Cursos profissionalizantes gratuitos atraem grande número de candidatos

0
902

O primeiro dia das inscrições dos cursos profissionalizantes gratuitos do Centro de Qualificação Social e Profissional, órgão da Secretaria Municipal da Assistência Social, levou uma multidão à avenida Dom Pedro I, 45, no bairro Ipiranga, zona Norte, interessada nas 1,5 mil vagas disponíveis.

Bem antes das 8h, horário de início do expediente, mais de mil pessoas já ocupavam a fila na calçada que contorna o prédio, esperando a abertura do portão.

Dilândia Antunes dos Santos, operadora de caixa em supermercado, chegou às cinco da manhã para garantir um bom lugar na fila e uma vaga em dois cursos. Foram quase quatro horas de espera.

“Valeu a pena. Consegui fazer a inscrição para os cursos de recepção de hotelaria e corte e costura. Quero fazer um deles, aproveitar bastante e, com a qualificação, quem sabe mudar de emprego”, conta.

No primeiro dia das inscrições para os cursos profissionalizantes do Centro de Qualificação Social e Profissional, a maior procura foi pelo curso de corte e costura.

“Espero conseguir fazer a inscrição para o curso de corte e costura. Estou em busca de qualificação para uma vaga de emprego. Está muito difícil um trabalho com carteira assinada”, disse a estudante Ana Beatriz Gomes, de 18 anos.

Segundo Carlos Cesar Gomes Sturari, responsável pelo Centro de Qualificação Social e Profissional, os cursos oferecidos são de corte e costura, gastronomia (culinária básica, panificação e conservas), informática, beleza (depilação, corte de cabelo, maquiagem, penteado, manicure e pedicure, estética facial e corporal, design de sobrancelhas), cuidador de idosos, hotelaria, jardinagem e paisagismo, bordado, artesanato e crochê.

“O grande número de pessoas na fila, mais de mil pessoas, nos surpreendeu porque as inscrições foram anunciadas recentemente. A maioria está interessada no curso de corte e costura, são 60 vagas para o primeiro módulo, porque tem um retorno financeiro rápido com pequeno investimento. Mas temos outros, caso a pessoa não consiga”, explicou Sturari.

Na sexta-feira, dia 10 de maio, último dia das inscrições, o horário de atendimento será das 8h30 às 12h. Os candidatos também podem se inscrever no Céu das Artes, no bairro Ribeirão Verde.

Os interessados às 1,5 mil vagas precisam ter idade acima de 17 anos, apresentar documento com foto e comprovante de residência. Apenas moradores de Ribeirão Preto poderão se inscrever. As aulas começam no dia 13 de maio.

Centro de Qualificação oferecerá 1,5 mil vagas para diversos cursos