Início Economia Bolsonaro inclui autônomos na linha de credito do Pronampe

Bolsonaro inclui autônomos na linha de credito do Pronampe

Linha de crédito especial é destinada a profissionais liberais, exceto aqueles que tenham participação societária ou que possuam vínculo empregatício

- continua após a publicidade -

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria uma linha de crédito especial destinada aos profissionais liberais que atuem como pessoa física, como advogados, corretores e arquitetos. A Lei nº 14.045/2020 foi publicada nesta sexta-feira, 21, no Diário Oficial da União e tem o objetivo de reduzir os impactos financeiros do setor durante a pandemia.

De acordo com o texto, a linha de crédito, ligada ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), terá taxa de juros de 5% ao ano mais a taxa Selic e prazo de 36 meses para pagar, dentro dos quais até oito meses poderão ser de carência com juros capitalizados.

EM RIBEIRÃO

O valor da operação é limitado a 50% do rendimento anual informado na Declaração de Ajuste Anual de 2019 do trabalhador, no limite máximo de R$ 100 mil.

A linha de crédito é destinada a profissionais liberais com nível técnico ou superior, exceto aqueles que tenham participação societária em pessoa jurídica ou que possuam vínculo empregatício de qualquer natureza.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O texto aprovado no Congresso também incluía mudanças na legislação do Pronampe como a criação do Conselho de Participação em operações de crédito educativo, regras para o leilão de créditos não recebidos pelos bancos e honrados pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO) e formas de aplicação da garantia dada pelo fundo.

Entretanto, as modificações foram vetadas pelo presidente, sob o argumento de que geram insegurança jurídica.

O único dispositivo não vetado nesse sentido estabelece que o fundo não contará com qualquer tipo de garantia ou aval por parte da União e responderá por suas obrigações pelo Pronampe até o limite do valor dos bens e direitos do seu patrimônio alocados para o programa.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Terceiro titulo da temporada: Palmeiras vence a copa do Brasil

Gols de Wesley e Gabriel Menino confirmaram a 3ª conquista do Alviverde na temporada. Antes, venceu o Paulistão e a Libertadores

Doria entra com queixa-crime contra vizinha que gravou vídeo

Doria nega e a mulher que gravou vídeo se diz ameaçada por ele ( veja o vídeo). Do ditadorzinho não pode-se esperar a verdade.

República Tcheca autoriza o uso da ivermectina no combate da covid-19

Esta semana publicamos que o Japão também autorizou uso do medicamento para a mesma finalidade. Link na matéria

Em breve na cidade de Serrana não ocorrerá mais casos de Covid

Até sábado (6), 17.968 voluntários receberam doses pela penúltima fase do estudo, que segue neste domingo (7).

Dia Internacional da Mulher: Exames que toda mulher precisa fazer

O Dia Internacional da Mulher lembrado em 8 de março é importante para celebrar as lutas, conquistas e méritos das mulheres de todo o mundo.
- PUBLICIDADE -