Início Economia Canaviais ajudam a preservar reservatórios hídricos gerando energia renovável

Canaviais ajudam a preservar reservatórios hídricos gerando energia renovável

- continua após a publicidade -

A biomassa da cana-de-açúcar funciona como uma espécie de “reservatório virtual” nos canaviais e preservam o volume útil das hidrelétricas no período mais seco e crítico do ano para o sistema elétrico, entre maio e novembro. Além disso, produz uma energia limpa e renovável consumida por milhões de brasileiros.

Segundo o gerente em Bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Zilmar Souza, em 2017 a eletricidade obtida da palha e do bagaço da cana foi equivalente a preservar 15% das águas nos reservatórios das hidrelétricas do submercado Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 60% do consumo de eletricidade do País.

“Atualmente, a energia armazenada nos reservatórios hidrelétricos no Sudeste/Centro-Oeste está com 40% da capacidade máxima e estamos caminhando para o período seco. O início da safra canavieira no Centro-Sul, em abril, seguindo firme até novembro, sempre representa um alívio para o setor elétrico, cuja matriz ainda é predominantemente hídrica e dependente do regime anual de chuvas”, afirma o executivo da UNICA.

Por ser gerada próxima aos centros urbanos, a bioeletricidade da cana apresenta diversas vantagens logísticas e ambientais. Com produção estável e previsível ao longo do ano, além de ajudar a atenuar os impactos negativos da estiagem nos reservatórios, em 2017, o volume de energia elétrica renovável comercializado pelo setor sucroenergético foi suficiente para iluminar 11 milhões de residências, evitando a emissão de 8 milhões de toneladas de CO2, um dos principais causadores do aquecimento global.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Da porteira para dentro 

Nos últimos 40 anos, as usinas sucroenergéticas têm apresentado notável evolução no uso racional da água para o processamento industrial da cana. Desde a década de 1970, as empresas reduziram a captação hídrica da faixa de 15 m3/t para de 1,2 m3/t.

“Foi um resultado obtido principalmente com o tratamento e fechamento de circuitos com reuso de água e o aprimoramento de outros processos produtivos, como a colheita mecanizada, em que a cana crua picada não necessita de lavagem antes de seguir para a moenda”, ressalta o consultor Ambiental e de Recursos Hídricos da UNICA, André Elia Neto, aproveitando para desmitificar uma antiga crença atribuída à cultura canavieira: “Ao contrário do que se imagina, a produção de cana no Brasil praticamente não é irrigada”.

Outro fator que se destaca na preservação de recursos hídricos promovida pelo setor sucroenergético é a proteção de nascentes e recuperação de matas ciliares. Graças ao programa denominado Etanol Verde, desde 2007 as usinas e fornecedores de cana vêm atuando na proteção e recuperação de 259 mil hectares de áreas ciliares e de cerca de 8,4 mil nascentes somente no Estado de São Paulo.

Sobre a UNICA

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA – www.unica.com.br) é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana, 60% da produção de etanol e quase 70% da bioeletricidade ofertada para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Na safra 2016/17, o Brasil produziu aproximadamente 651 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 38,7 milhões de toneladas de açúcar, 27,2 bilhões de litros de etanol e mais de 20 TWh para a rede elétrica nacional.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Se­gre­gação: Ma­ga­zine Luiza só contratará ne­gros

Imagine uma loja dizendo “não contratamos negros, apenas brancos”. Isso é crime!, lei 7.716/89 art. 4º,§ 1º.

Lives do final de semana (19 e 20 de setembro)

Os shows presenciais e casas noturnas ainda estão proibidas, então a opção e separar a bebida e os petiscos e escolher a melhor opção

Nasce o Aliança o partido de Bolsonaro

Confira os documentos de petição e despacho. Vem ai o partido de direita que a esquerda tanto teme.

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto inicia campanha para compra de novo mamógrafo

Equipamento atual tem mais de 10 anos e precisa de constantes manutenções que tem alto custo

Quais interesses estão em jogo? Lincoln Fernandes é mais um a desistir da prefeitura

Algo estranho e forças ocultas estão agindo nos bastidores, normalmente a luta é para ser candidato, mas este ano vários abandonam o barco. A pergunta é quais interesses?