Início Educação Competição que incentiva alunos da rede estadual de SP a estudar na...

Competição que incentiva alunos da rede estadual de SP a estudar na USP está com inscrições abertas

- continua após a publicidade -

Alunos do Ensino Médio de toda a rede estadual de São Paulo podem se inscrever para Competição USP de Conhecimentos, a CUCo, até o dia 12 de abril. O desafio é composto por duas provas aplicadas pela Fuvest, a mesma fundação responsável pelo vestibular da USP.

 

A iniciativa integra o Vem pra USP!, uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a USP e a Fuvest para incentivar os estudantes da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos de acesso ao ensino superior.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

 

No ano passado, cerca de 50 mil estudantes participaram da CUCo. Destes, 352 foram aprovados no vestibular da Fuvest. Todos são alunos de escolas públicas de São Paulo, mas não necessariamente da rede estadual.

 

Podem participar da competição, alunos das três séries do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo. A primeira fase da competição é on-line, com 18 testes de múltipla escolha sobre língua portuguesa, conhecimentos gerais, ciências e matemática.

Aqueles com melhor desempenho avançam para a segunda fase, que é presencial. O conteúdo inclui 45 testes, sendo 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades.

 

Os mais bem classificados das três séries do Ensino Médio recebem prêmios. Entre eles estão monitoria de matemática pela internet com universitários uspianos; para alunos do 3º ano, a isenção da taxa do vestibular da Fuvest que no ano passado custou R$ 170 reais; certificados; para alunos do 1° e 2° anos, bolsas Santander de iniciação científica na Universidade; oportunidade de concorrer a vagas de estágios do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola); visitas à USP e prêmios para os professores, escolas e grêmios estudantis.

 

Inscrição e provas

Para a inscrição, os estudantes precisam preencher um formulário (na página https://www.fuvest.br/cuco-competicao-usp-de-conhecimentos) e informar o número do CPF e RG. O modelo é o mesmo da prova do vestibular da Fuvest. Depois de realizar a inscrição, até 12 de abril, o participante da CUCo pode fazer a prova on-line a qualquer hora do dia entre 22 e 26 de abril.

A segunda etapa é para quem conquistou um bom desempenho na prova pela internet. Ela será no dia 6 de junho, às 8 horas, na própria escola onde o jovem estuda.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis de Cravinhos acontece no domingo (21/07)

As apresentações ocorrerão das 9h às 16h, em seguida o palco será aberto para atividades da Paróquia Santa Luzia, e se encerra com a Missa Campal, com início às 18h.

Maior nadador e medalhista César Cielo vai à Jaboticabal dar palestras

Evento da Federação Aquática Paulista traz profissionais renomados da natação do Brasil e do mundo

Instagram deixa de mostrar número de curtidas das postagens

Mudança põe tema entre os mais discutidos na internet

Sesc Ribeirão apresenta o espetáculo Os Rastros das Marias

Monólogo com Cyda Baú faz apanhado sobre histórias de heroínas negras brasileiras

32 alunos da rede estadual da região de Ribeirão Preto conquistam medalhas em Olimpíada...

Dois professores também receberam prêmios pelo destaque na competição de 2018

Viaduto no km 41 da SP-255, em Guatapará, está interditado temporariamente

Colisão causou fechamento da estrutura; confira rotas alternativas para retorno em ambos os sentidos

“Conquistas para se orgulhar” é tema de celebração do aniversário de Pitangueiras

Algumas das mais recentes conquistas de Pitangueiras e Ibitiúva dos últimos anos são:
Eclipse lunar poderá ser visto em Ribeirão Preto

Eclipse Lunar poderá ser visto hoje em Ribeirão Preto e Região

O fenômeno será visível por aproximadamente 02 horas nas cidades da Região. Agora é torcer para que o céu não esteja nublado.

PM cancela CPF de bandido em troca de tiros

Conhecido nos meios policiais, ele disparou contra uma viatura na tentativa de fugir de abordagem
- PUBLICIDADE -