InícioEducaçãoEstilista mineiro que viveu em Ribeirão Preto, João Pimenta dá nome a...

Estilista mineiro que viveu em Ribeirão Preto, João Pimenta dá nome a Materioteca de Moda

- continua após a publicidade -

Alunos e professores do Curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), ganharam um importante suporte para o processo de concepção e confecção dos seus produtos. Foi inaugurada, no dia 18 de maio, durante a 19ª Semana da Moda, a Materioteca “João Pimenta”. No ambiente, localizado no Bloco G da Unidade II/Campus, os visitantes encontrarão diversos tipos de materiais utilizados na produção de roupas e acessórios. A cerimônia de abertura contou com a presença do estilista, que deu nome ao espaço. O homenageado também ministrou uma palestra para uma plateia lotada de estudantes, docentes e convidados. Ele mostrou as diferentes coleções que criou ao longo de sua carreira pelo Brasil e até no exterior.

A caloura Giulia Rovanholo ficou encantada com a apresentação. “Foi incrível. O João Pimenta é um exemplo para nós estudantes. Essa oportunidade de ouvi-lo nos motiva ainda mais a aproveitar o curso da melhor forma possível”, afirmou. Maria Eduarda Lopes, também do 1º período, classificou a atividade como “histórica”. “Gostei muito da forma como ele contou toda trajetória. Também achei interessante a abordagem do tema sustentabilidade. Esse é um conceito que está cada vez mais presente no nosso ramo e precisamos nos adaptar a ele”, ressaltou. Para a professora Lilian Aidar, o encontro proporcionou uma “lembrança única” e que “renovou as energias” dos alunos. “Como a fala do palestrante foi muito realista, acredito que eles visualizaram muito bem o mercado de trabalho, que possui altos e baixos”, disse.

Concurso de Estampas

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A 19ª Semana da Moda, realizada de 15 a 18 de maio, revelou os ganhadores do 1º Concurso de Estampas “Georgia Ferreira”, promovido pela Graduação e a loja ribeirão-pretana Giusepina Fashion T-Shirts. Com o tema “Poetando”, os candidatos criaram desenhos inspirados em um poema de um autor brasileiro de sua escolha. Cindy Piassi, do 7º período, foi a grande vencedora. Bárbara Martins, do 5º, ficou em 2º lugar, seguida por Marcos Costa, também do 5º. As três melhores imagens serão impressas em camisetas de malha da loja. “A parceria com o curso foi um sucesso. Estamos orgulhosos com os trabalhos, pois todos foram muito criativos”, disse Adriana Mattos, proprietária da marca.

Para a criação de sua estampa, Cindy Piassi escolheu “A Bailarina”, de Cecília Meireles.

“A produção contou um pouco da minha história, pois fiz balé por 6 anos e me identifico muito com a obra. Fiquei contente com a vitória, porque é uma ótima oportunidade para divulgar nossas habilidades”, ressaltou. Bárbara Martins, que diz adorar estamparia, disse estar orgulhosa com a conquista. “Escolhi o poema ‘Meus Oito Anos’, de Casemiro de Abreu. O texto fala sobre saudade da infância à sombra das bananeiras. Então, resolvi brincar com imagens de folhas, flores e borboletas”, explicou a aluna.

Outras atividades

             A programação da 19ª Semana da Moda contou com uma diversidade de temas. Leda Braga, coordenadora do curso, foi a mediadora da primeira mesa de discussões do evento, cujo tema foi “Estamparia”. João Rosa Campos, da grife Anga, Adriana Mattos, da loja Giusepina Fashion T-Shirts, e Cristina Gonçalves, da marca Maria Pessoa Arte, foram os convidados do dia. Douglas Alexandre Costa, da Chaos, e Analu Nazário, da Golf Class, falaram sobre “Moda Masculina”. “Consumo consciente” foi o assunto abordado por Amanda Furlan, idealizadora, gestora e fomentadora do evento itinerante Magazine Desapego. A temática também foi comentada por Carolina Kotchetkoff, proprietária da loja VerDe Fatto.

A semana acadêmica realizou, ainda, vários minicursos, a fim de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos estudantes. Victória Braidotti, do 7º período, comandou a oficina “Figurino de Cinema”, enquanto Mary Sena, da mesma turma, falou sobre “Visual Merchandising”. Laís Oliveira, também do 7º, ensinou a confeccionar uma nécessaire no laboratório de “Costura”. Por fim, Beatriz Andrade, do 3º período, aplicou o minicurso “Crochê”. Todas as atividades aconteceram na Unidade II/Campus.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -