Início Economia Programa leva indústria Santa Helena à economia milionária e eleva competitividade

Programa leva indústria Santa Helena à economia milionária e eleva competitividade

Iniciativa está em ação desde 2016 e recebe centenas de projetos anualmente, todos idealizados por colaboradores, que acabam mais engajados e participativos

- continua após a publicidade -

Economia milionária e maior engajamento dos colaboradores são alguns dos resultados do programa Santa Helena Produtiva, baseado na metodologia Lean, que estabelece critérios para eliminar desperdícios, enxugar despesas e otimizar o processo produtivo. Ativa desde 2016 na indústria de alimentos responsável por marcas como Paçoquita e Mendorato, a iniciativa já soma mais de mil projetos e, mesmo durante a pandemia, as ideias continuaram surgindo, ou melhor, foram ainda mais criativas e volumosas.  

Em 2020, conforme relata Devanir Medina, gerente corporativo de Engenharia, Segurança e Qualidade da Santa Helena, “apesar do cenário crítico e das dificuldades impostas pelo distanciamento, o número de projetos continuou em crescimento e alavancou ainda mais neste segundo semestre”. Inclusive, as metas previstas estão bem perto de serem atingidas. Foi por meio do programa que surgiu, por exemplo, a ideia de tornar o home office uma atividade híbrida no setor administrativo. 

arquivo

A metodologia Lean desenvolvida na Santa Helena, na qual já se tem mais de 500 profissionais capacitados, conta com o incentivo de gestores chamados de Champions. Eles são os responsáveis por liderar o procedimento conhecido como Ideation, no qual, a partir de reuniões envolvendo toda a equipe, levantam problemas, discutem soluções e definem quais são os projetos-chaves para o período, com foco em atingir os resultados financeiros de cada departamento. Esses profissionais, assim como os idealizadores dos projetos, ainda recebem pontos nas propostas de desenvolvimento de carreiras.

Apesar de desafiador, este ano foi o mais produtivo de todos para o programa Santa Helena Produtiva. Mais de 1,5 mil ideias foram apresentadas. Desse total, 189 foram priorizadas e transformadas em projetos. Medina pontua que, para as empresas que se inspirarem no modelo trabalhado pela indústria situada em Ribeirão Preto (SP), é preciso entender a ação como um programa que não tem data para acabar. “Como um processo de melhoria contínua, não tem um ciclo de vida estabelecido.”

foto divulgação
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O planejamento também é importante, por isso as metas para 2021 começaram a ser traçadas ainda no início deste segundo semestre. “Nesse período, realizamos diversos treinamento e outros tipos de capacitação para, assim, prospectar e identificar novas oportunidades para o ano que vem.  Com isso, mais de 100 iniciativas foram mapeadas e oferecem um elevado potencial de ganho financeiro e de competitividade para a empresa”, explica o gestor.

Com projetos voltados para departamentos como os de Produção/Engenharia, de Supply/Qualidade e Comercial, para citar alguns, a empresa espera renovar os bons resultados colhidos desde o início da operação. “O programa Santa Helena Produtiva já acumula, nos últimos cinco anos, uma redução de custos superior a R$ 110 milhões e esperamos que em 2021, tendo em vista o cenário de recuperação da economia, possa nos trazer ainda mais competitividade.”

foto divulgação

Sobre a Santa Helena

Desde 1942, quando foi criada por José Marques Telles, a Santa Helena trabalha para levar aos lares brasileiros e de países como o Japão, Uruguai e Estados Unidos produtos de qualidade e inovadores à base de amendoim, prontos para o consumo. 

Atualmente, a empresa mantém um portfólio diversificado e com marcas consagradas, tal como a Paçoquita e o Mendorato, itens que são referência de mercado. Mantém ainda uma linha completa de alimentos saudáveis, a marca Cuida Bem. No total, a indústria tem 160 produtos.

Com sede em Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, a companhia conta com mais de mil colaboradores e está entre as melhores empresas para se trabalhar e iniciar a carreira, segundo guia elaborado pela Você S/A. Saiba mais acessando www.santahelena.com

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Educação cadastra alunos que desejam receber internet gratuita

Chip com pacote de dados móveis é exclusivo para uso educacional; solicitação deve ser feita no Portal da Educação ou pessoalmente nas escolas

Ribeirão Preto: Novo horário de funcionamento de comércio e serviços

O toque de recolher continua valendo e nós fazemos que cumprimos e eles fazem que fiscalizam

Museu Casa da Memória Italiana e Museu da Cana realizam atividades em parceria

Instituições compartilham atividades culturais, virtuais e gratuitas

Missão Boa Notícia promove Grande Conferência Bíblica on-line

Transmitido no ano de 2020 por 655 emissoras ao redor do mundo, a Conferência é realizada para que os cristãos desenvolvam a convicção na salvação e vida de fé.

Nesta Sexta e Sábado comercio funciona das 10h as 22h

Descobriram finalmente que maior horário menor aglomeração.
- PUBLICIDADE -