Início Economia Com vacina, comércio de Ribeirão e região aposta em recuperação mais acelerada...

Com vacina, comércio de Ribeirão e região aposta em recuperação mais acelerada no 1º semestre de 2021

O Índice de Confiança foi mensurado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), recém lançado por SINCOVARP e CDL Ribeirão; O levantamento também indica bom ritmo de retomada do nível de emprego no setor

- continua após a publicidade -

O Índice de Confiança foi mensurado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), recém lançado por SINCOVARP e CDL Ribeirão; O levantamento também indica bom ritmo de retomada do nível de emprego no setor

Mesmo depois de um Natal com projeção de crescimento “moderado” nas vendas, os lojistas de Ribeirão Preto e região se mostram mais otimistas em relação à 2021. É o que aponta o Índice de Confiança apurado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), do SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista e da CDL Ribeirão – Câmara de Dirigentes Lojistas.

O CPV apresentou aos comerciantes consultados uma escala de 1 à 10, na qual 1 significa totalmente pessimista e 10 totalmente otimista com a expectativa de recuperação do setor no primeiro semestre do ano que vem. O índice médio de confiança ficou em 8,5, otimismo gerado muito por causa da chegada da vacina contra o Covid-19.

arquivo

“Com a imunização, a tendência é de que o cenário socioeconômico se aproxime da normalidade promovendo recuperação de vendas, de empregos e, principalmente, de crescimento do Comércio Varejista”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Empregos

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O CPV também consultou lojistas de Ribeirão e região sobre o emprego no Varejo, em 2020. O levantamento apontou que 42,9% das empresas demitiram no período. Outros 42,9% declararam que mantiveram o quadro de funcionários. Apenas 14,2% disseram ter contratado. Ao considerar a média geral da variação de postos de trabalho no Varejo local e regional, foi apurada uma redução de 13% ao longo desse ano.

“Constatamos que a maioria dos lojistas fez de tudo para evitar demissões. Muitos optaram pelas medidas previstas na MP 936 que estabeleceu regras trabalhistas temporárias durante a pandemia, o que se mostrou assertivo uma vez que evitou um número ainda maior de demissões. Também ficou claro que os empreendedores só estão aguardando uma melhora do cenário para começar a repor as vagas suspensas por conta da crise do Covid-19”, aponta o pesquisador.

CAGED

Agora, no final de 2020, as contratações de colaboradores temporários para o Varejo reforçaram a tendência de recuperação das vagas de trabalho. Segundo números do CAGED – Cadastro de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, divulgados no último dia 23/12 (quarta), Ribeirão Preto fechou o mês de novembro com um saldo positivo de 3.143 postos de trabalho com carteira assinada.

arquivo

“Se o avanço do Covid-19 continuar sob controle, a vacinação tiver realmente começado e o Comércio permanecer pelo menos na fase amarela do PlanoSP, acreditamos em um bom desempenho do Varejo no primeiro semestre de 2021. A recuperação dos empregos vai gerar aumento do consumo e assim a ‘roda da economia’ voltará a girar mais rápido e vai acelerar a retomada”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL.

Sobre o CPV – O Centro de Pesquisas do Varejo (CPV) é uma iniciativa que  monitora, pesquisa e produz indicadores confiáveis, e ainda auxilia as ações de apoio, fomento e fortalecimento do Comércio Varejista em Ribeirão Preto e região.

arquivo

“Além de trabalhos focados na realidade do comércio local/regional, junto a pesquisadores, economistas, entidades parceiras e outros players de alta credibilidade, o CPV também vamos reunir e divulgar informações obtidas junto às principais fontes do Varejo Nacional, sempre contextualizando o cenário global em face à realidade local”, diz André Luis Rezende, diretor-superintendente da CDL Ribeirão Preto.

Entre os levantamentos realizados pelo CPV, estão as pesquisas Vendas do Comércio, Confiança do Varejo, Mapa do Emprego no Varejo e E-commerce Ribeirão, todas coordenadas por Diego Galli Alberto que é bacharel em administração, com MBA e mestrado na área e larga experiência em consultoria organizacional e pesquisa no Varejo.

foto divulgação

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

COVID-19 atinge natalidade e Cartórios de Ribeirão Preto registram o menor número de nascimentos em janeiro

Nove meses após o primeiro mês com a pandemia instalada no Brasil, casais optam por não ter filhos e número de registros de nascimentos atinge o menor patamar, em relação à 2020

Renault anuncia investimento de R$ 1,1 bi no Brasil

O anúncio foi feito pelo presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr.

Varejo do Brasil perdeu 75 mil lojas em 2020

O número é o saldo entre abertura e fechamento, São Paulo esta em primeiro lugar em fechamentos definitivos.

OMS condena o lockdown: não salva vidas e faz os pobres muito mais pobres

O Dr. David Nabarro, da OMS, apelou aos governantes para pararem de “usar lockdown como seu método de controle primário” do vírus da Covid....

Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira

Candidatos têm até terça-feira para manifestar interesse
- PUBLICIDADE -