InícioEconomiaRegião da Mata de Santa Tereza é foco de empresas de desenvolvimento...

Região da Mata de Santa Tereza é foco de empresas de desenvolvimento imobiliário

- continua após a publicidade -

Inspiradas em iniciativas internacionais que buscam integrar moradia, trabalho e lazer em ambientes sustentáveis, empresas de urbanismo e incorporadoras que atuam em Ribeirão Preto (SP) e na macrorregião investem na criação de bairros planejados dentro das cidades. Geralmente, esses projetos estão localizados em grandes terrenos na área metropolitana e concentram empreendimentos residenciais e comerciais, praças e parques, além de, muitas vezes, disporem de sistemas para economia de água, energia e reciclagem. Uma das regiões que tem sido vista com grande potencial de desenvolvimento imobiliário, por exemplo, é o entorno da Mata de Santa Tereza, na Região Sul. Segundo estimativas da Perplan Urbanização e Empreendimentos, áreas próximas à estação ecológica – cerca de 3 milhões de m² – deverão receber perto de 7 mil moradias e 10 mil habitantes entre 5 e 10 anos.

Os motivos para isso são diversos. Segundo Eduardo Molina, gestor Institucional da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), eles incluem facilidade de acesso pelo Anel Viário Sul (Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira – SP-322), proximidade de uma grande área de natureza e do Ipê Golf Club, entre os privativos mais sofisticados da cidade, a existência de serviços de alta qualidade em dois centros de compra muito próximos (RibeirãoShopping e Shopping Iguatemi), supermercados completos (Carrefour e Pão de Açúcar), escolas de alto padrão (Liceu Albert Sabin e Concept), entre outros itens que facilitarão a vida das famílias e adicionarão qualidade de vida à “experiência do bem morar”.

“É crescente o interesse das pessoas em residir próximo a áreas verdes, parques e espaços de lazer e de polos de serviços qualificados. Isso ajuda a explicar o notável desenvolvimento imobiliário da Zona Sul de Ribeirão Preto, além do Anel Viário, com empreendimentos direcionados, principalmente, para as classes A e B, bem como explica o surgimento de poderosas âncoras de serviços que nessa região se anteciparam à plena ocupação demográfica”, afirma Molina.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Benefícios sustentáveis

A região onde, hoje, está localizado o loteamento fechado Portal da Mata é o novo foco de planejamento e ação da Perplan. Para promover o desenvolvimento do espaço, que possui vista sem igual para a Mata de Santa Teresa, o local já recebeu inúmeros benefícios sustentáveis, como o plantio de mais de 2.000 mudas de árvores nativas, conforme aprovações da SMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), e a reforma da área de serviços e de apoio aos funcionários do Horto Florestal de Ribeirão Preto.

Como se cria um novo bairro

Quando a Perplan estrutura um novo bairro planejado, ela entra com a documentação específica na prefeitura, que dará as diretrizes para a execução do mesmo. Por exemplo, no caso da região do Portal da Mata, há uma diretriz do Poder Público que mostra que, em médio e longo prazos, avenidas interligarão os loteamentos fechados já existentes e aqueles que surgirão à região da Vila do Golf e do Shopping Iguatemi. “Pensamos em projetos que venham contribuir com a sociedade, não fechá-la ou restringir sua comunicabilidade com o entorno no qual está situada”, salienta Leonel Darahem Mafud, diretor de Urbanização da empresa.

Um exemplo de bairro planejado em Ribeirão Preto é o Bosque das Juritis – hoje, o metro quadrado mais valorizado do município, valendo em torno de R$ ____. Localizado na Zona Sul, próximo às avenidas Professor João Fiúsa e Wladimir Meirelles Ferreira, o projeto foi desenvolvido no ano 2000 pela Perplan em uma área total de 546.095m² e lotes com dimensões entre 1.500 e 4.530 m². Logo se instalaram empresas de alto padrão neste novo polo, como as concessionárias de veículos BMW, Audi, Land Rover e Porsche, além de uma extensa rede comercial, hotéis (Mercury, Ibis Styles e Wyndham Garden) e condomínios mistos (Civitas Complexo Sul).

O Villa Romana é outro empreendimento do tipo. O bairro tem fácil acesso por três vias rápidas: Anel Viário Sul, Rodovia Antonio Machado Sant´Anna (SP-255 – Ribeirão Preto-Araraquara) e avenida Celso Charuri – todas duplicadas. A infraestrutura do projeto incluiu lotes residenciais fechados, com um clube privativo e terrenos para uso comercial, como escolas, postos de gasolina, restaurantes, entre outros serviços. Dos 550 mil m², 30% foram destinados a áreas verdes.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -