InícioEconomiaRenovação da CNH pode ser feita por meio dos canais digitais do...

Renovação da CNH pode ser feita por meio dos canais digitais do Poupatempo

Nos seis primeiros meses de 2021, foram mais de 1,6 milhão de renovações online, pelo portal e app do programa

- continua após a publicidade -

Desde o início da pandemia, a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço na rotina da população, facilitando ainda mais o acesso aos serviços públicos. No Estado de São Paulo, mesmo com a vigência da Resolução 208 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prorrogou por tempo indeterminado os prazos de validade das CNHs a partir de março de 2020, os cidadãos podem realizar a renovação simplificada de forma online, por meio das plataformas digitais do Poupatempo. 

Nos seis primeiros meses desse ano, cerca de 2 milhões de cidadãos deram entrada no processo de renovação da habilitação. Desse total, mais de 1,6 milhão de atendimentos foram iniciados de maneira online, pelo portal e app Poupatempo Digital. 

arquivo



A tecnologia tem sido aliada de quem não quer deixar para resolver o serviço na última hora. “Apesar da suspensão temporária dos prazos para renovação de CNH, esse é um dos serviços mais procurados pelos usuários nos canais eletrônicos do programa. De forma rápida, segura e sem burocracia, os motoristas têm usado o site e o aplicativo do Poupatempo para manter a documentação em dia”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, que administra o programa Poupatempo.   

Os canais digitais do Poupatempo disponibilizam cerca de 140 serviços online, com segurança e agilidade, proporcionando mais autonomia aos usuários, que podem realizar os atendimentos a qualquer momento do dia, pelo computador ou celular.  

foto arquivo


Atualmente, mais de 80% dos serviços oferecidos pelo programa são feitos de maneira remota, como o licenciamento de veículos, consulta de IPVA, carteira de trabalho, seguro-desemprego, acesso à carteira de vacinação contra a Covid-19, entre outras. As opções realizadas presencialmente, mediante agendamento obrigatório, são os serviços os de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), por conta da coleta biométrica, e os do órgão estadual de trânsito, como a transferência interestadual e mudança nas características do veículo, por exemplo. 

No primeiro semestre deste ano, o Poupatempo realizou 15 milhões de serviços, sendo 12,2 milhões apenas pelas plataformas online. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Renovação Simplificada 

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.  
 

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.  
 

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pelo Denatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Caso cidadão não receba o e-mail, também pode consultar a versão digital através do site do Poupatempo. Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão tem a opção de receber o documento emitido em casa, pelos Correios, no endereço de cadastro do motorista junto ao Detran.SP. 

arquivo


Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Aquário Municipal é reaberto para visitação em Ribeirão Preto

Para a reabertura, além de nova decoração externa, foi feita a substituição da iluminação interna

Ribeirão Preto terá Centro de Saúde Mental com atendimento 24 horas

Projeto foi apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde; serviço será implantado no prédio da UBDS Central

Olimpíada: em treze dias, Brasil soma 15 medalhas, sendo 4 de ouro

Com Ana Marcela, Brasil bate recorde de mulheres medalhistas, e provavel que Brasil bata recorde de medalhas em todas participações.

Buraco, vazamento de esgoto e pedidos de roçada figuram entre principais reclamações de munícipes

Fica evidente a quantidade de problemas a resolver em Ribeirão Preto e a grande expectativa do cidadão em obter resposta e solução para suas demandas"

Serrana: 100% vacinada em adultos suspende aulas por contaminação de crianças

Os casos positivos são de crianças e adolescentes que foram infectados fora do ambiente escolar.
- PUBLICIDADE -