InícioEconomiaCoronavírus : Presidente e ministros do Uruguai reduzem seus salários

Coronavírus : Presidente e ministros do Uruguai reduzem seus salários

O fundo ainda será abastecido com dinheiro dos salários e dos fundos de pensão de funcionários públicos – inclusive de ex-presidentes. Aqui no Brasil os políticos, poderiam dar sua contribuição, já que nada fazem pela população

- continua após a publicidade -

Corte será de 20% da renda mensal de membros do governo. Medida atinge também parlamentares, funcionários e pensionistas do serviço público. Dinheiro abastecerá fundo para conter impactos da covid-19 no país.

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, anunciou na quinta-feira (26/03) que ele, os ministros do governo e os parlamentares do país deverão ter seus salários reduzidos em 20% como uma das medidas para ajudar a combater a pandemia do novo coronavírus.

O dinheiro deverá ser destinado a um chamado Fundo Coronavírus. Segundo Lacalle Pou, além do corte salarial de integrantes do governo e parlamentares, haverá a retenção de 20% do salário de diretores de organizações autônomas e dos serviços descentralizados do país.

O fundo ainda será abastecido com dinheiro dos salários e dos fundos de pensão de funcionários públicos – inclusive de ex-presidentes da República – que recebem mais de 80.000 pesos mensais (o equivalente a cerca de 9.400 reais). A parcela do desconto ainda não foi definida, mas deverá ficar entre 5% e 20% da remuneração mensal desse grupo.

foto ABIN

“Estamos arredondando os números”, explicou o presidente uruguaio. “Queremos dizer com enorme tranquilidade que sabemos que o Uruguai não passa por boa fase e que há inúmeras pessoas que ficaram sem trabalho, inúmeros uruguaios que não têm comida, e que todos temos que empurrar o carro, começando pelos governantes”, acrescentou.

Lacalle Pou enfatizou que o desconto não deverá afetar funcionários do setor da saúde e que, a princípio, as medidas valerão por dois meses – porém, elas poderão ser estendidas se a situação econômica exigir.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
foto internet

Questionado sobre a economia gerada pelas decisões, Lacalle Pou esclareceu que “não há economia, há gasto”. “Isso é para o povo, é solidariedade pura por parte da sociedade. Isso não tem nada a ver com economia. Quando decidimos tomar essa medida é porque vamos gastar”, declarou o mandatário, que ainda anunciou a distribuição de mais cestas básicas.

Lacalle Pou assumiu a presidência do Uruguai no início de março, dando fim a 15 anos de governos de esquerda no país. O político de centro-direita tem 46 anos, é ex-senador e filho do ex-presidente Alberto Lacalle. Ele prometeu reduzir o déficit público do país, diminuir a criminalidade e realinhar a política externa.

De acordo com contagem da universidade americana Johns Hopkings, o Uruguai tem 238 casos confirmados de coronavírus e nenhuma fatalidade pela covid-19.

foto divulgação

RK/efe/dpa

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -