Início Educação Centro de Qualificação Social e Profissional oferecerá cursos gratuitos

Centro de Qualificação Social e Profissional oferecerá cursos gratuitos

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Qualificação Social e Profissional (CQSP), abrirá inscrições para 13 cursos gratuitos. As inscrições serão realizadas no período de 9 a 13 de abril. Ao todo, serão ofertadas 1.800 vagas distribuídas em 13 cursos como hotelaria, cuidador de idoso, beleza (manicure/pedicure, depilação, corte de cabelo, maquiagem, estética facial e corporal), gastronomia, panificação, corte e costura, artesanato, bordado, crochê, garçom/barman, festas e eventos e jardinagem.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Carlos Cezar Barbosa, a realização dos cursos visa dois objetivos. “O retorno destas pessoas ao mercado de trabalho por meio da qualificação profissional e também a geração de renda com investimento pequeno na abertura do seu próprio negócio”, ressalta.

De acordo com o responsável do Centro de Qualificação Social e Profissional, Carlos César Gomes Sturari, a duração dos cursos varia de 40 horas a 80 horas. “As aulas são uma vez por semana, como no corte e costura, e duas vezes por semana para os cursos como os de panificação”.

Segundo Sturari, o corte e costura é que tem maior procura. “O serviço de troca de um zíper ou colocação de um botão gera renda e é necessário pouco investimento com a aquisição de uma máquina apenas para trabalhar”, diz.

O curso de panificação faz parte do curso de culinária e os alunos apreendem na prática sobre a fabricação de pães, bolos, doces e salgados para festa. “Temos vários relatos de pessoas que fizeram o curso e já estão gerando renda para as famílias”, comemora.

Os cursos foram descentralizados, além da unidade do Ipiranga, funcionam também no CEU das Artes, que fica no bairro Ribeirão Verde. Na Vila Tecnológica tem outra unidade e também nos bairros Quintino Facci II, Campos Elíseos e no Valentina Figueiredo.

“A exceção do curso de culinária que é realizado apenas no Ipiranga, nos demais o interessado tem a opção de fazer a inscrição nestas unidades citadas”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para a inscrição basta a apresentação de um documento com foto que pode ser o RG e o comprovante de residência. Os cursos são oferecidos apenas para pessoas que moram em Ribeirão Preto.

Os monitores são todos concursados com formação nas suas respectivas áreas. A previsão é do início das aulas já a partir do dia 16 de abril. Os cursos acontecem no período de manhã, tarde e noite na unidade do Ipiranga, e de manhã e tarde nas demais unidades. “Os alunos com até 70% de frequência já saem com o certificado de conclusão do curso”, ressalta.

O Centro de Qualificação Social e Profissional funciona na avenida Dom Pedro I, 45, de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 18h30.

Mais informações pelos telefones 3630-0401 / 3630-2994.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Confira discurso do presidente Bolsonaro na Cúpula do Clima

O presidente Jair Bolsonaro participou hoje (22) da Cúpula do Clima. O evento virtual, que começou hoje (22) e vai até amanhã

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em agosto

Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 4 poderão sacar o benefício.

Onda de frio chega ao Brasil na próxima semana

Uma frente fria avança para o Brasil no próximo fim de semana, 23 e 24 de abril, e traz uma massa de ar frio, de origem polar, com intensidade moderada a forte.

Sertãozinho abre processo seletivo para estágio em serviço social

Serão selecionados 15 estagiários. Inscrições devem ser feitas até 27 de abril.

COVID-19 leva a escalada de mortes e colapso de hospitais no Peru

Uma onda brutal da doença atingiu o país nas últimas semanas, resultando em hospitais superlotados, enquanto o acesso à vacinação continua sendo um grande desafio
- PUBLICIDADE -