InícioEconomiaPesquisa ACIRP: 60,4% das empresas podem fechar as portas em até 60...

Pesquisa ACIRP: 60,4% das empresas podem fechar as portas em até 60 dias

Segundo a pesquisa, 39,5%das empresas tiveram que demitir ao menos um trabalhador, 25,6% tiveram que demitir mais de 30 funcionários.#FIQUEEMCASA

- continua após a publicidade -

Uma pesquisa realizada pela ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, nos dias 14 e 15 de maio, com 306 empresas associadas da entidade, revelou detalhes dos impactos negativos da Covid-19 na economia.

O levantamento traz um dado alarmante: 60,4% das empresas correm o risco de fechar suas portas em até 60 dias.

Quando perguntados quanto tempo conseguiriam manter seu negócio com o faturamento atual, 12,7% dos entrevistados afirmaram que já estão encerrando ou encerrarão suas atividades caso o quadro atual perdure.

Com a manutenção das atuais condições, 28,4% dos empresários afirmaram que conseguem manter suas empresas por mais 30 dias e 19,3% até 60 dias. Dos entrevistados, apenas 10,5% declararam que o faturamento atual lhes permite manter indefinidamente o funcionamento do seu negócio.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
foto internet

Outro dado revelado pela pesquisa é a queda no faturamento de 90% das empresas.

Deste universo, mais da metade (53,9%) teve queda superior a 20% nas receitas. Do total de empresas pesquisadas, 40,2% já sentiu redução superior a 40% no faturamento.

Além da queda de receita as empresas enfrentamtambém a dificuldade de obtenção de crédito para honrar seus compromissos.

A pesquisa mostra que dentre as empresas que procuraram instituições financeiras, 58,2% tiveram a solicitação de crédito negada.As principais linhas de financiamento procuradas são relativas a folha de pagamento e fluxo de caixa.

Diante disso, empresas têm postergado e negociado pagamentos. As negociações foram realizadas principalmente com fornecedores, aluguéis e bancos.

Já com relação ao pagamento de obrigações, 59% das empresas afirmaram que deixaram de pagar impostos; 22% não pagaram aluguéis; 27% assumiram dívida com fornecedores e 11% não conseguiram pagar em dia os salários.

foto ebc

Presença digital

A pesquisa revelou também que as empresas buscaram diversificar canais de venda e recebimento de pedidos.

Os principais meios foram o Whatsapp (utilizado por 82% do total de respondentes), o tradicional telefone (ferramenta de 69,3% das empresas) e as redes sociais (49%).

A venda presencial, seguindo as regras sanitárias, foi apontada em 43,1% dos casos. Os piores desempenhos foram com E-Commerce (15,7%) e Marketplace (12,4%).

Também chama atenção o fato de que a maioria das poucas empresas que tiveram aumento de vendas tem forte presença digital, vendendo por e-commerce 14% ou realizando marketing digital. O mesmo acontece com a maioria das empresas que teve menos de 10% de queda nas vendas.

Já como canais de entrega, os respondentes apontaram o atendimento presencial e o delivery próprio como principais ferramentas para seus clientes, com 55,6% (170 respostas) e 48% (149 respostas), respectivamente. Solução para reduz custos com empresas de entregas.

foto internet

Demissões e negociações

O levantamento reforçou os altos índices de demissões nas empresas consultadas.

Segundo a pesquisa, 39,5%das empresas tiveram que demitir ao menos um trabalhador. A compilação de dados mostrou redução de 9,79% do total de vagas nas empresas em comparação com o período pré-pandemia.

Das empresas pesquisadas, 25,6% do total tiveram que demitir mais de 30 funcionários.

Outras medidas já tomadas ou previstas pelas empresas têm sido a concessão de férias, alternativa encontrada por 48,4% dos entrevistados; reduçãode jornada e salários proporcional, opção de 35,9%; home office parcial, 22,2% e divisão das equipes em turnos, adotada por 7,8%.

foto arquivo

Empresários

Outro indicador preocupante é a pequena reserva financeira dos empresários para suas despesas familiares.

Problema grave uma vez que os empresários não possuem benefícios como FGTS e Seguro Desemprego.

Dentre os pesquisados, 40,8% apontaram ter recursos para até 30 dias de despesas familiares enquanto 30,1% afirmaram ter condições financeiras para até 60 dias e 17% até 90 dias. Ou seja, daqui a três meses 87,1% dos empresários não conseguirão pagar suas despesas pessoais.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Relações Institucionais da ACIRP e enviada por e-mail e grupos de Whatsapp às empresas da Base da entidade, que conta com aproximadamente 5.600 associados, dos quais cerca de 1.300 visualizaram a mensagem e 306 empresas responderam. De acordo com o Portal Empresômetro, Ribeirão Preto possuía em 17/05/2020, 110.293 empresas e segundo pesquisa no Portal do Empreendedor desse total, 48.173 são MEIs – Micro Empreendedores Individuais.

A base ativa de relacionamento da ACIRP se constitui majoritariamente de empresas mais maduras com ao menos cinco anos de funcionamento e dois ou mais empregados, ou seja, o segmento MEI não está significativamente representado na amostra.

Confira a pesquisa: https://cutt.ly/byTq1AP

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -