Início Economia Região da Mata de Santa Tereza é foco de empresas de desenvolvimento...

Região da Mata de Santa Tereza é foco de empresas de desenvolvimento imobiliário

- continua após a publicidade -

Inspiradas em iniciativas internacionais que buscam integrar moradia, trabalho e lazer em ambientes sustentáveis, empresas de urbanismo e incorporadoras que atuam em Ribeirão Preto (SP) e na macrorregião investem na criação de bairros planejados dentro das cidades. Geralmente, esses projetos estão localizados em grandes terrenos na área metropolitana e concentram empreendimentos residenciais e comerciais, praças e parques, além de, muitas vezes, disporem de sistemas para economia de água, energia e reciclagem. Uma das regiões que tem sido vista com grande potencial de desenvolvimento imobiliário, por exemplo, é o entorno da Mata de Santa Tereza, na Região Sul. Segundo estimativas da Perplan Urbanização e Empreendimentos, áreas próximas à estação ecológica – cerca de 3 milhões de m² – deverão receber perto de 7 mil moradias e 10 mil habitantes entre 5 e 10 anos.

Os motivos para isso são diversos. Segundo Eduardo Molina, gestor Institucional da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), eles incluem facilidade de acesso pelo Anel Viário Sul (Rodovia Prefeito Antonio Duarte Nogueira – SP-322), proximidade de uma grande área de natureza e do Ipê Golf Club, entre os privativos mais sofisticados da cidade, a existência de serviços de alta qualidade em dois centros de compra muito próximos (RibeirãoShopping e Shopping Iguatemi), supermercados completos (Carrefour e Pão de Açúcar), escolas de alto padrão (Liceu Albert Sabin e Concept), entre outros itens que facilitarão a vida das famílias e adicionarão qualidade de vida à “experiência do bem morar”.

“É crescente o interesse das pessoas em residir próximo a áreas verdes, parques e espaços de lazer e de polos de serviços qualificados. Isso ajuda a explicar o notável desenvolvimento imobiliário da Zona Sul de Ribeirão Preto, além do Anel Viário, com empreendimentos direcionados, principalmente, para as classes A e B, bem como explica o surgimento de poderosas âncoras de serviços que nessa região se anteciparam à plena ocupação demográfica”, afirma Molina.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Benefícios sustentáveis

A região onde, hoje, está localizado o loteamento fechado Portal da Mata é o novo foco de planejamento e ação da Perplan. Para promover o desenvolvimento do espaço, que possui vista sem igual para a Mata de Santa Teresa, o local já recebeu inúmeros benefícios sustentáveis, como o plantio de mais de 2.000 mudas de árvores nativas, conforme aprovações da SMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), e a reforma da área de serviços e de apoio aos funcionários do Horto Florestal de Ribeirão Preto.

Como se cria um novo bairro

Quando a Perplan estrutura um novo bairro planejado, ela entra com a documentação específica na prefeitura, que dará as diretrizes para a execução do mesmo. Por exemplo, no caso da região do Portal da Mata, há uma diretriz do Poder Público que mostra que, em médio e longo prazos, avenidas interligarão os loteamentos fechados já existentes e aqueles que surgirão à região da Vila do Golf e do Shopping Iguatemi. “Pensamos em projetos que venham contribuir com a sociedade, não fechá-la ou restringir sua comunicabilidade com o entorno no qual está situada”, salienta Leonel Darahem Mafud, diretor de Urbanização da empresa.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Um exemplo de bairro planejado em Ribeirão Preto é o Bosque das Juritis – hoje, o metro quadrado mais valorizado do município, valendo em torno de R$ ____. Localizado na Zona Sul, próximo às avenidas Professor João Fiúsa e Wladimir Meirelles Ferreira, o projeto foi desenvolvido no ano 2000 pela Perplan em uma área total de 546.095m² e lotes com dimensões entre 1.500 e 4.530 m². Logo se instalaram empresas de alto padrão neste novo polo, como as concessionárias de veículos BMW, Audi, Land Rover e Porsche, além de uma extensa rede comercial, hotéis (Mercury, Ibis Styles e Wyndham Garden) e condomínios mistos (Civitas Complexo Sul).

O Villa Romana é outro empreendimento do tipo. O bairro tem fácil acesso por três vias rápidas: Anel Viário Sul, Rodovia Antonio Machado Sant´Anna (SP-255 – Ribeirão Preto-Araraquara) e avenida Celso Charuri – todas duplicadas. A infraestrutura do projeto incluiu lotes residenciais fechados, com um clube privativo e terrenos para uso comercial, como escolas, postos de gasolina, restaurantes, entre outros serviços. Dos 550 mil m², 30% foram destinados a áreas verdes.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Após auxilio emergencial Bolsonaro cria renda cidadã para 2021

Bolsonaro confirma programa que vai substituir o Bolsa Família

Dia Mundial do Coração conscientiza população sobre problemas cardiovasculares

Em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Criada pela Federação Mundial do Coração com objetivo de conscientizar a população

Suicídio e depressão: questões individuais ou coletivas?

No entanto, quando a Organização Mundial da Saúde declara a depressão como o mal do século e as taxas de suicídio se elevam consideravelmente em épocas de crise e especialmente agora

Mesmo sem isolamento estado de SP completa 10 semanas queda de internações por coronavírus

Indicadores de saúde também apontam que os óbitos voltaram a diminuir, com queda de 16% em relação à semana anterior

Oficina educativa encerra programação mensal do Museu Casa de Portinari

Lúdicas, instrutivas e divertidas, as oficinas são ótimas ferramentas para ensinar conceitos básicos educacionais e sociais às crianças.