privilégio, pois, ao ver esses meninos construírem sua travessia, também eu me reconstruí e ainda me reconstruo ao me recordar de tudo o que no Otoniel Mota aprendi.”

Cláudia Maria Cantarella Silva (ex-professora de Português, aposentada em 2018)

“Na EE Otoniel Mota, no meu retorno como ex-aluno reencontrei coisas muito minhas, que foram as mais puras e gostosas lembranças no período em que nela frequentei, década de 1940, curso ginasial e científico.”

Dr. Camilo Xavier (ex-aluno)

“Nossa escola continua fazendo história. Estudar no Otoniel ou ser professor dessa escola é orgulho para todo cidadão. Sou e vou ser sempre Otoniel. Tenho muito orgulho de ter participado de todos esses momentos.”

Heloísa Alves (ex-professora)

“Enalteço as centenas de alunos, profissionais docentes, gestores, funcionários no geral, que me completaram e me “alimentaram” durante tanto tempo; ali me aposentei e ali me ancoro até hoje, nas suaves e maravilhosas lembranças que me ajudam a entender, e estender minha vida mais um pouco…”

Nei Mendonça (ex-professor e vice-diretor)

“Minha relação com a escola surgiu na infância quando fui estudar no Otoniel, que era sem dúvida alguma a melhor escola de Ribeirão e região. Meus avós, pai e tios estudaram lá também.”

Silvia de Paula Junqueira (ex-aluna)

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -