InícioEducaçãoColégio Metodista suspende atividades em Ribeirão Preto

Colégio Metodista suspende atividades em Ribeirão Preto

Instituição contava com 122 anos de atuação na cidade encerra atividades por conta da situação financeira da instituição de ensino. A economia vemos depois.

- continua após a publicidade -

Instituição contava com 122 anos de atuação na cidade encerra atividades por conta da situação financeira da instituição de ensino. A economia vemos depois.

Surpresa

O Colégio Metodista anunciou aos alunos e professores que vai fechar suas portas em Ribeirão Preto. A notícia de que unidade, localizada na Rua Florêncio de Abreu, no Centro, não vai mais funcionar pegou pais e professores de surpresa.

A medida tem caráter imediato e foi tomada depois que a situação financeira da instituição se agravou, de acordo com informações do Grupo Metodista, mantenedor da escola.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Em nota, a instituição informou que “todo apoio escolar e administrativo está sendo prestado às famílias e aos alunos, para que possam prosseguir regularmente com seu ano letivo em outra instituição”.

Eles não informaram, no entanto, quantos alunos e professores serão afetados com a medida.

Uma das mais antigas escolas ainda em funcionamento em Ribeirão Preto, o Colégio Metodista foi fundado em setembro de 1899 e contava com 122 anos de atuação em educação infantil e ensino médio.

História

Leonora Dixon Smith relata que chegou ao Brasil com sua família em 1868, com apenas seis anos de idade. A família fixou residência em de Santa Bárbara d’Oeste, SP, berço do metodismo no Brasil: “O primeiro desembarque foi em 1868, em companhia de meus pais, Thomas Dixon Smith e Elizabeth Carlton Kidd Smith, e de minha irmã Laura Adella, quase três anos mais moça que eu (isto é, da idade de três anos incompletos)”.

Em 1871, Leonora Smith e sua família estavam presentes no culto de fundação da primeira Igreja Metodista no Brasil, na cidade de Saltinho, SP, localizada entre as cidades de Americana e Santa Bárbara d’Oeste. Este culto, sob a liderança do Rev. Junius Eastman Newman, foi realizado no dia 20 de agosto de 1871, terceiro domingo do mês. Conta a história que, algumas semanas depois, Leonora fez a sua pública Profissão de Fé.

A família de Leonora Smith continuou residindo em Santa Bárbara d’Oeste até 1879. Enquanto isso, nos primeiros anos desta década, Leonora Smith foi residir na cidade do Rio de Janeiro, RJ, onde iniciou seus estudos no Colégio Progresso. Depois, em 1884, Leonora voltou aos Estados Unidos e lá completou os seus estudos, retornando ao Brasil já como missionária apenas em 1896, com 34 anos de idade.

Em 1896, Leonora Smith inicialmente desenvolveu atividades docentes em Piracicaba, SP, no Colégio Piracicabano. Em 1898, com o retorno de Miss Moore aos Estados Unidos, chegou a estar na direção do Colégio Piracicabano.
Com o apoio do Bispo Eugene Hendrix, a escola em Ribeirão Preto foi finalmente instalada: Leonora Smith obteve do Bispo uma “licença” para abrir a escola, porém sem o apoio financeiro dos metodistas norte-americanos. E mais: ela deveria sustentar financeiramente a escola usando o próprio salário que recebia como missionária.

Leonora Smith, contudo, era uma mulher de fibra e fé inquebrantáveis. Aceitou o desafio na certeza de que estava agarrando “uma oportunidade dada por direção divina” e, decididamente, partiu de Piracicaba no dia 30 de agosto de 1899, chegando a Ribeirão Preto neste mesmo dia, depois de um “longo e fatigante” dia de viagem, hospedando-se na casa do pastor da Igreja Metodista, Rev. Jovelino de Camargo. No dia 5 de setembro deste mesmo ano, com um Culto de Abertura, foi fundada em Ribeirão Preto, sob a bênção de Deus, a “Escola Metodista”, que nas primeiras semanas, com apenas 9 alunos, reuniu-se nas dependências da própria igreja local.

Da fundação até setembro de 1902, Leonora Smith esteve na direção do Colégio Metodista de Ribeirão Preto e, nestes três anos, o número de alunos matriculados saltou de 9 para 60. No final de 1902, Leonora Smith viajou para os Estados Unidos, retornando ao Brasil no início de 1905, reassumindo a direção da escola e nela permanecendo até o final de 1906.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Subsídio do Casa Verde Amarela aumentará em até 21,4%

Acréscimo varia conforme região, renda familiar e tamanho da população

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Acabou a farra dos governadores: Projeto também limita alíquota para eletricidade e telecomunicações

Cervejaria Colorado lança edição especial colecionável para celebrar o João Rock 2022

No estilo American Lager e produzida com mandioca, cerveja possui 4,2% de teor alcoólico e 18 IBU e chega em seis embalagens diferentes

4 verdades sobre empréstimo online que você precisa conhecer

Existem muitos mitos sobre o empréstimo online. É seguro? Mais caro? É possível conseguir crédito para negativado? Descubra neste artigo.
- PUBLICIDADE -