InícioEducaçãoCinco dicas para desenvolver seu autoconhecimento

Cinco dicas para desenvolver seu autoconhecimento

- continua após a publicidade -

O autoconhecimento pessoal e profissional hoje é uma competência básica. E também é um fator crítico de sucesso para os jovens ganharem confiança nos caminhos que irão seguir na carreira. Esses são os dois principais objetivos de praticar essa habilidade socioemocional que acelera o desenvolvimento de universitários e recém-formados.

Muitas decisões de carreira são baseadas em fatores externos de influência: status de determinada profissão, se o nome da empresa é mais conhecido, se os cargos são de liderança, além de tendências do mercado e remuneração salarial. Apesar desses fatores terem importância, existem outros elementos subjetivos que o jovem deveria levar em conta no processo de decisão, como explica a diretora executiva da Fundação Estudar, Anamaíra Spaggiari.

“A partir do momento que esse jovem entende os seus valores, suas motivações, onde ele quer chegar, o que no dia a dia brilha seus olhos, ele vai começar a encontrar informações intrínsecas que deve levar em conta no processo de decisão. Com o autoconhecimento aguçado, as pessoas notam o que está dentro delas. E isso é mais importante do que os fatores externos”, explica Anamaíra.

Ainda de acordo com ela, quem investe tempo em autoconhecimento, se sente mais realizado do que os influenciados por status e retorno financeiro. Além de ajudar a identificar as qualidades e dificuldades, alavancando as habilidades.

Pensando em como desenvolver o autoconhecimento, a Fundação Estudar preparou uma lista com cinco dicas para quem quer conhecer mais a si próprio e brilhar na carreira. Confira:

  1. Fazer um curso online e gratuito
    A Fundação Estudar oferece gratuitamente o curso Autoconhecimento Online Na Prática. São quatro semanas de aulas interativas que te ajudam a refletir sobre seus valores e objetivos e, com isso, encontrar uma trajetória que faça sentido para você. Por meio de atividades como mentoria individual e interação com outros participantes, o aluno descobre o quanto pode se conhecer ainda mais.
  2. Assistir um vídeo do TEDx
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Apresentado em 2016 pelo psicólogo experimental Petter Johansson, na Universidade de Uppsala, na Suécia, o TEDx ‘Será que você sabe por que faz o que faz?’ está disponível gratuitamente em vídeo no site oficial do evento, e já foi visualizado mais de um milhão de vezes. Nessa fala de 15 minutos, Petter apresenta experimentos, desenvolvidos em parceria com mágicos, para ilustrar a “cegueira da escolha”, fenômeno de manipulação que ocorre quando acreditamos que estamos recebendo aquilo que queremos, mesmo quando, na verdade, não estamos.

  1. Assistir um documentário

Em Happy, de 2011, o diretor Roko Belic busca desvendar a felicidade. Ele viajou por 14 países — incluindo o Brasil — e entrevistou pessoas vivendo nas mais variadas condições sociais, além de pesquisadores que estudam o tema, para entender o que leva alguém a ser feliz.

  1. Ver um filme biográfico

Dirigido por Sean Penn e baseado no livro de Jon Krakauer, Na natureza selvagem conta a história real de Christopher McCandless, um rapaz recém-formado e de família rica que decide largar tudo e viajar pelos Estados Unidos em busca de autoconhecimento e de uma forma diferente de viver. Lançado em 2008, o filme foi indicado aos Oscar de melhor ator coadjuvante (Hal Holbrook) e melhor edição.

  1. Ler um livro

Maior sucesso do escritor Eckhart Tolle, O poder do agora busca inspiração em diversas correntes espirituais para defender a importância de conhecer e viver o presente para tomar atitudes de transformação de vida. Segundo Tole, o passado e o futuro são criados pelos nossos pensamentos, enquanto o agora é real e pode ser transformado. O livro traz métodos de relaxamento e meditação que ajudam o leitor a se firmar no presente e se libertar de preocupações e ansiedades relacionadas aos diferentes momentos da vida.

Sobre o Estudar Na Prática

O Estudar Na Prática é uma iniciativa da Fundação Estudar que apoia o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens, conectando-os ao mercado por meio de cursos, conferências e conteúdo digital gratuito.

Sobre a Fundação Estudar

A Fundação Estudar contribui para a formação das futuras lideranças transformadoras do Brasil por meio do estímulo à experiência acadêmica de excelência e do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Mais informações: www.estudar.org.br.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Hora do Horror traz diversão imersiva inspirada em fatos reais

Alcatraz — Rebelião das Almas acompanha o médium John Feltner em investigação paranormal

Fretamento de onibus para as manifestações de 7 de Setembro na Paulista

Já estão com dificuldades de reservar ónibus para as manifestações de 7 de Setembro na Av. Paulista. A comemoração do Bi-centenário da Independência será o dia mais importantes dos últimos 200 anos.

Acabou a mamata: Câmara aprova fim das saídinhas de presos

Confira como votaram os deputados de SP. FROTA, TIRIRICA, e toda a quadrilha do PT, PSB, PSOL e PCdoB , desejavam que os bandidos continuassem nas ruas

Sextou: Confira a programação para o primeiro final de semana de Agosto

Fresno Fresno, Gusttavo Lima, Abba Experience, A Pequena Sereia,  Anime Fest, Biblioteca e shopping tambem trazem programação especial.

Grupo Teatral Fora de Hora se apresenta em Serrana

Nesta nova obra intitulada “Bernardo Literato”, inspirada no enredo do livro infantil “João das Letras”, de Regina Rennó, o coletivo teatral conta a história de Bernardo, um jovem escritor cujo sonho é realizar sua carreira enquanto artista.
- PUBLICIDADE -