Início Educação Começa curso de podadores de árvores da Secretaria do Meio Ambiente

Começa curso de podadores de árvores da Secretaria do Meio Ambiente

- continua após a publicidade -

Começou nesta terça-feira, dia 15 de agosto, mais um curso para podadores de árvores urbanas. Realizado pela Divisão de Planejamento e Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o curso é gratuito e conta com aulas teóricas e práticas, nesta quarta-feira, dia 16 de agosto.

Cerca de 30 pessoas participam do curso, entre representantes das prefeituras da região e também munícipes. O curso é realizado em dois dias, por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

No primeiro, na parte da manhã, acontece uma aula teórica sobre a poda correta de árvores e as características biológicas das espécies arbóreas urbanas, percepção do meio ambiente e legislações ambientais. Na parte da tarde é exibido o vídeo “O homem que plantava árvores”, com a intenção de sensibilizar as pessoas.

“As pessoas irão sair do curso não só como podadores de árvores, mas como um cuidadores de árvores. Eles passaram a enxergar as árvores não só como inserção de poda, mas como ser vivo. Por isso, passaram a cuidar das árvores de outra maneira, muito melhor do que um simples objeto do dia-a-dia”, explicou Fernando Cicarelli, chefe da Divisão de Áreas Verdes e interlocutor do programa Município Verde Azul, ciclo 2017.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para o secretário de Meio Ambiente, Otávio Okano, o curso é importante para que o trabalho de poda seja realizado de maneira correta em Ribeirão Preto. “Nosso objetivo é capacitar profissionais para que desenvolvam a poda de maneira correta, utilizando técnicas de manejo e ferramentas adequadas”, afirma Okano.

A realização da poda correta permite que a população tenha uma melhora na qualidade de vida e o curso contribui significativamente para isso. “A orientação da poda correta permite que as árvores tenham uma vida útil maior, para que elas continuem contribuindo cada vez mais para a qualidade de vida da população e que possa aumentar a arborização da cidade”, disse Fernando.

Legislação

Podas irregulares podem resultar em multas para os responsáveis, que vão de R$ 55 a R$ 11 mil. Os tipos de poda adotados no município são:

·    Poda de condução de mudas, para que formem a copa em altura superior a 1,8 metro do solo, evitando interferências com pedestres e veículos;

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

·    Poda de contenção da copa de árvores jovens e adultas quando plantadas em calçadas com fiação da rede de distribuição primária;

·    Poda em “V” e poda em furo a serem efetuadas nas árvores de porte elevado que convivam com fiação da rede de distribuição secundária e fiação telefônica.

Em qualquer tipo de poda, não podem ser removidos mais que 30% (trinta por cento) do volume total da copa.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

MEC publica edital para 50 mil vagas remanescentes do Fies

Para se candidatar é necessário ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010

Plano de governo do PRTB – Ribeirão Preto, Próspera e harmonica

Quando você vota em um candidato, você assina uma procuração para administrar sua rua, seu bairro, portanto pense bem em que modelo de gestão você se interessa.

Covidão: Policia cumpre 260 mandados de busca e 57 mandados de prisão por desvio da saúde

Fraude em licitações, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Adrenocromo: o que é, como é feita e toda a polêmica em torno dela

A verdade por trás de uma das substâncias mais polêmicas da atualidade

Após auxilio emergencial Bolsonaro cria renda cidadã para 2021

Bolsonaro confirma programa que vai substituir o Bolsa Família