InícioEconomiaSenado aprova MP que amplia margem de consignado para aposentados

Senado aprova MP que amplia margem de consignado para aposentados

Margem de empréstimo passou de 35% para 40% da aposentadoria

- continua após a publicidade -

O Senado aprovou hoje (10) a Medida Provisória (MP) 1006/20, que amplia a margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa ampliação passa de 35% para 40% do valor do benefício e deverá vigorar até 31 de dezembro de 2021.

Dos 40% citados na MP, 5% são destinados exclusivamente para amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito ou utilização com finalidade de saque por meio do cartão de crédito. A MP perderia a validade amanhã (11) caso não tivesse sido votada. Agora, segue para sanção presidencial.

A MP veda novas contratações com o percentual de 40% a partir de 1º de janeiro de 2022. No entanto, ficam mantidos esses percentuais de desconto para as operações já contratadas. O relator da MP no Senado, Plínio Valério (PSDB-AM), entendeu que comprometer 40% da renda seja excessivo, mas destacou que muitos desses aposentados e pensionistas são provedores em suas casas e que podem correr risco de “não ter necessidades básicas atendidas” caso não haja a ampliação prevista no texto.

“Quando as pessoas que podem tomar empréstimos usando aquela via, de custo relativamente baixo, muitas vezes são provedores de bens essenciais para famílias inteiras e quando essas famílias correm risco de não ter necessidades básicas atendidas, não se pode descartar a via dos empréstimos consignados como uma alternativa a ser considerada”, disse Valério em seu parecer.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Atendimento ao público da Saerp será realizado no Poupatempo

Poupatempo esta pior do que nunca, atendimento lento e agendamento demorado. Mudança passará a valer a partir da semana que vem; serviços também podem ser solicitados pela internet

SEXTOU: Tem eleições e tem opções para toda familia

Entre as atividades, há opções pagas e gratuitas como shows, musical e stand-up comedy, MAS não se squeça: VOTE DIREITO

Vem aqui que te mostro: O site proibido pelo TSE

Lula aciona TSE para tirar “LulaFlix” do ar e pedido é acatado, portanto não leia e não compartilhe esta materia

Inacreditavel: Agendamento para vacinação contra Covid-19 em CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS esta aberto

Muitos pais vão chorar por tomarem esta decisão. Serão disponibilizadas 3.600 vagas e a vacinação acontecerá na sexta-feira, dia 30 de setembro

Eleições: Ruas na região Central serão interditadas neste domingo, dia 2 de outubro

Interferência viária também altera o trajeto de 21 linhas do transporte coletivo
- PUBLICIDADE -