Início Economia O futuro do trabalho pós pandemia

O futuro do trabalho pós pandemia

Convido você a fazer três perguntas neste momento de recolhimento, aproveitando para fazer algo que geralmente não faz em seu dia a dia:

- continua após a publicidade -

por Wagner Mota

Mesmo antes desta crise global vivenciada por todos nós, a partir da pandemia; notamos a tendência a uma mudança ampla no mercado de trabalho. Um dos temas mais comentados era a influência da tecnologia neste mercado. Falávamos muito em transformação digital, mas percebíamos uma resistência natural de muitas pessoas.

No atual contexto, estamos muito mais envolvidos com a tecnologia; para trabalhar remotamente; fazer reuniões familiares; educativas e outros usos criativos que estamos presenciando. Aliás, nós, brasileiros, temos este talento natural da criatividade que está sendo colocado em prática.

arquivo

Quais os números?

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Diversos estudos projetavam que 70% das posições no mercado, hoje existentes, não existiriam mais (aproveito para recomendar a vocês acompanharem Kevin Kelly, que trata muito bem dos impactos da Inteligência Artificial em nossas vidas).

Assim, temos muito claro que diversos profissionais, infelizmente, não estão olhando para a “próxima curva” e, por consequência, não estão se preparando para permanecer no mercado de trabalho.

É importante lembrar que não apenas os profissionais envolvidos com telemarketing, por exemplo, estão sendo afetados – como já é nítido por meio das chamadas feitas por robôs que recebemos constantemente – mas também advogados, médicos, e outros profissionais, já estão sendo impactados pela nova tecnologia, e muito em breve pela nova economia pós pandemia. Por isso, cada vez mais todos nós teremos que nos reinventar.

arquivo pessoal

Movimentos

Podemos observar ao menos dois movimentos de maneira explícita:

  • O desligamento desses profissionais das organizações, visto que muitos empresários com os ganhos da automação e esse novo fator trazido pela pandemia, e a redução inesperada no ritmo da economia, irão focar na redução de suas folhas de pagamento;
  • Por outro lado, há um movimento de aproveitar esses profissionais em posições que possam gerar ações mais criativas, estratégicas eficientes dentro do negócio; mais uma vez todos terão que se reinventar; o empresário, o colaborador e o consumidor.

Nessa segunda alternativa, os profissionais precisam estar antenados com as novas linguagens e necessidades dessas posições e do novo mundo que veremos adiante.

É muito interessante observar que estamos obrigatoriamente aprendendo a usar recursos da tecnologia de maneira muito mais acelerada que antes; aquelas reuniões que eram marcadas em que vários participantes gastavam muito tempo em deslocamentos, nesta fase, desapareceram. Nosso tempo útil agradece, e a natureza também, pois é poupada da poluição exagerada e desnecessária.

arquivo

Novos modelos de trabalho

Antes de tudo isso; na filial japonesa da Microsoft fizeram uma experiência de implementação durante 30 dias, do final de semana de 3 dias. Você consegue adivinhar o resultado na produtividade? Um aumento incrível de 40%!

O mercado de trabalho, como conhecemos já estava passando por uma verdadeira revolução, agora isso será acelerado. A melhor forma de surfarmos nesta onda é por meio do aprendizado contínuo.

Como você está usando o seu tempo extra neste momento de recolhimento ou quarentena?

O que mais posso fazer nesta fase?

Esta revolução traz consigo um efeito colateral muito danoso que é a ansiedade excessiva! Como você está se protegendo desse verdadeiro vilão?

Temos boas práticas que podem funcionar como um antídoto como, por exemplo, a Meditação em Movimento (Qi Gong ou Chi Kung), que acaba trazendo diversos benefícios: atenção plena; foco, produtividade, aumento da saúde e percepção daquilo que mais importa em nossas vidas. Essa prática me fez tão bem, que fiz uma formação intensa e hoje sou instrutor.

arquivo

Oportunidades

A economia circular, a colaboração, o olhar para o comércio local, o empreendedorismo, se mostram como oportunidades importantes após esta crise.

Neste momento, aqueles que estão buscando capacitações, mudanças de modelo mental, reflexões em busca de autoconhecimento, descoberta e desenvolvimento de seus talentos, terão maiores chances de permanecer nas organizações reinventadas.

Assim, há dois comportamentos que podem definir o desligamento ou o aproveitamento dos profissionais em novas posições:

  • Aguardar o momento de restruturação chegar em sua etapa mais avançada; imaginando que isso nunca o atingirá de forma mais impactante;
  • Antecipar-se e olhar a próxima curva, capacitando-se antes de o momento chegar!

Que tal olharmos para a próxima curva?

Convite

Convido você a fazer três perguntas neste momento de recolhimento, aproveitando para fazer algo que geralmente não faz em seu dia a dia:

  • Quem sou eu de verdade (Por que estou aqui?)
  • Aonde quero chegar?
  • Como e a quem beneficiarei no caminho e ao chegar lá?

Aproveite esta oportunidade para buscar o autoconhecimento profundo, rever aquilo que de verdade é valioso para você, tomar atitudes diferentes! Não desista de buscar essas respostas em sua vida, quando descobrir, nascerá de novo!

arquivo

Diga sim a quem você é de verdade e seja feliz.

Wagner Mota é advogado, palestrante, instrutor de práticas meditativas e mentor de carreira, com MBA em Liderança, Inovação e Gestão pela PUC/RS

Autor do livro best seller: O Código da Realização – Editora Literare Books International e do curso online com o mesmo nome, com alunos na América do Sul, América do Norte, Europa e África.

www.wagnermotapalestras.com.br

@wagnermotaoficial

WhatsApp: (11) 97328 6312

E-mail: wagnermotapalestras@gmail.com

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com restrições, lojistas de shoppings falam em demissões em massa

"O poder público deveria, desde o começo, manter hospitais de campanha, aumentar a testagem, reforçar a oferta de transporte público"

Agendamento para vacinação de idosos entre 80 e 84 anos será reaberto ao meio-dia desta sexta-feira, dia 5

Vacinação será na segunda-feira, dia 8, das 8h30 às 14h30, em 26 salas de vacina nas UBSs (Unidade Básicas de Saúde) distribuídas pela cidade

Pesquisa realizada em Março mostra Bolsonaro com o dobro do segundo colocado

A pesquisa realizada em Março e divulgado hoje (05), mostra que em todos os cenários Bolsonaro ganha de Lula, Haddad, Moro. Já Doria não passa de 5%.

Em novo megavazamento, dados de brasileiros são expostos

Entre os alvos estão integrantes do STF, parlamentares do Congresso e membros da Petrobras

WhatsApp Web libera chamadas de vídeo e áudio

Nesta quinta-feira, 4, o app lançou dois recursos até então presentes somente em smartphones: chamadas de vídeo e chamadas de áudio.
- PUBLICIDADE -