InícioEconomiaAneel mantém bandeira vermelha nas contas de luz de julho

Aneel mantém bandeira vermelha nas contas de luz de julho

- continua após a publicidade -

A exemplo de junho, as contas de luz terão bandeira vermelha no patamar 2 também no mês de julho – o que acarretará em uma cobrança extra de R$ 5,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A manutenção da tarifa extra foi decidida hoje (29) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tendo por base a “manutenção das condições hidrológicas desfavoráveis e a tendência de redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional”.

Nos quatro primeiros meses do ano, vigorou a bandeira verde, o que não implicava em cobrança extra na conta de luz. Em maio, vigorou a bandeira tarifária amarela, em que há adicional de R$ 1 na conta de energia do consumidor a cada 100 kWh consumidos.

Sistema

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado, de acordo com a Aneel, para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A adoção de cada bandeira, nas cores verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica. No patamar 1, o adicional nas contas de luz é de R$ 3,00 a cada 100 kWh; já no 2, o valor extra sobe para R$ 5,00.

Dicas de economia

Diante da situação atual dos reservatórios, a Aneel apresentou algumas dicas para que os consumidores economizem energia. Entre elas a de, no caso do uso de chuveiros elétricos, se tomar banhos mais curtos e em temperatura morna ou fria.

Sugere também a diminuição no uso do ar condicionado e que, quando o aparelho for usado, que se evite deixar portas e janelas abertas, além de manter seu filtro limpo. A Aneel sugere, ainda, que o consumidor tenha atenção para deixar a porta da geladeira aberta apenas o tempo que for necessário, e que nunca se coloque alimentos quentes em seu interior.

Uma outra dica da Aneel para que o consumidor economize energia é a de juntar roupas para serem passadas de uma só vez, e que não se deixe o ferro de passar ligado por muito tempo. Sugere também que, durante longos períodos de ausência, o consumidor evite deixar seus aparelhos em stand-by. Nesse caso, o mais indicado é retirá-los da tomada.

👉 Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade

USP Música Criança de Ribeirão Preto realiza seu Concerto de Encerramento de Semestre

Com peças pedagógicas escolhidas para o repertório, aproximadamente 150 crianças e jovens do projeto se apresentarão gratuitamente no auditório da Faculdade de Direito da...

Como os menus da 15ª Ribeirão Preto Restaurant Week contam a história de Ribeirão Preto

Culinária italiana, portuguesa, indiana, oriental, vegana, orgânica e contemporânea em clima de festa Os 170 anos de Ribeirão Preto estão sendo celebrados à mesa. Na...

USP Filarmônica apresenta concerto gratuito com Coral da UNESP no Theatro Pedro II

Apresentação acontece na próxima terça-feira, dia 23, às 20h, com repertório que inclui obras de Stamitz, Gabriel Fauré, Ennio Morricone, César Franck,  Sivuca e...
- PUBLICIDADE -