InícioEconomiaPrefeito sinaliza a empresários possibilidade de flexibilizar quarentena a partir da próxima...

Prefeito sinaliza a empresários possibilidade de flexibilizar quarentena a partir da próxima semana

É preciso olhar a situação pela realidade brasileira, em que muitas empresas e famílias sequer se recuperaram da última crise econômica

- continua após a publicidade -

Em reunião realizada nesta terça-feira (14), empresas e trabalhadores apresentaram sugestões e pedidos ao chefe do Executivo municipal e receberam a informação que o cenário local já permite prever retomada gradual do comércio e serviços.

Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito Duarte Nogueira realizou uma reunião por teleconferência com algumas das principais entidades de classe de Ribeirão Preto e indicou a possibilidade de flexibilização do decreto de calamidade pública (76/2020), que visa combater o avanço da pandemia de Covid-19. O decreto prevê que atividades consideradas não-essenciais permaneçam fechadas até o dia 22 deste mês.

O presidente da ACIRP, Dorival Balbino, foi um dos participantes e relatou que existe um “clima de ansiedade” entre empresários e trabalhadores, pois muitas empresas estão com sérias dificuldades para manter seus negócios sem faturamento. Balbino reforçou que a decisão pela flexibilização, com a abertura gradual das atividades comerciais e de prestação de serviços, é técnica e cabe às autoridades públicas.

O empresário destacou ainda que é fundamental que sejam considerados, além dos aspectos referentes à saúde pública, os impactos econômicos e sociais gerados pelo fechamento total de diversas empresas, incluindo o desemprego.

foto arquivo

É preciso olhar a situação pela realidade brasileira, em que muitas empresas e famílias sequer se recuperaram da última crise econômica.”, afirma.

Insegurança

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para o presidente da ACIRP, outro fator que está contribuindo para a sensação de insegurança é que a maioria das empresas não está tendo acesso aos créditos anunciados pelo governo federal.

“Os empresários estão procurando os bancos e estão recebendo principalmente a oferta de capital de giro normal com taxas de juros muito altas, que inviabilizam o negócio”, disse.

O diretor regional do Ciesp, Guilherme Feitosa, também presente ao encontro desta manhã, afirma não ter dúvidas da necessidade de se retomar as atividades econômicas, mas destacou que também é importante ter mais clareza sobre como funcionarão as novas regras e quais setores serão ou não impactados.

“A Secretaria da Saúde mostrou que já existe um cenário que permite enxergar a abertura de forma paulatina e gradual. O que não pode ocorrer é iniciar uma flexibilização e depois ter que recuar”, avalia Feitosa.

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto tem trabalhado arduamente para auxiliar os empreendedores na preservação de suas empresas e, consequentemente, dos empregos, renda e riqueza no município. Para isso, tem oferecido assessoria jurídica, econômica e fiscal para seus associados e produzido boletins diários com atualizações sobre temas ligados à pandemia.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

O fundo do posso sem fundo: Fiocruz indica atenção com dengue

Períodos chuvosos atrelados ao calor são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, que é também transmissor do vírus da zika e chikungunya.

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 anos

De Uma família humilde do interior de São Paulo, dona Olinda, partiu mas pode ver os feitos do filho. Nossos sentimentos ao @jairmessias.bolsonaro

Coronavac é liberada e SP confirma dose para crianças em até 3 semanas

Eles garantem que o medicamento é seguro, e casos de mortes não são relacionados com a picada salvadora. Se ele garante nós acreditamos na ciência.

Criança de 10 anos infartou depois da picada mas o motivo não foi a vacina

Prefeitura diz que criança teve parada cardíaca após vacina, mas estado rapidamente concluiu que criança tinha doença rara no coração que os pais não sabiam. E nós acreditamos no trancarua

Nogueira esqueceu? Site e redes sociais da prefeitura não fizeram qualquer menção a data

Prefeitura não programou qualquer evento, não fez menção a data, simplesmente não lembraram a data.
- PUBLICIDADE -