InícioEconomiaCom vacina, comércio de Ribeirão e região aposta em recuperação mais acelerada...

Com vacina, comércio de Ribeirão e região aposta em recuperação mais acelerada no 1º semestre de 2021

O Índice de Confiança foi mensurado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), recém lançado por SINCOVARP e CDL Ribeirão; O levantamento também indica bom ritmo de retomada do nível de emprego no setor

- continua após a publicidade -

O Índice de Confiança foi mensurado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), recém lançado por SINCOVARP e CDL Ribeirão; O levantamento também indica bom ritmo de retomada do nível de emprego no setor

Mesmo depois de um Natal com projeção de crescimento “moderado” nas vendas, os lojistas de Ribeirão Preto e região se mostram mais otimistas em relação à 2021. É o que aponta o Índice de Confiança apurado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), do SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista e da CDL Ribeirão – Câmara de Dirigentes Lojistas.

O CPV apresentou aos comerciantes consultados uma escala de 1 à 10, na qual 1 significa totalmente pessimista e 10 totalmente otimista com a expectativa de recuperação do setor no primeiro semestre do ano que vem. O índice médio de confiança ficou em 8,5, otimismo gerado muito por causa da chegada da vacina contra o Covid-19.

arquivo

“Com a imunização, a tendência é de que o cenário socioeconômico se aproxime da normalidade promovendo recuperação de vendas, de empregos e, principalmente, de crescimento do Comércio Varejista”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.

Empregos

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O CPV também consultou lojistas de Ribeirão e região sobre o emprego no Varejo, em 2020. O levantamento apontou que 42,9% das empresas demitiram no período. Outros 42,9% declararam que mantiveram o quadro de funcionários. Apenas 14,2% disseram ter contratado. Ao considerar a média geral da variação de postos de trabalho no Varejo local e regional, foi apurada uma redução de 13% ao longo desse ano.

“Constatamos que a maioria dos lojistas fez de tudo para evitar demissões. Muitos optaram pelas medidas previstas na MP 936 que estabeleceu regras trabalhistas temporárias durante a pandemia, o que se mostrou assertivo uma vez que evitou um número ainda maior de demissões. Também ficou claro que os empreendedores só estão aguardando uma melhora do cenário para começar a repor as vagas suspensas por conta da crise do Covid-19”, aponta o pesquisador.

CAGED

Agora, no final de 2020, as contratações de colaboradores temporários para o Varejo reforçaram a tendência de recuperação das vagas de trabalho. Segundo números do CAGED – Cadastro de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, divulgados no último dia 23/12 (quarta), Ribeirão Preto fechou o mês de novembro com um saldo positivo de 3.143 postos de trabalho com carteira assinada.

arquivo

“Se o avanço do Covid-19 continuar sob controle, a vacinação tiver realmente começado e o Comércio permanecer pelo menos na fase amarela do PlanoSP, acreditamos em um bom desempenho do Varejo no primeiro semestre de 2021. A recuperação dos empregos vai gerar aumento do consumo e assim a ‘roda da economia’ voltará a girar mais rápido e vai acelerar a retomada”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL.

Sobre o CPV – O Centro de Pesquisas do Varejo (CPV) é uma iniciativa que  monitora, pesquisa e produz indicadores confiáveis, e ainda auxilia as ações de apoio, fomento e fortalecimento do Comércio Varejista em Ribeirão Preto e região.

arquivo

“Além de trabalhos focados na realidade do comércio local/regional, junto a pesquisadores, economistas, entidades parceiras e outros players de alta credibilidade, o CPV também vamos reunir e divulgar informações obtidas junto às principais fontes do Varejo Nacional, sempre contextualizando o cenário global em face à realidade local”, diz André Luis Rezende, diretor-superintendente da CDL Ribeirão Preto.

Entre os levantamentos realizados pelo CPV, estão as pesquisas Vendas do Comércio, Confiança do Varejo, Mapa do Emprego no Varejo e E-commerce Ribeirão, todas coordenadas por Diego Galli Alberto que é bacharel em administração, com MBA e mestrado na área e larga experiência em consultoria organizacional e pesquisa no Varejo.

foto divulgação

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Governo federal anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

Aplicação extra ocorrerá a partir de seis meses da imunização completa

Bolsonaro na ONU: discurso sóbrio e responsável

‘Estávamos à beira do socialismo’, diz Bolsonaro em discurso na ONU Na abertura da Assembleia-Geral da entidade, presidente criticou lockdown e defendeu tratamento precoce contra a covid-19 O...

Corrente de Amor fomenta doações em prol do Hospital de Amor de Barretos

Facilidade de doação através de aplicativo e em pontos espalhados pelo Brasil, faz com que a campanha seja uma importante fonte de arrecadação para a instituição que operou com déficit mensal de mais de R$ 36 milhões em 2020

Primavera 2021: previsão geral para o Brasil

Primavera começa nesta quarta-feira (22). Crise hídrica e novo La Niña à vista. Quais as expectativas do clima para primavera 2021?

Bolsonaro faz abertura da assembleia geral da ONU logo mais por volta de 10 h

Na abertura da 76ª Assembleia Geral, expectativa é de que Bolsonaro use o púlpito para passar aos demais dirigentes mundiais um panorama do Brasil diferente do que os globalistas e velha mídia fazem.
- PUBLICIDADE -