Início Economia Programa Verde Amarelo incentiva geração de emprego e renda

Programa Verde Amarelo incentiva geração de emprego e renda

Programa Verde Amarelo incentiva geração de emprego e renda

- continua após a publicidade -

O governo federal lança hoje (11) um programa para incentivar a qualificação profissional e a geração de emprego e renda. A expectativa do governo é que a iniciativa, batizada de Programa Verde e Amarelo, consiga gerar ao longo de três anos, cerca de 4,5 milhões de empregos.

O público-alvo da iniciativa são jovens que buscam a inserção no mercado de trabalho ou o primeiro emprego, trabalhadores desempregados que estejam cadastrados no banco de dados do Sistema Nacional de Emprego e pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O programa também será voltado para os trabalhadores que estão empregados em ocupações que sofrem com a diminuição das vagas de trabalho devido a modernização tecnológica e outras formas de reestruturação produtiva. Para esse público devem ser oferecidos mecanismos para a requalificação ou a recolocação no mercado de trabalho.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Uma das metas do programa é que, dos cerca de 4,5 milhões de empregos que o governo espera gerar, 50% desses trabalhadores ingressem no mercado de trabalho até um ano após a realização dos cursos.

A qualificação desses profissionais se dará por meio de um sistema de vouchers para a participação em processos de formação. “Os vouchers são vagas de qualificação oferecidas sem custo para os trabalhadores e que serão utilizadas para que as empresas treinem seus empregados e novos contratados em áreas e competências que realmente são necessárias para as companhias.

De acordo com o Planalto, as entidades encarregadas dos processos de formação serão pagas por performance. Pela proposta, só receberão recursos públicos os parceiros privados que comprovarem a empregabilidade dos ex-alunos.

Para auxiliar na tarefa de descobrir as demandas por emprego, o governo também vai incentivar, com o auxílio da rede pública de educação profissional, o mapeamento da real demanda do setor produtivo por qualificação profissional.

Segundo o Planalto, o decreto que institui a Estratégia Nacional de Qualificação para a Produtividade e o Emprego do governo federal tem por objetivo “promover, em larga escala, com a ajuda de parceiros públicos e privados, uma qualificação profissional alinhada com as demandas reais dos setores produtivos e com o futuro para elevar a empregabilidade e a produtividade além de difundir conhecimento e tecnologia”.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Jair Bolsonaro encerra viagem à Índia com 15 acordos fechados

Brasil e Índia fecharam parcerias em áreas como segurança cibernética, previdência social e saúde. A viagem presidencial também resultou na...

Aulas gratuitas de gastronomia abrem a programação de 2020 do Espaço Gourmet

Os interessados de qualquer idade podem se inscrever para participar das aulas que acontecem de segunda a sábado, às 14h e às 16 horas

Projeto Guri abre novo período de matrícula e oferece mais de 500 vagas na...

Inscrições para cursos gratuitos de música serão realizadas de 27 de janeiro a 28 de fevereiro

Sertãozinho: Ação global contra a dengue vai ganhar as ruas de Sertãozinho e Cruz...

“Ô dengue, tô fora! Vamos juntos mandar o mosquito embora!”. Será em ritmo carnavalesco que a ação global contra a dengue organizada pela Prefeitura...

Paulistão: Botafogo x Ponte Preta termina no Santa Cruz

O próximo desafio do Tricolor acontece na quarta-feira (29), às 19h15 contra o Ituano.

Governo de SP autoriza contratação de 5,6 mil policiais militares

Ato foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado

Alerta mundial: tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

Doença já matou 26 pessoas, tem mais de 800 casos confirmados e outros mil sob investigação no mundo inteiro

O bloco universitário pós carnaval mais animado da região está de volta. Quer um...

Vamos sortear um par de ingressos 100% open bar. Quer participar ?

Brasil e Índia assinam acordos em tecnologia, energia e segurança

Bolsonaro foi recebido pelo presidente indiano, Ram Kovind, e pelo primeiro ministro, Narendra Modi, em uma residência oficial.

Férias Esportivas tem Oficina de Pipa para os pais

Os adultos que acompanham as crianças durantes as atividades tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar pipas
- PUBLICIDADE -