InícioEconomiaPandemia altera os prazos para os pagamentos de impostos obrigatórios para veículos

Pandemia altera os prazos para os pagamentos de impostos obrigatórios para veículos

Conheça o novo calendário e diferentes formas de quitar os débitos de trânsito

- continua após a publicidade -

O calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) sofreu alterações em alguns Estados por conta dos reflexos e impactos econômicos causados pela pandemia do coronavírus. Em cada Estado, o DETRAN local determinou uma regra para que o consumidor possa regularizar a situação do seu veículo.  Motoristas do Ceará, São Paulo, Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina e Distrito Federal podem regularizar suas pendências agora em dezembro. 

Normalmente os dias de pagamento são definidos de acordo com a região e o final da placa de cada veículo. A quitação do valor do imposto pode ser dividido em até três vezes, com parcelas distribuídas entre os meses de janeiro e março e o contribuinte também pode optar por pagar em uma única parcela com desconto.

Em alguns Estados os prazos foram prorrogados, em outros o calendário não teve nenhum modificação, também existem casos em que o condutor pode optar pelo parcelamento de seus débitos utilizando serviços de empresas privadas conveniadas ao DETRAN. Nos casos de São Paulo, Distrito Federal, Ceará, Paraíba, Piauí, Santa Catarina e Mato Grosso, os prazos para pagamento do IPVA e do licenciamento vencem agora em dezembro, e poderão ser realizados de acordo com a placa do carro. 

dovulgação

É possível fazer o parcelamento desses e de outros débitos de trânsito, por intermédio de empresas como a Zapay, uma startup especializada no parcelamento de débitos de veículos junto aos órgãos de trânsito, onde o cliente consegue ter acesso a todos os seus débitos e pagar as dívidas do seu carro como IPVA, multas, DPVAT e licenciamento parcelando em de até 12x no cartão. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“A Zapay foi criada para ajudar o condutor e desburocratizar os pagamentos de débitos de trânsito, fazendo com que o motorista possa parcelar esses valores e ficar em dia com o DETRAN”, ressalta Callebe Mendes, CEO da Zapay.

Callebe também ressalta que o parcelamento dessas pendências pode ser uma boa alternativa para que as pessoas que por algum motivo ainda não quitaram seus débitos evitem problemas mais graves como multas e até a apreensão do veículo. “Muitas pessoas perderam renda durante a pandemia e os débitos ligados aos órgãos de trânsito acabaram ficando em segundo plano. Com a retomada gradual da economia é interessante que o contribuinte busque caminhos para quitar esses débitos de maneira que não pese no orçamento”.

As transações realizadas pelo site da Zapay, também podem ser feitas quando o prazo de pagamento estipulado pelo DETRAN já tiver acabado. Como é o caso do Rio Grande do Norte. No Estado, o prazo de vencimento das pendências já expirou e os condutores que não quitaram suas dívidas, poderão ser multados. 

O Código de Trânsito Brasileiro estipula multa de R$ 293,47 para o condutor flagrado dirigindo sem o licenciamento. A infração é considerada gravíssima, com o lançamento de sete pontos no prontuário de habilitação e o recolhimento do veículo. Para regular a situação, o motorista deve pagar o IPVA, o DPVAT, a taxa de licenciamento e as multas. 

Enquanto o condutor não regulariza o pagamento do IPVA, não pode fazer o licenciamento do veículo. E, quem é pego com o licenciamento irregular, também corre o risco de ter o carro apreendido. O condutor também pode ter seu nome negativado, no entanto, no caso de dívidas com o governo, a negativação não acontece junto ao SPC ou Serasa. A pessoa tem o seu nome incluído na dívida ativa, que é uma execução fiscal onde ele poderá até perder o carro.

Confira os Estados em que o motorista pode regularizar suas pendências agora em dezembro:

São Paulo: pagamento de licenciamento para carros com placa final 0 e 9, em cota única sem desconto, até dia 31/12

– Ceará: pagamento do licenciamento para carros com placa final 0, em cota única sem desconto até o dia 10/12;

– Mato Grosso: pagamento de licenciamento para carros com placa final 8, 9 e 0, em cota única sem desconto até o dia 31/12

– Paraíba: pagamento de IPVA para carros com placa final 0, em cota única ou parcelado em 3 vezes, até o dia 29/12

Paraíba: pagamento de licenciamento para carros com placa final 0, em cota única sem desconto, até o dia 29/12 

– Piauí: pagamento de IPVA para carros com placa final 0, em 3 vezes, até o dia 30/12

– Santa Catarina: pagamento de licenciamento para carros com placa final 0, em cota única sem desconto, até 15/12

– Distrito Federal: pagamento de licenciamento para carros com placa final 0 e 9, em cota única sem desconto, até dia 31/12

Sobre a Zapay

Fundada em 2017 e com o início das operações em 2018, em Brasília, a Zapay é uma startup especializada em facilitar o pagamento de débitos de veículos junto aos órgãos de trânsito, que tem como propósito facilitar a vida do cliente e desburocratizar os processos para regularização dos veículos no Brasil. Com cinco fundadores e Callebe Mendes à frente como CEO e CFO, a Zapay tem convênio e acesso autorizado em 22 DETRANs do Brasil. Com a empresa, o cliente consegue pagar débitos de IPVA, multas, DPVAT e licenciamento em um só lugar, sem filas, com rapidez e praticidade e com o parcelamento do débito em até 12x no cartão de crédito. 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -