InícioEconomiaImposto de Renda: Governo prorroga prazo de entrega para pessoa física

Imposto de Renda: Governo prorroga prazo de entrega para pessoa física

Receita Federal anunciou ontem (1/04) que o fim do prazo da entrega da declaração de Imposto de Renda foi adiado para o dia 30 de junho.

- continua após a publicidade -

Muito cobrado pela demora das medidas econômicas para a travessia na crise da Covid-19, a Receita Federal anunciou ontem (1/04) que o fim do prazo da entrega da declaração de Imposto de Renda de pessoa física foi adiado para o dia 30 de junho. Inicialmente, o prazo se encerrava em 30 de abril.

arquivo

Segundo Murillo Torelli, especialista em Contabilidade Financeira e Tributária e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a modificação faz parte de um pacote de medidas que rrente:ão:nte: 6972-0 Federal o governo federal divulgou e que devem ajudar as empresas e as pessoas físicas a superar esse período.

“As medidas incluem adiar o pagamento do PIS/Pasep, Cofins e da contribuição previdenciária patronal de abril e maio para agosto e outubro e zerar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o crédito”, ressalta.

“Mas a medida que mais impacta inicialmente as pessoas físicas é a alteração/postergação da data máxima para entrega da declaração de ajuste anual do imposto de renda pessoa física (IR), o prazo final estava estipulado para 30/04. Com o decreto publicado, a data final foi postergada em 60 dias”, complementa.

Outra medida importante que o especialista destaca é a redução da jornada de trabalho ou a suspensão do contrato de trabalho com complementação de todo ou parte do salário pelo governo.

arquivo

A Receita informa que a medida foi adotada a pedido de contribuintes que alegaram estar tendo problemas de acesso a documentos ou ajuda especializada. A instituição avalia ainda o calendário de restituições, previsto para iniciar no fim de maio. Fato que pode gerar uma tranquilidade para os contribuintes que já vivem um momento de grandes angústias.

O professor chama a atenção ao fato de que, caso a declaração já esteja preenchida e o contribuinte já tenha os documentos, “não faz sentido postergar a obrigação da entrega, pois essa alternativa só é válida para quem ainda não conseguiu os dados ou está com dificuldades para contratar um profissional capaz de elaborar a declaração”, conclui.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Receita estima que 27% dos contribuintes já fizeram o acerto com o Leão em 2020.

IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019

O especialista está à disposição para comentar o assunto.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2020, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -