O “Tratoraço” em Porto Alegre ganhou força para exigir ações urgentes do governo federal.

A manifestação, chamada de SOS Agro RS, contou com mais de trezentos tratores e cerca de dez mil agricultores, incluindo participantes de outros estados.

0
239

O “Tratoraço” em Porto Alegre ganhou força nesta quinta (8) e sexta-feira (9), com produtores rurais de várias regiões do Rio Grande do Sul se unindo para exigir ações urgentes do governo federal.

A manifestação, chamada de SOS Agro RS, contou com mais de trezentos tratores e cerca de dez mil agricultores, incluindo participantes de outros estados. Eles bloquearam rodovias importantes como a BR-386, BR-116, BR-290 (Freeway) e BR-448, causando grandes congestionamentos, especialmente na Freeway.

O principal objetivo do protesto foi pressionar o governo federal a adotar medidas mais eficazes para aliviar as dívidas dos produtores rurais e apoiar a recuperação do setor agrícola, duramente afetado pelas recentes enchentes. Os tratores percorreram o Centro de Porto Alegre e estacionaram na avenida Edvaldo Pereira Paiva, no entorno do Parque Harmonia, onde uma faixa de cada sentido precisou ser bloqueada para controlar o tráfego.

Esta é a terceira manifestação organizada pelos produtores rurais gaúchos, após eventos semelhantes em Cachoeira do Sul e Rio Pardo. A mobilização ocorre pouco tempo depois do governo federal publicar, em 31 de julho, uma medida provisória que estabelece condições para a renegociação das dívidas dos produtores, com descontos baseados no percentual de perdas, mas que ainda aguarda detalhes de um decreto para ser completamente implementada.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participou do protesto e manifestou sua preocupação com as dificuldades enfrentadas pelo agronegócio no estado, agravadas pelas enchentes deste ano. Ele ressaltou a necessidade de ações efetivas por parte do governo federal para apoiar a recuperação do setor no sul do Brasil, que, segundo ele, ainda enfrenta grandes desafios apesar das expectativas de melhoria.