Início Educação Cursos técnicos aumentam chance de empregabilidade

Cursos técnicos aumentam chance de empregabilidade

Qualificação pode preencher lacuna de falta de profissionais preparados no mercado, um dos pontos justificados por recrutadores na sobra de vagas

- continua após a publicidade -

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil somou 13 milhões de desempregados no trimestre encerrado em maio. Por outro lado, a União Geral dos Trabalhadores apontou que, nos últimos dois anos, 60% das 11,8 mil vagas ofertadas nos mutirões do emprego, que reuniram grandes empresas, não foram preenchidas, e os principais problemas relatados por recrutadores na hora de atribuir as vagas foram dificuldades dos candidatos de se expressarem, falta de conhecimentos básicos em informática e poucos anos de estudo.

Para suprir essa demanda, os cursos técnicos são um caminho para quem deseja ingressar no mercado de trabalho de maneira mais rápida e efetiva. “Isso porque esse nível de formação possibilita um contato direto com a prática profissional, bem como proporciona bagagem para que o aluno possa atender às necessidades do mercado, sendo absorvido rapidamente. Em muitos casos, os estudantes conseguem emprego antes mesmo de finalizarem oficialmente o curso”, explica Gabriela de Oliveira, docente da área de gestão e negócios do Senac Ribeirão Preto.

Ainda segundo a especialista, outro fator que torna os cursos técnicos atrativos é que servem de base para futuras graduações, principalmente pelo leque de conhecimento que proporciona, facilitando o caminho no curso superior. “A formação técnica desenvolve competências que são muito valorizadas nas empresas, como olhar crítico, noção do mercado em que está inserido, senso de coletividade, liderança, conhecimento prático e teórico, inovação e atitude proativa. É uma modalidade que forma profissionais completos”, afirma Gabriela.

História de sucesso

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Manuela Ferrão, de 43 anos, é advogada, natural de Belém do Pará e se mudou para Ribeirão Preto em 2016. Na época, ainda sem clientes para começar a advogar na cidade, ela optou por cursar o Técnico em Cozinha do Senac Ribeirão Preto, para ter uma segunda carreira.

“Sempre gostei de cozinhar, então quando cheguei na cidade e me vi deslocada do universo corporativo em que vivia, optei por juntar uma paixão com uma nova profissão. Ao mesmo tempo do técnico, ainda cursei Panificação e Confeitaria, e antes mesmo de me formar, consegui ingressar no mercado de trabalho”, conta Manuela. Em 2017, ela recebeu um convite para trabalhar na cozinha de um restaurante local. “Já fazia oito meses que estavam procurando alguém qualificado para o cargo e sem sucesso. O conhecimento me abriu portas”.

Um ano após finalizar o Técnico em Cozinha, Manuela foi convidada a assumir uma equipe de cozinha de um bistrô renomado na cidade. “Foi uma mudança drástica de estilo de vida. Mudança de ambiente, de vestimenta, de horários, mas foi um investimento que valeu a pena. Assim como o Direito, a área de alimentação é desafiadora, e foi o que me ofereceu a oportunidade de recomeçar profissionalmente”.

Para o futuro, a técnica em cozinha guarda um grande sonho: “Sou muito realizada no que faço e, por isso, quero dar um passo ainda maior. Quero abrir meu próprio restaurante aqui na cidade”.

Para os interessados em aprimorar o conhecimento profissional, o Senac Ribeirão Preto está com inscrições abertas para os cursos Técnico em Restaurante e Bar, Técnico em Hospedagem, Técnico em Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais, Técnico em Computação Gráfica, Técnico em Informática, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Teatro, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Administração, Técnico em Logística, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Produção de Moda e Técnico em Massoterapia.

arquivo

Serviço:

Cursos técnicos

Local: Senac Ribeirão Preto

Endereço: Av. Capitão Salomão, 2133, Jardim Mosteiro – Ribeirão Preto/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/ribeiraopreto

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Abertura de escolas e contratação de professores movimentam rede municipal

Até o final do ano, mais 11 unidades escolares serão entregues para a população; R$ 40 milhões foram investidos em 15 novas escolas

Agendamento de vacina contra Covid em idosos com 65 e 66 anos será aberto nesta terça-feira, dia 20

Serão disponibilizadas 11.160 vagas; vacinação acontecerá na quinta e sexta-feira, nos dias 22 e 23 de abril

Botafogo empata com o Palmeiras no Santa Cruz

Com o resultado, o Tricolor completou o terceiro jogo de invencibilidade e agora soma seis pontos. Assim, o Pantera ocupa a 12ª colocação

Parede falsa escondia respiradores novos em hospital dizem funcionários

Em Ribeirão Preto menos de 1% do dinheiro enviado pelo gov. Federal foi usado, estados com respiradores comprados em adega, e proibição do tratamento precoce. A morte é um grande negocio.

Com R$ 166 milhões em caixa, prefeitura gastou 0,65% com medicamentos para Covid

Quebrar o pequeno comerciante e fazer obras faraônicas, é a marca deste prefeito que se mostra um capacho do governo de SP
- PUBLICIDADE -