InícioEconomiaAfastamento durante a Pandemia em supermercados vão te impressionar

Afastamento durante a Pandemia em supermercados vão te impressionar

31 mil super-heroínas e super-heróis que passaram pela pandemia imunes, em um dos locais de maior fluxo de pessoas. Leia e deixe sua mensagem eles merecem

- continua após a publicidade -

Quem é e o que representa a APAS?

Desde que foi criada, em 1971, a APAS – Associação Paulista de Supermercados, entidade de classe que reúne empresários supermercadistas do Estado de São Paulo, vem registrando uma trajetória de sucesso, tendo sempre sua missão como foco e norte das suas ações.

Uma de suas metas permanentes é profissionalizar o setor para melhor atender aos anseios do consumidor, além de buscar a excelência na operação, apontar as tendências do varejo e promover a responsabilidade social e a sustentabilidade.

arquivo

Numero de funcionários diretos em supermercados de Ribeirão Preto

De acordo com a última contabilização da Associação Paulista de Supermercados (APAS), a Regional de Ribeirão Preto foi responsável por 5,9% do faturamento do setor no Estado de São Paulo em 2018, o que equivale a aproximadamente R$ 6,2 bilhões.

A geração de empregos também é bastante representativa: Em torno de 31 mil pessoas trabalham em supermercados nesta região. Só na cidade de Ribeirão Preto, o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 1,8 bilhão, o que equivale a 29% da região e 1,7% do faturamento de todo o Estado de São Paulo.

A APAS, não forneceu o numero de empregos indiretos, mas estima-se que a cadeia ligada aos supermercados da região, movam aproximadamente 320 mil empregos indiretos, entre prestadores de serviços, agencias de publicidade, transportadoras, motoristas autônomos, entre outros.

A APAS possui 10 regionais em todo o Estado e mais cinco escritórios distritais na capital paulista.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Regional Ribeirão Preto é composta por 78 cidades e possui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Rodrigo Canesin, do Supermercado Canesin, é o atual diretor regional da entidade.

Em 2019 a criação líquida de empregos no setor de Varejo Alimentar em todo o Estado de São Paulo foi de 12.809 vagas, em 2018 o ano fechou com a criação de 5.133 vagas no setor.

Na cidade de Ribeirão Preto foram criados 456 novas vagas de emprego no setor no ano

foto arquivo

A missão dos supermercados neste momento de pandemia:

Por recomendação da APAS alguns supermercados já estão reservando horários especiais para atendimento de pessoas idosas e com necessidades especiais. Também enviou uma cartilha com recomendações aos supermercados sobre como agir em função da pandemia do Coronavírus para resguardar a saúde dos consumidores e colaboradores. 

Sugere igualmente aos seus associados para agilizarem a ação de reposição dos produtos mais procurados buscando abastecimento na indústria, nos distribuidores e nos atacados. 

Na cartilha a Associação explica que neste momento não é necessário adotar nenhum tipo de restrição em relação ao volume de compra individual para cada pessoa.

O Código de Defesa do Consumidor possibilita, em seu artigo 39, I que seja condicionado o limite quantitativo de produtos para atender um maior número de consumidores, diante de uma justa causa. 

A entidade continuará acompanhando de perto a situação do Coronavírus para orientar diariamente todos os seus associados seguindo as recomendações de prevenção do vírus de acordo com as determinações do Ministério da Saúde para garantir o bem-estar de clientes, fornecedores e colaboradores em suas lojas.

Em nossa pesquisa solicitamos a informação do numero de funcionários infectados e afastados por contaminação do coronavírus.

Mesmo levando em consideração o alto numero de pessoas que trabalham diariamente, nos supermercados, atendendo a população, mesmo no período em que a maioria esteve em distanciamento social, os supermercados, foram os locais com maior circulação de pessoas.

Questionados sobre o número de colaborados afastados durante a pandemia, a APAS não contabilizou, o que reforça nossa pesquisa em supermercados de Ribeirão Preto onde os funcionários entrevistados não souberam informar nenhum caso de algum colaborador em suas unidades afastado com suspeita de Coronavírus.

Com o contato diário de clientes, servindo, atendendo e recebendo pagamentos, esta equipe de 31 mil pessoas com atendimento direto aos consumidores, passaram praticamente imunes a Pandemia, e assim esperamos que continue.

Fechamento obrigatório de empresas foi realmente necessário?

O terrorismo implantado pelas prefeituras e governos junto com boa parte da mídia para manter a população em casa, fechando empresas e aumentando a crise financeira no Brasil, poderia ter sido evitada se ao invés de ordenar o fechamento da maioria dos comércios e serviços, tivessem implementado medidas restritivas de segurança e higiene como os supermercados fizeram. Ou seriam estes trabalhadores imunes ao vírus?

Como ficaria a população se os funcionários de Supermercados tivessem parado?

foto divulgação

O nosso café da manhã, o pão quentinho, o suco ou refrigerante de cada dia, as festas de final de ano não teriam graça sem o esforço de todos que atuam na area, passamos os blocos pré e pós carnaval, onde grande parte busca abastecer suas dispensas com bebidas vindas dos Supermercados, logo após a semana santa, todos corremos para os supermercados afim de buscar nosso Bacalhau ou peixe.

arquivo

Os ovos de páscoa que fizeram alegria de tantos, bem com a carne do churrasco, vieram do trabalho incessante deste grupo de pessoas que decidiram servir a sociedade, em momentos de festas ou de quarentena. Eles continuam os mesmos, com sorriso no rosto, atendimento sempre cordial, independente se é final de semana, feriado ou quando grande parte da população se reservou o direito de sair apenas quando era necessário.

Fica uma sugestão: Kiara e Anela fizeram uma boa ação extraordinária. As duas irmãs de Victoria, Austrália, se uniram para escrever agradecimentos para os muitos funcionários de supermercados que estão trabalhando durante a pandemia do novo coronavírus.

Através desta matéria, deixamos nosso agradecimento e ao mesmo tempo uma reflexão ” será que são todos super heróis? ” enfrentaram uma pandemia com coragem e com muita saúde.

fonte BLOG DO ROQUE

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Globo perde audiência na TV enquanto Casimiro bate recorde no YouTube em transmissão do jogo do Brasil na Copa

Enquanto a audiência da TV caiu, os números do streamer Casimiro Miguel cresceram, mostrando a força das transmissões on-line neste Mundial.

Vacinados representam a maioria das mortes por covid nos EUA

Números de agosto mostram que mais pessoas vacinadas morreram do que as não vacinadas

Maior vulcão ativo do mundo entra em erupção

É a primeira vez que isso acontece em 40 anos no Havaí, nos EUA

Ri Happy tem mais de 1.800 vagas disponíveis para candidatura gratuita na Catho

Oportunidades são destinadas para diversos níveis e áreas

Alto Comando divulga Carta Aberta: ‘retorno ao estado de direito e à observância de preceitos constitucionais’

O General do Exército Marco Antonio Freire e oficiais da reserva das Forças Armadas subscreveram uma Carta Aberta onde reforçam o comprometimento com a...
- PUBLICIDADE -