InícioEconomiaCoronavírus: Posso deixar de pagar meu aluguel?

Coronavírus: Posso deixar de pagar meu aluguel?

Uma dúvida é sobre a possibilidade de deixar de pagar o aluguel de sua casa e/ou estabelecimento comercial

- continua após a publicidade -

Em tempos de pandemia, uma dúvida que tem feito parte da cabeça dos brasileiros é sobre a possibilidade de deixar de pagar o aluguel de sua casa e/ou estabelecimento comercial.

E a resposta é que mesmo com dificuldades financeiras, pois seja pela legislação ou pelo contrato firmado com o locador, o locatário não pode deixar de pagar o aluguel.

De acordo com o advogado e membro da Comissão de Direito Imobiliário e Condominial da 12ª Subseção da OAB-SP, Luís Felipe Archangelo de Oliveira, o que manda é o bom-senso e o diálogo entre as partes (locador e locatário).

“Deverão as partes encontrar um equilíbrio, caso o locatário necessite, e somente após ser devidamente comprovado o desequilíbrio econômico pelo motivo da pandemia, deverá realizar um acordo formal com o locador para que ambos encontrem a melhor maneira de contornar esta situação”, disse o advogado.

A possibilidade de deixar de pagar o aluguel entrou em pauta através de um projeto de lei que visava alterar temporariamente dispositivos do direito privado, com o objetivo de amenizar reflexos jurídicos da pandemia. No entanto, repercutiu mal no Senado e foi tirado de pauta, segundo afirmou o autor do projeto e senador Antônio Anastasia (PSD-MG).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Segundo os senadores que se opuseram, o projeto transferiria o problema de locatários para locadores, que muitas vezes dependem da renda dos aluguéis como complemento à aposentadoria.

Questionaram também o acúmulo do valor do aluguel após a pandemia, que poderia novamente complicar a situação dos locatários.

Ainda segundo Luís, a alternativa mais recomendada é que o locatário renegocie direto com o locador, desde que mostre os documentos que comprovem a relação direta entre a pandemia do Coronavírus e a dificuldade financeira de arcar com as parcelas mensais do aluguel. Medida que se faz necessária, haja vista muitos experimentam lucros ainda maiores nestes tempos de crise.

O profissional complementa que é importante que a negociação entre o locatário e o locador não fique somente no boca a boca.

“O acordo precisa ser estabelecido por um meio formal, pois isso dará segurança às duas partes”, disse.

Entrar na Justiça para pedir isenção ou descontos no aluguel deve ser a última opção.

Até mesmo porque é muito importante demonstrar ao juiz que já houve uma tentativa prévia de conciliação. Isso demonstra a boa-fé de quem ajuíza a ação judicial.

Além disso, para quem for entrar na Justiça, cabe a necessidade de apresentar os documentos que comprovem a diminuição ou a inexistência de rendimentos, bem como que o locatário proponha alternativas para quitar o que se deve ao locador, e que demonstre a boa-fé comprovando a tentativa de composição da obrigação.

Sobre a 12ª Subseção da OAB-SP

Fundada em 24/02/1932, a 12ª Subseção de Ribeirão Preto da OAB-SP abrange os municípios de Cravinhos, Jardinópolis, Ribeirão Preto, Serrana, Santa Rosa de Viterbo e São Simão.

A Ordem dos Advogados do Brasil, além de ser a entidade representativa da classe dos Advogados brasileiros, é historicamente uma das instituições mais ativas e defensoras da cidadania, da ordem jurídica e do Estado Democrático.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Últimas vagas para cursos profissionalizantes na Celso Charuri

São 24 vagas para Torneiro Mecânico e seis para Construtor de Alvenaria; aulas começam em fevereiro

Parceria garante laboratório especializado em Genética Molecular para Ribeirão Preto

Entre as aplicações, poderão ser desenvolvidos, por exemplo, estudos oncológicos, farmacológicos, de doenças raras, de célula-tronco, entre outros.

Ultimo prazo para negociação de dividas com a prefeitura termina dia 31

Programa de regularização de débitos oferece descontos de até 100% nos juros e 90% nas multas para pagamentos à vista e possibilidade de parcelamento em até 36 vezes

Camping e Restaurante Vale dos Sonhos

Uma opção para passar os feriados ou então dar aquela fugidinha de final de semana, a uma hora de Ribeirão Preto, o local oferece diversão e descanso para toda família

Agendamento: 1ª DOSE em crianças de 9 a 11 anos aberto nesta segunda-feira (24)

Serão disponibilizadas seis mil vagas e vacinação acontecerá na terça-feira, dia 25 de janeiro
- PUBLICIDADE -