Início Economia Prazo para parcelamento de débitos proposto pelo governo estadual se encerra em...

Prazo para parcelamento de débitos proposto pelo governo estadual se encerra em 15 de agosto

- continua após a publicidade -

O governo do estado de São Paulo criou o programa “Nos Conformes”, com o objetivo de permitir o parcelamento de impostos como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos) e outros débitos de natureza não tributária. A adesão ao programa pode ser feita até o dia 15 de agosto.

O alerta é feito pelos contadores Daniel Portella, Thiago Salviano Mastrichi e Vera Lúcia Santana de Souza, que cursam a pós-graduação em Gestão Fiscal, no Centro Universitário Estácio. De acordo com eles, o programa é uma oportunidade de liquidar os débitos com impostos e taxas em aberto, vencidos até 31 de dezembro de 2016, com abatimento de multa e juros, evitando assim, a inscrição no CADIN (Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais).

O programa permite duas formas de parcelamento. Uma é o Programa Especial de Parcelamento (PEP), que visa a regularização dos débitos de ICMS e a outra é o Programa de Parcelamento de Débitos (PPD), voltado ao IPVA, ITCMD e taxas estaduais.

PEP – Conforme o Decreto nº 62.709/2017, quem tem débitos de ICMS em atraso pode ter redução de 50% a 75% da multa de mora, e 40% a 60% de redução nos juros. Para usufruir dos benefícios, as empresas devem acessar o site www.pepdoicms.sp.gov.br, usando sua senha do Posto Fiscal Eletrônico, e optar por uma das formas de pagamento.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O parcelamento para ICMS tem valor mínimo mensal de R$ 500. Além disso, há desconto de 25%, 50% ou 75% do valor da multa punitiva, constante em Autos de Infração e Imposição de Multa (AIIM), para adesão em até 15 dias, de 16 a 30 dias, e após 30 dias, respectivamente, contados da data da Notificação da Autuação.

PPD – Os devedores do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre a Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens e Direitos (ITCMD), e de outras taxas estaduais, de qualquer origem e espécie, podem usufruir das mesmas reduções aplicadas ao PEP e parcelar seus débitos em até 18 vezes, com parcela mínima de R$ 200 mensais.

Para aderir ao PPD, o contribuinte deve acessar www.ppd2017.sp.gov.br, e fazer login no sistema utilizando seu CPF e senha do sistema Nota Fiscal Paulista (NFP). Caso o interessado não tenha acesso ao sistema NFP, deverá, obrigatoriamente, realizar seu cadastro para completar a adesão.

Atendimento gratuito – Pessoas físicas e empresários que necessitam de orientações fiscais podem procurar o atendimento do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que é oferecido gratuitamente na Estácio. O serviço funciona em parceria com a Receita Federal e auxilia na prestação de serviços como: inscrição e informações cadastrais do CPF e CNPJ, agendamento on-line de atendimentos na RFB; consulta à situação fiscal, entre outros.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 16h às 19 horas e, aos sábados, das 9h às 12h e precisa ser agendado pelo e-mail alessandra.santana@estacio.br, ou pelo telefone (16) 3523-4170. A Estácio está localizada na rua Abraão Issa Halack, 980.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Terceiro titulo da temporada: Palmeiras vence a copa do Brasil

Gols de Wesley e Gabriel Menino confirmaram a 3ª conquista do Alviverde na temporada. Antes, venceu o Paulistão e a Libertadores

Doria entra com queixa-crime contra vizinha que gravou vídeo

Doria nega e a mulher que gravou vídeo se diz ameaçada por ele ( veja o vídeo). Do ditadorzinho não pode-se esperar a verdade.

República Tcheca autoriza o uso da ivermectina no combate da covid-19

Esta semana publicamos que o Japão também autorizou uso do medicamento para a mesma finalidade. Link na matéria

Em breve na cidade de Serrana não ocorrerá mais casos de Covid

Até sábado (6), 17.968 voluntários receberam doses pela penúltima fase do estudo, que segue neste domingo (7).

Dia Internacional da Mulher: Exames que toda mulher precisa fazer

O Dia Internacional da Mulher lembrado em 8 de março é importante para celebrar as lutas, conquistas e méritos das mulheres de todo o mundo.
- PUBLICIDADE -