Início Educação "Dia D de Escuta da Rede" nas 170 escolas da Região de...

“Dia D de Escuta da Rede” nas 170 escolas da Região de Ribeirão Preto é prorrogado até sexta-feira

- continua após a publicidade -

Foi prorrogada até sexta-feira (3) a ação chamada ‘Dia D de Escuta da Rede’, que faz parte de um trabalho de escuta já em andamento na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc), para aproximar os jovens da escola e melhorar os índices de aprendizagem. Desde terça-feira (30) diretores, professores e alunos das 170 escolas estaduais da Região de Ribeirão Preto respondem a questionários online para compartilhar aprendizados, sugestões, boas práticas e expectativas em relação à infraestrutura e proposta pedagógica das escolas estaduais de São Paulo.

“É muito importante termos o feedback da rede. O questionário fala desde a infraestrutura da escola até boas práticas na rede. Esse debate é muito importante e precisamos que todos respondam”, diz o secretário estadual da Educação Rossieli Soares.

Para ouvir as ideias e opiniões de todos, a Secretaria incentiva a promoção de debates e discussões com os alunos, em horário escolar. “Temos coisas maravilhosas acontecendo na rede. Precisamos trazer o que está acontecendo para todos, e por isso precisamos ouvir vocês”, afirma Soares.

A Educação orienta que as escolas se concentrem no questionário e promovam um grande esforço de comunicação. Estratégias online e presenciais, redes sociais, murais da escola, ATPCs e a atuação do Grêmio Estudantil são as estratégias para o fortalecimento do diálogo.

Além de consolidar a democracia e a transparência, o intuito dessa roda de discussões é ouvir as experiências práticas de quem faz a educação no dia a dia, como professores e diretores de escola. O aluno é outro protagonista fundamental no processo. “Estamos discutindo, debatendo, estudando e realizando diálogos, trazendo como ponto central as mudanças que precisamos implementar em prol dos nossos jovens, para os próximos 15 anos”, afirma o secretário.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

 

Ação contínua

O “Dia D” da Educação é só mais um dentre uma série de encontros que fortalecem o diálogo com a rede nessa etapa de mudança do ensino em São Paulo. No dia 2 de abril, o Secretário de Educação Rossieli Soares comandou uma dinâmica com mais de 100 alunos e professores na Escola de Formação de Professores “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE).

A ideia da dinâmica era explicar as propostas para o Ensino Médio e como ele pode dialogar e fazer sentido com o projeto de vida de cada aluno.

Depois da apresentação, alunos e professores se dividiram em vários grupos e ocuparam três salas da EFAPE. Um questionário com 26 questões, a exemplo do “Dia D” foi apresentado e respondido após intenso debate. “Todo mundo estava entrosado e propôs uma melhoria no Ensino. Foi bem legal também ver como a discussão esteve focada para o que cada um iria fazer depois da formação”, cita Júnior Lopes, aluno da rede estadual de São Paulo.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

Diálogos pela juventude

A EFAPE também foi palco do segundo encontro da roda de conversa “Diálogos pela Juventude”, na última sexta-feira (26), sobre a experiência prática da professora Débora Garofalo, finalista do Global Teacher Prize em 2019 e eleita uma das dez melhores professoras do mundo. Mais de 200 pessoas, entre estudantes e servidores, participaram do evento, que também foi transmitido via Rede do Saber.

O encontro foi focado nas mudanças que a tecnologia proporcionou na escola e como ela pode ser usada em sala de aula, em especial para fortalecer a aprendizagem nos alunos. “Vivemos num mundo totalmente tecnológico, onde o celular é um norte para nossa vida. Nossos jovens estão dentro desse mundo, e a Educação pode usar a tecnologia como uma propulsora da aprendizagem e tornar os jovens protagonistas de suas histórias”, explica a professora Débora.

Débora comanda um projeto de robótica na EMEF Almirante Ary Parreiras, escola localizada na periferia de São Paulo. Com o uso de robótica e trabalhos culturais, a professora conseguiu aumentar índices de aprendizagem na unidade com um projeto de reciclagem e reuso do lixo da própria comunidade.

O evento contou com outros professores mostrando boas práticas, além de duas rodas de discussão sobre o papel da escola na vida do jovem. “Estamos conversando sobre quais os desafios, como mediamos conflitos e quem são os jovens fora da escola. O que eles querem para a vida e como a escola pode ajudar nisso”, pontua Bruna Waitman, gestora de Educação Integral na COPED.

O primeiro encontro do “Diálogos pela Juventude” aconteceu no dia 11 de abril. A roda de conversa teve as participações de Anna Penido, jornalista e diretora do Instituto Inspirare que falou sobre a escola que faz sentido para os jovens, e Cynthia Sanches, gerente de projetos de educação do Instituto Ayrton Senna, que abordou a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais. Mais de 230 pessoas, entre estudantes e gestores das 13 Diretorias de Ensino da Capital, além de servidores da sede da Secretaria, participaram do encontro.

No final de fevereiro, a Seduc reuniu 1,4 mil servidores, entre diretores de escolas estaduais, dirigentes de ensino e representantes dos órgãos centrais. A iniciativa foi a oportunidade para compartilhar novas diretrizes educacionais e colocar em pauta os desafios do cotidiano escolar.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Plano de governo do PSL – Somos todos Bolsonaro

Quando você vota em um candidato, você assina uma procuração para administrar sua rua, seu bairro, portanto pense bem em que modelo de gestão você se interessa.

Eleições 2020: 67 congressistas irão disputar um novo cargo

A cidade de São Paulo é a capital que reúne a maior quantidade de parlamentares na corrida eleitoral

298 candidatos são flagrados recebendo auxílio emergencial

vice-prefeito e prefeito estão recebendo o auxílio emergencial, embora tenham patrimônio acima de R$ 1 milhão. E você ai dizendo que não vota e não se sente culpado(a)

Yom Kipur: Inicia o ano 5781. Você conhece o significado?

Que você seja achado no livro da vida. É um dia marcado por jejum, preces e arrependimento onde o destino de cada judeu é selado. Pedindo perdão ao próximo e a Deus.

Doria retira incentivos fiscais de 70 itens – preços devem aumentar

Na busca pelo aumento da arrecadação depois do #fiqueemcasa, Doria anunciou aumento de impostos que vão entre medicamentos até instituições como APAE e Hemocentro, passando por alimento entre outras areas