Início Educação Cinco dicas para desenvolver seu autoconhecimento

Cinco dicas para desenvolver seu autoconhecimento

O autoconhecimento pessoal e profissional hoje é uma competência básica. E também é um fator crítico de sucesso para os jovens ganharem confiança nos caminhos que irão seguir na carreira. Esses são os dois principais objetivos de praticar essa habilidade socioemocional que acelera o desenvolvimento de universitários e recém-formados.

Muitas decisões de carreira são baseadas em fatores externos de influência: status de determinada profissão, se o nome da empresa é mais conhecido, se os cargos são de liderança, além de tendências do mercado e remuneração salarial. Apesar desses fatores terem importância, existem outros elementos subjetivos que o jovem deveria levar em conta no processo de decisão, como explica a diretora executiva da Fundação Estudar, Anamaíra Spaggiari.

“A partir do momento que esse jovem entende os seus valores, suas motivações, onde ele quer chegar, o que no dia a dia brilha seus olhos, ele vai começar a encontrar informações intrínsecas que deve levar em conta no processo de decisão. Com o autoconhecimento aguçado, as pessoas notam o que está dentro delas. E isso é mais importante do que os fatores externos”, explica Anamaíra.

Ainda de acordo com ela, quem investe tempo em autoconhecimento, se sente mais realizado do que os influenciados por status e retorno financeiro. Além de ajudar a identificar as qualidades e dificuldades, alavancando as habilidades.

Pensando em como desenvolver o autoconhecimento, a Fundação Estudar preparou uma lista com cinco dicas para quem quer conhecer mais a si próprio e brilhar na carreira. Confira:

  1. Fazer um curso online e gratuito
    A Fundação Estudar oferece gratuitamente o curso Autoconhecimento Online Na Prática. São quatro semanas de aulas interativas que te ajudam a refletir sobre seus valores e objetivos e, com isso, encontrar uma trajetória que faça sentido para você. Por meio de atividades como mentoria individual e interação com outros participantes, o aluno descobre o quanto pode se conhecer ainda mais.
  2. Assistir um vídeo do TEDx

Apresentado em 2016 pelo psicólogo experimental Petter Johansson, na Universidade de Uppsala, na Suécia, o TEDx ‘Será que você sabe por que faz o que faz?’ está disponível gratuitamente em vídeo no site oficial do evento, e já foi visualizado mais de um milhão de vezes. Nessa fala de 15 minutos, Petter apresenta experimentos, desenvolvidos em parceria com mágicos, para ilustrar a “cegueira da escolha”, fenômeno de manipulação que ocorre quando acreditamos que estamos recebendo aquilo que queremos, mesmo quando, na verdade, não estamos.

  1. Assistir um documentário

Em Happy, de 2011, o diretor Roko Belic busca desvendar a felicidade. Ele viajou por 14 países — incluindo o Brasil — e entrevistou pessoas vivendo nas mais variadas condições sociais, além de pesquisadores que estudam o tema, para entender o que leva alguém a ser feliz.

  1. Ver um filme biográfico

Dirigido por Sean Penn e baseado no livro de Jon Krakauer, Na natureza selvagem conta a história real de Christopher McCandless, um rapaz recém-formado e de família rica que decide largar tudo e viajar pelos Estados Unidos em busca de autoconhecimento e de uma forma diferente de viver. Lançado em 2008, o filme foi indicado aos Oscar de melhor ator coadjuvante (Hal Holbrook) e melhor edição.

  1. Ler um livro

Maior sucesso do escritor Eckhart Tolle, O poder do agora busca inspiração em diversas correntes espirituais para defender a importância de conhecer e viver o presente para tomar atitudes de transformação de vida. Segundo Tole, o passado e o futuro são criados pelos nossos pensamentos, enquanto o agora é real e pode ser transformado. O livro traz métodos de relaxamento e meditação que ajudam o leitor a se firmar no presente e se libertar de preocupações e ansiedades relacionadas aos diferentes momentos da vida.

Sobre o Estudar Na Prática

O Estudar Na Prática é uma iniciativa da Fundação Estudar que apoia o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens, conectando-os ao mercado por meio de cursos, conferências e conteúdo digital gratuito.

Sobre a Fundação Estudar

A Fundação Estudar contribui para a formação das futuras lideranças transformadoras do Brasil por meio do estímulo à experiência acadêmica de excelência e do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Mais informações: www.estudar.org.br.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

.

Comércio de Ribeirão Preto terá abertura facultativa no feriado municipal de quarta-feira (20)

O SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista e a CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Lojistas informam que o comércio terá abertura facultativa na próxima quarta-feira (20)

Projeto Guri abre temporada de matrículas e oferece mais de 18 mil vagas para os polos do interior e litoral do Estado de São...

A manifestação de interesse para novos alunos e alunas do Projeto Guri - maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - será realizada de 25 de janeiro a 26 de fevereiro

Banhos de limpeza energética para começar 2021 com tudo

Terapeuta e benzedeira Jacqueline Naylah ensina como as ervas, sal grosso, pétalas de rosas e até os cristais podem proteger as energias e proporcionar bem-estar a quem realiza

Daerp tem atendimento online e por e-mail

Usuários podem fazer todos os pedidos pelo site ou buscar informações por e-mail, sem ter que ir ao atendimento presencial

Enem 2020: 51,5% dos inscritos no Enem não comparecem ao exame

Do total de 5.523.029 inscritos, 2.842.332 faltaram às provas