InícioEducaçãoClube do Livro em Ribeirão Preto acontece neste sábado (23)

Clube do Livro em Ribeirão Preto acontece neste sábado (23)

- continua após a publicidade -

No próximo sábado (23), acontece o encontro do Clube do Livro, promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. O grupo escolheu para a agenda deste mês de junho, a obra Memórias do Subsolo, do escritor Fiódor Dostoiévski. O evento acontece a partir das 16h, na sede da Fundação, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América. A entrada é gratuita e qualquer interessado em literatura pode participar.

 

Publicado em 1864, o livro descreve a história de um personagem-narrador em uma situação de extrema necessidade financeira. Ele faz sua narrativa da cabeceira de morte de sua primeira esposa. Trata-se de uma obra-prima da literatura mundial e traz, em embrião, vários temas da fase madura de Dostoiévski. O protagonista do livro, um funcionário que vive no subsolo de um edifício em São Petersburgo, expõe a sua visão de mundo num discurso explosivo e labiríntico

 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

À força de paradoxos, o narrador-personagem investe ferozmente contra todos e contra tudo – contra a ciência e contra a superstição, contra o progresso e contra o atraso, contra a razão e a desrazão; porém investe, de forma aguçada, contra a própria consciência. Essa narrativa cria uma voltagem poética que se afirma e se nega ao mesmo tempo e por esse motivo, muitos leitores a comparam com as ideias de Freud.

 

Visto como fundador do realismo, Fiódor Mikhailovich Dostoiévski é um escritor russo, que perdeu a mãe quando jovem e seu pai foi assassinado pelos próprios colonos de sua propriedade rural. O ocorrido gerou nele um ataque epilético que foi atribuído na época às suas crenças e à sua ligação com Deus. Além disso, a morte de seu pai influenciou o autor a criar o artigo de Freud: Dostoiévski e o Parricídio, o que gerou muita polêmica. Pouco tempo depois, Dostoiévski estudou engenharia e aos 23 anos fez sua primeira produção literária. Publicou contos, novelas e escreveu diversos romances, entre eles, Crime e Castigo, Pobre Gente e O Idiota.

 

A curadora do Clube do Livro e bibliotecária, Gabriela Bazan Pedrão, diz que Memórias do Subsolo é um livro extremamente impactante. “Neste livro, o narrador também participa da história e relata ideias controversas de maneiras simultâneas, o que mexe com o  inconsciente do leitor. A obra é muito comparada às teorias de Freud”.

 

Gabriela afirma que o Clube do Livro da Fundação vem crescendo desde o primeiro encontro de 2018. Para ela, apresentar um calendário fixo no início das atividades deste ano foi muito produtivo para o grupo. “As discussões estão cada vez mais ricas e os participantes cada vez mais frequentes. Exemplo disso foi a grande adesão do público durante a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto”, conclui.

 

O Clube do Livro

A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O Clube do Livro tem como principal objetivo criar um espaço para debater e refletir sobre as diferentes nuances de textos literários.

 

O clube é uma forma de estimular a leitura e passear por narrativas de diversos autores. É formado por participantes de diferentes idades e aberto à comunidade da cidade e região, sempre com entrada gratuita.  Hoje é um dos principais programas permanentes da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

 

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

 

SERVIÇO:

O que: Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Data: 23 de junho de 2018 (sábado)

Horário: 16h

Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América.

Informações: (16) 3911-1050

 

OBS – Atividade gratuita. Inscrições pelo email: clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Anvisa alerta sobre risco de miocardite e pericardite pós-vacinação

A Anvisa informa que os Estados Unidos (EUA) relataram a ocorrência de casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação

Campeonato Esportivo movimenta mais de mil alunos das escolas municipais

Cirem será realizado até a 2a quinzena de dezembro

Assistência Social realizará “V Caminhada Mulher Maravilha” neste domingo

Evento promovido pelo NAEM acontece em referência aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Projeto Guri está com inscrições abertas

Crianças e adolescentes de seis a 18 anos podem aprender a tocar um instrumento musical, sem a necessidade de conhecimento prévio

Fogos de artifício: veterinário explica como proteger os animais durante as comemorações

Especialista explica as possíveis reações dos pets e o que pode ser feito para amenizar o pânico e transtornos causados pelas explosões
- PUBLICIDADE -