Início Educação Fundação do Livro e Leitura de RP divulga calendário do Clube do...

Fundação do Livro e Leitura de RP divulga calendário do Clube do Livro para 2019

- continua após a publicidade -

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto divulga sua lista de livros que vão nortear as discussões e reflexões dos encontros do Clube do Livro durante o ano de 2019. A Época da Inocência, obra mais importante de Edith Wharton, é o primeiro livro a ser debatido no próximo dia 19 de janeiro (sábado), das 16 às 18h, na sede da entidade, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América. A entrada é gratuita e qualquer interessado em literatura ou na obra do autor pode participar.

Vencedor do prêmio Pulitzer, o livro trata das complexas relações entre as tradições da sociedade e os desejos individuais. A obra foi publicada duas vezes, em 1920, inicialmente dividido em quatro partes, entre julho e outubro, na revista Pictorial Review, e posteriormente, pela D. Appleton and Company, como um livro, em New York e Londres. O Times Book Review considerou A Época da Inocência como “um brilhante panorama de New York há 45 anos atrás”. Até hoje, o romance é muito procurado nas bibliotecas públicas e é um best-seller nas livrarias.

A Época da Inocência virou filme em 1993 e foi dirigido pelo diretor Martin Scorsese, sendo indicado a cinco categorias do Oscar de 1994, como melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro adaptado, melhor edição de arte, melhor trilha sonora e foi laureado na categoria de melhor figurino. No mesmo ano, a obra cinematográfica também foi indicada ao Globo de Ouro, ganhando como melhor atriz coadjuvante e sendo lembrada em outras três – melhor diretor, melhor atriz dramática e melhor filme dramático. A película venceu como melhor filme americano, pelo prêmio Bodil da Dinamarca.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Calendário anual

Segundo a curadora do Clube do Livro, a bibliotecária Gabriela Pedrão, o grupo continua em 2019 com o mesmo formato dos anos anteriores e promoverá um encontro mensal, sempre aos sábados. A divulgação antecipada do calendário anual já com as obras pré-selecionadas tem o objetivo de organizar os encontros e dar oportunidade para os leitores colocarem a leitura em dia. Gabriela explica que a lista é uma junção de sugestões do grupo. “A partir de outubro foram pedidas sugestões e indicações de obras e com essa lista, eu, como curadora montei a seleção final”. Entre os requisites de escolha, o grupo definiu que as obras sejam de ficção e romance e que sejam de fácil acesso. Um ponto importante é que a obra não pode estar esgotada, tem que ser encontradas em livrarias, sebos, bibliotecas e em formato digital. Além disso, os livros não devem ser muito extensos, para que o grupo possa ler com tranquilidade no intervalo de um mês. A lista também é diversa variando temas e discussões mês a mês.

A curadora avalia que essa diversidade de autores e culturas é importante para os leitores saírem da sua zona de conforto. Ela ressalta que uma das coisas mais incríveis da literatura é o poder de transportar o leitor para outros lugares, outras realidades e outras épocas, para que se possa refletir e discutir outros pontos de vista. “Quanto mais autores e culturas, mais rica será nossa discussão e nossa bagagem”, afirma Gabriela.

Neste ano, o Clube do Livro também terá algumas novidades. Foram planejados alguns encontros temáticos, com discussões que envolvem assuntos ligados às datas comemorativas em alguns meses, como por exemplo, o dia da mulher, em março.

“O grupo vem evoluindo muito nos últimos dois anos. Crescemos em tamanho e em engajamento. As leituras foram se alinhando com a preferência do grupo e as discussões ficaram mais ativas e dinâmicas”, explica Gabriela. A curadora também diz que o grupo tem sempre recebidos novos integrantes. “Hoje, temos um grupo mais maduro e unido”, avalia.

O Clube do Livro faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. A entrada é aberta e gratuita. As inscrições para participar podem ser feitas pelo telefone (16) 3911 1050 ou por email: [email protected].

Agenda

Confira abaixo os livros escolhidos para leitura e debate durante os encontros do Clube do Livro para o ano de 2019. A lista também pode ser acessada pelo link: http://fundacaodolivroeleiturarp.com/2018/12/12/encontro-do-clube-do-livro/

19/Janeiro: Época de Inocência, Edith Wharton

16/Fevereiro: Pedro Páramo, Juan Rulfo

23/Março: Perto do Coração Selvagem, Clarice Lispector

27/Abril: Intermitências da Morte, José Saramago

18/Maio: O Som e a Fúria, William Faulkner

15/Junho: O Deus das Pequenas Coisas, Arundhati Roy

20/Julho: A Festa do Bode, Mario Vargas Llosa

24/Agosto: O Avesso da Vida, Philip Roth

21/Setembro: Ratos e Homens, John Steinbeck

19/Outubro: Desonra, J.M. Coetzee

23/Novembro: O Capote, Nikolai Gógol

14/Dezembro: Canção de Natal, Charles Dickens

Serviço

O que: Clube do Livro
Realização
: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Data
: 19 de janeiro/2019 (1º encontro do ano)
Horário: 16 h às 18h
Onde: Sede da Fundação do Livro e Leitura de RP

Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América – Ribeirão Preto/SP.
Informações e inscrições: (16) 3911-1050
Obs> Evento aberto e gratuito.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Governo vai desbloquear mais R$ 8,3 bilhões contingenciados

O governo decidiu descontingenciar mais R$ 8,3 bilhões do Orçamento para distribuição entre ministérios.

Cúpula de Época deixa a revista, após polêmica e pedido de desculpas

O motivo foi a armação do grupo Globo na reportagem sobre Heloísa Bolsonaro, esposa de Eduardo Bolsonaro.

Colégio de Ribeirão Preto conquista oito medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Jovens maristas ganharam quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze

Exposição Nacional de Orquídeas de Ribeirão Preto será realizada nos dias 27, 28 e...

O início da primavera será marcado pela realização da 8ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas de Ribeirão Preto, que acontece de 27 a...

Andarilhos e pedestres receberão kits com colete refletivo e lanterna para evitar atropelamentos

Iniciativa da Arteris ViaPaulista integra calendário de ações do mês da segurança no trânsito nas regiões de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara, Jaú e Itaporanga

Ribeirão Preto Rugby fica em segundo lugar na fase de classificação

No último sábado (14), o Mogi, de Mogi das Cruzes, não foi ao jogo contra a equipe ribeirão-pretana, que conquistou cinco pontos e foi a 31; semifinal será contra o Wally's, dia 28

CineMaterna traz sessão especial com animação infantil no Shopping Iguatemi

A animação britânica "Corgi: Top Dog" é o filme do mês do projeto CineMaterna no Shopping Iguatemi Ribeirao Preto. A exibição acontece na quarta-feira, 18...

Museu Casa de Portinari participa da 13ª Primavera dos Museus

A agenda é gratuita, aberta ao público e terá como tema central: Museus por Dentro, por Dentro dos Museus.

1 em cada 2 brasileiros já pensou em se suicidar

Pesquisa revela também que 72% das pessoas no Brasil conhecem alguém que já tentou ou cometeu suicídio
- PUBLICIDADE -