Início Educação Augusto Cury participa de Congresso da USP em parceria com a Escola...

Augusto Cury participa de Congresso da USP em parceria com a Escola da Inteligência

Evento é gratuito, on-line e contará com a participação de pesquisadores internacionais para debater a educação escolar na pandemia

- continua após a publicidade -

Idealizado por três departamentos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto, o I Congresso Internacional de Educação Escolar será realizado entre os dias 23 e 27 de novembro e contará com a participação de pesquisadores, docentes e estudiosos do Brasil e de outros países.

Além de participar como instituição apoiadora, a Escola da Inteligência marcará presença no dia 24 com palestra do escritor e psiquiatra Augusto Cury e, na sequência, com a mesa-redonda “Educação socioemocional: da interação professor-aluno à aprendizagem significativa”, composta por produtores de conteúdo e consultores educacionais.

A união dos Departamentos de Educação; Informação e Comunicação; Química e Música trouxe multiplicidade de temas e convidados.

Durante quatro dias, 34 pesquisadores irão analisar a Educação Escolar, formular ideias, compartilhar opiniões, em cinco palestras e oito mesas-redondas. O evento será virtual, gratuito e abordará o cenário de pandemia, seus desafios, perspectivas e possibilidades.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para Camila Cury, presidente da Escola da Inteligência, será uma oportunidade única para refletir sobre o tema ajudando a pensar o presente e projetar o futuro. “A pandemia deixou clara a necessidade de nos preocuparmos com a saúde mental de professores e estudantes.

Além disso, precisamos refletir sobre os desafios enfrentados pela educação nesse momento de distanciamento social para pensarmos em estratégias para melhorar a aprendizagem”, acrescenta.

Dentre os convidados, está o estudioso francês Roger Chartier, doutor pela Ecole Normale Supérieure de Saint-Cloud, que apresentará discussões sobre estudos culturais e educacionais; Attico Chassot, professor e pesquisador na Rede Amazônica Ensino de Ciência; além de outros grandes nomes como o educador e escritor Mozart Neves Ramos, que falará sobre a Educação Básica brasileira.

Segundo Elaine Assolini, professora da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, coordenadora do Gepalle (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento) e uma das organizadoras do evento, é essencial pensar e construir a educação por meio de eventos científicos como um Congresso.

“Em tempos de Covid-19, essa atividade reflexiva se faz urgente. O cenário da pandemia traz questões inéditas e desafiadoras, em todos os âmbitos, que vêm instigando e mobilizando, sobretudo, pesquisadores e estudiosos da área de Educação Escolar”, pondera.

Para participar, é necessário realizar a inscrição geral do evento e, em seguida, a inscrição nas atividades disponíveis. A programação completa pode ser conferida no site: https://www.even3.com.br/ciee2020/

I Congresso Internacional de Educação Escolar
23 a 27 de novembro – 14h às 20h30
Mais informações: ciee.congresso@gmail.com

Sobre a Escola da Inteligência

Fundada em 2010, a Escola da Inteligência é o maior programa especializado em educação socioemocional do mundo. Nasceu a partir de 30 anos de pesquisas do escritor e psiquiatra Dr. Augusto Cury, idealizador da Teoria da Inteligência Multifocal que analisa o funcionamento da mente e a formação de pensadores. Com intenção de promover um programa para o desenvolvimento da inteligência, da saúde emocional e da construção de relações saudáveis entre alunos, professores e pais, a EI está presente em mais de mil escolas do Brasil, impactando a educação de mais de 400 mil alunos e 1,2 milhão de pessoas.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Distribuição de vacinas da AstraZeneca/Oxford deve começar neste sábado em todo o Brasil.

Brasil receberá 2 milhões de doses da vacina produzida na índia. Instituto FioCruz vai conferir e distribuir as doses para todo o país.

João Dória mente para a população e coloca todo o estado na Fase Vermelha.

Para o aprendiz de ditador e sua equipe a culpa é apenas da população. Ribeirão Preto entra para a fase vermelha aos finais de semana e após às 20hs durante a semana.

João Dória deve definir lockdown aos finais de semana e após às 20hs em dias de semana.

João Dória deve anunciar medidas com mais restrições para o estado aos finais de semana e toque de recolher durante a semana.

Startup de Ribeirão Preto tem apoio da ANVISA para avançar estudo de vacina contra COVID-19.

Empresa de Ribeirão Preto recebe o apoio da ANVISA para submeter os estudos no desenvolvimento de uma vacina contra o Coronavírus.

Mega-Sena pode pagar R$ 22 milhões neste sábado (23)

sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.
- PUBLICIDADE -