InícioEconomiaPorque os sonhos devem estar presentes no seu orçamento financeiro

Porque os sonhos devem estar presentes no seu orçamento financeiro

Você já deve ter ouvido, de diversas formas diferentes, que é importante se organizar financeiramente para não passar sufoco.

- continua após a publicidade -

*Por Lucas Radd

Você já deve ter ouvido, de diversas formas diferentes, que é importante se organizar financeiramente para não passar sufoco. E que, antes de pensar em sonhos futuros, você deve se ater aos gastos pontuais presentes, e ir com os pés no chão para ter uma renda ok. Minha ideia com este texto, não é dizer o contrário, mas sim, afirmar que, apesar de ser difícil,  é preciso colocar os sonhos no nosso planejamento, pode ajudar e muito a conseguirmos uma vida financeira mais equilibrada.

Quando falamos em finanças pessoais, é necessário ter em mente que o orçamento é o primeiro passo para um planejamento financeiro de sucesso! É com ele que vamos nos programar para conseguir uma reserva mensal recorrente; evitar endividamento e planejar e concretizar os nossos sonhos futuros.

Costumo dizer que devemos nos organizar por pequenas metas, inclusive quando colocamos na ponta do lápis como será gasto o dinheiro mês a mês. Sugiro elencar e priorizar todas as suas dívidas, e como próximo passo, pensar em possíveis investimentos e nos sonhos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Possuir um plano de execução financeira definido e seguro, evita possíveis “dores de cabeça” e melhora o desempenho do dia a dia. De acordo com o instituto britânico Money and Mental Health, dificuldades financeiras são as maiores causadoras de problemas da mente, como a ansiedade, depressão, estresse e insônia. Além disso, colaboradores em estresse financeiro têm o dobro da propensão de procurar uma nova oportunidade no mercado.

E é por isso que as empresas são grandes aliadas em alcançar uma vida financeira organizada. E, aquelas que  já entenderam isso largam na frente ao implantar medidas simples como workshops de finanças pessoais, planos para incentivo à poupança mensal e parceria com plataformas de bem-estar financeiro, que oferecem toda a infraestrutura para a orientação para os trabalhadores e resultam num enorme impacto no clima organizacional e na percepção de valor por parte dos times.

Por fim, é aí que entram os sonhos. Eles, mesmo que por último, devem estar presentes sempre, pois servem para priorizar as nossas conquistas e lembrar para onde devemos canalizar os nossos recursos financeiros, passando assim a fazer parte das metas a serem alcançadas.

Quando temos objetivos, evitamos exageros e impulsos de consumo. Por exemplo, quem tem um sonho nos planos financeiros resiste à tentação de uma promoção. As metas nos lembram o que de fato é importante e mantêm o foco no longo prazo. Costumo brincar que não vamos ao nutricionista para passar fome, vamos para entrar em forma. A mesma coisa acontece no caso do planejamento financeiro. Organize as finanças para alcançar os seus sonhos, com tudo planejado, você não precisa se privar de consumir ou de viver, porém saberá valorizar o que de fato é importante.

Lucas Radd é sócio-fundador e CEO da Rufy, plataforma de saúde financeira, destinada para pessoas e empresas, interessadas em oferecer o sistema como benefício aos colaboradores.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉 ShoppingSantaÚrsula Celebra os 50 Anos da Multiplan com Exposição Especial! 🏢

O ShoppingSantaÚrsula está em festa para comemorar os 50 anos da Multiplan, uma das maiores empresas de shopping centers do país!

ERP nuvem e sistemas especializados da TOTVS apoiam segurança de dados e otimização de recursos da Cory

Parceira de longa data da TOTVS, empresa com mais de 50 anos de história agora planeja avançar ainda mais em sua jornada de digitalização com a contratação de WMS SaaS

🎉 Deive Leonardo fará Apresentação na Festa do Peão de Barretos com Entrada Beneficente! 🙏

Prepare-se para uma experiência única de renovação espiritual na 69ª Festa do Peão de Barretos, com a presença do renomado evangelista Deive Leonardo! Com sua nova turnê mundial "Antes & Depois"

🏍️ Barretos Motorcycles Inicia Venda de Ingressos na Loja Os Independentes! 🎟️

A partir desta segunda-feira, 15, os apaixonados por motociclismo e diversão poderão garantir seus ingressos para a 20ª edição do Barretos Motorcycles diretamente na loja Os Independentes

🌟 Final do BBB 24: Davi é Favorito para Levar o Grande Prêmio Milionário! 🏆

A edição final do reality global acontece nesta terça-feira (16), prometendo não apenas coroar o grande campeão da temporada, mas também proporcionar momentos emocionantes e divertidos para todos os telespectadores.
- PUBLICIDADE -