InícioEconomiaDurante o 5º AgroEncontro, AGROCANA ROADSHOW destaca ações para aumentar rentabilidade na...

Durante o 5º AgroEncontro, AGROCANA ROADSHOW destaca ações para aumentar rentabilidade na produção de cana

- continua após a publicidade -

Com uma agenda de palestras e encontros voltados aos produtores de cana-de-açúcar, o AGROCANA ROADSHOW – que representa o setor agrícola da FENASUCRO (Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética) – está participando do 5º AgroEncontro organizado pela Ourofino Agrociência. O evento acontece até o dia 13 de abril, na Fazenda Experimental da Ourofino no município de Guatapará/SP. A expectativa de público é de 1,6 mil produtores.

Além das atividades no campo que estão demonstrando novas tecnologias e produtos que permitem alavancar a produtividade do agricultor, os produtores estão participando de palestras apoiadas pelo AGROCANA ROADSHOW, como a de Celso Albano, gestor executivo da Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) que apresenta maneiras de garantir um futuro seguro e rentável para os produtores. Celso revelou que nos últimos 10 anos houve uma diminuição da participação de Produtores de cana junto às associações vinculadas ao Sistema Integrado ORPLANA, e que o relacionamento com cooperativas e associações é fundamental para que haja a troca de experiências e a interação com as novas tecnologias – medidas importantes para melhorar as condições desses produtores e elevar a produtividade. “Na última década a produção de cana-de-açúcar da região Centro-Sul caiu de 84 para 75 toneladas por hectare. Além desta queda de produtividade, há também o aumento dos custos de produção e também o endividamento das indústrias e dos próprios produtores. Nestas palestras uma das medidas que mostramos é que se eles participarem de condomínios, fazendo o uso comum da estrutura e consórcio de bens de capital, conseguem melhorar seus cenários reduzindo seus custos e elevando a produtividade. Além disso, tecnologias de gerenciamento da atividade e monitoramento global das áreas de produção são fundamentais para o futuro do produtor”, explica Celso Albano.

Jardel Massari, sócio-fundador da Ourofino Agrociência, também destacou a importância de levar ferramentas para o produtor reduzir custos e aumentar a produtividade. “O foco principal deste evento é agregar conhecimento e permitir um relacionamento mais estreito entre produtores e cooperativas, viabilizando entre eles a troca de experiências, casos de sucesso e de gestão, além da demonstração das novas tecnologias e soluções adequadas à realidade brasileira. Para sobreviver ao mercado é preciso produzir bem e o conhecimento é imprescindível!”, alerta.

Para ter mais informações sobre o futuro do produtor, Gilmar Soave, de Rio das Pedras – região de Piracicaba – participou do AgroEncontro e aposta suas esperanças no Renovabio. “Com este programa espero melhorar a produtividade e que surjam melhores condições para nós produtores”. Aléssio Antunes Mattiello, de Ribeirão Bonito – região de Araraquara – destaca a busca por novos conhecimentos. “É fundamental reforçar o que também já sabemos para nos mantermos no mercado”, disse.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para Paulo Montabone, gerente geral da FENASUCRO & AGROCANA, ampliar o conhecimento dos produtores é uma importante oportunidade para o fortalecimento da base do setor sucroenergético. “Para isso organizamos um cronograma de palestras ao longo de 2018, estendendo a AGROCANA durante o ano inteiro e não apenas nos dias de realização da FENASUCRO. O produtor de cana-de-açúcar pode ser muito mais e nossa aposta é que se transforme em produtor de bioenergia. É aí que entramos com a geração de novos conhecimentos para que eles tenham horizontes mais abertos e prósperos”, pontua.

Os temas a serem trabalhados pelo AGROCANA ROADSHOW são: Gestão da Informação no Agronegócio; Agricultura de precisão para o produtor de cana; Gestão de processos na atividade agrícola; Gestão financeira e orçamentária; Certificação da cana; Projetos Integrados de Cogeração; e Desafios da MBP (muda pré-brotada).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Campeonato Esportivo movimenta mais de mil alunos das escolas municipais

Cirem será realizado até a 2a quinzena de dezembro

Assistência Social realizará “V Caminhada Mulher Maravilha” neste domingo

Evento promovido pelo NAEM acontece em referência aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Projeto Guri está com inscrições abertas

Crianças e adolescentes de seis a 18 anos podem aprender a tocar um instrumento musical, sem a necessidade de conhecimento prévio

Fogos de artifício: veterinário explica como proteger os animais durante as comemorações

Especialista explica as possíveis reações dos pets e o que pode ser feito para amenizar o pânico e transtornos causados pelas explosões

Shopping Iguatemi Ribeirão Preto lança promoção de natal “Compre e Ganhe” com sorteio de vale-compras

Empreendimento apresenta também o seu tradicional filme natalino que reforça valores como empatia e gentileza; campanha é assinada pela DAVID
- PUBLICIDADE -