InícioEducaçãoEducação estuda projeto para solucionar ausência de professores em sala de aula

Educação estuda projeto para solucionar ausência de professores em sala de aula

- continua após a publicidade -

A Comissão de Estudos de Atribuição de Aulas da rede municipal de ensino, formada por professores de todos os segmentos da educação municipal e entidades representativas, está trabalhando na elaboração de um projeto que pretende solucionar a grave situação de ausências de professor nas salas de aula das escolas municipais, motivadas por faltas ou licença saúde, em período inferior a 30 dias.

As faltas em período superior a um mês são resolvidas com nova atribuição de aulas a outro professor, de acordo com a legislação vigente. Portanto, a proposta em estudo objetiva suprir a uma necessidade ainda não contemplada.

Denominado “Professor Substituto”, o projeto visa garantir aos alunos o direito ao cumprimento do Calendário Escolar, com 200 dias letivos, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Na rede municipal de ensino, a ausência de professores e, consequentemente, a dispensa de alunos, atinge níveis alarmantes. Os dados do mês de junho/2017 refletem a situação.

Das 364.366 horas aula previstas para o período, 20.402 não foram dadas, o que representa 5,6% do total.

O resultado final é o prejuízo na formação dos alunos, o que pode ser demonstrado pelos baixos índices de proficiência dos estudantes, principalmente, nas áreas de língua portuguesa e matemática.

“Analisamos com grande preocupação o fato de nove escolas da rede municipal de ensino terem registrado baixíssimo desempenho no último IDEB, sendo que 48% dos alunos obtiveram desempenho abaixo do adequado em língua portuguesa e 57% abaixo do adequado em matemática”, afirma a secretária da Educação, Suely Vilela.

As demais escolas municipais também apresentam níveis de proficiência preocupantes e precisam ser melhorados.

A problemática é reconhecida pela rede municipal de ensino e está sendo tratada pela Secretaria da Educação com total responsabilidade, dada a importância do tema.

O projeto em estudo propõe uma nova abordagem de gestão educacional, que inclui a figura do professor substituto. A proposta é que este profissional seja aprovado por processo seletivo e receba atribuição de aulas por conjunto de escolas, formado por duas ou três unidades.

Após a atribuição, o professor deverá receber instruções dos coordenadores pedagógicos sobre o projeto pedagógico das unidades escolares. Ao ser chamado para atuar, o mesmo já terá um vínculo com a escola e com o coordenador pedagógico, que o assessorará sobre o trabalho a ser desenvolvido com os alunos.

De acordo com a proposta do projeto, o contato com o profissional para chamá-lo até a unidade escolar poderá ocorrer com a utilização de tecnologias hoje disponíveis, o que agregará agilidade ao processo.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow

Viola Show recebe homenagem pública por seus 20 anos em Ribeirão Preto

Durante sessão solene na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, no último dia 16, a empresa Viola Show foi homenageada pelos seus 20 anos de atuação.

O golpe ocorreu e eles estão no poder. Revelados documentos para o mundo

BOMBA!!! Congresso americano publica as decisões ilegais de Moraes - Ditadura escancarada, o Brasil não é mais uma DEMOCRACIA.

🤠🚌 Rodeio terá linha especial de ônibus na madrugada! Prepare-se para a festa! 🌟

PróUrbano, vai disponibilizar uma linha especial de transporte coletivo urbano na madrugada para os aficionados pelo Ribeirão Rodeio Music, que acontecerá neste sábado, dia 20 de abril, no Parque Permanente de Exposições.

🎶 Choro da Casa Retorna ao Palco do “Chorinho na 7”! Não Perca! 🎵

Os amantes da música brasileira terão a oportunidade de se encantar com mais uma apresentação do grupo Choro da Casa no projeto "Chorinho na 7".
- PUBLICIDADE -