InícioEconomiaAfastamento durante a Pandemia em supermercados vão te impressionar

Afastamento durante a Pandemia em supermercados vão te impressionar

31 mil super-heroínas e super-heróis que passaram pela pandemia imunes, em um dos locais de maior fluxo de pessoas. Leia e deixe sua mensagem eles merecem

- continua após a publicidade -

Quem é e o que representa a APAS?

Desde que foi criada, em 1971, a APAS – Associação Paulista de Supermercados, entidade de classe que reúne empresários supermercadistas do Estado de São Paulo, vem registrando uma trajetória de sucesso, tendo sempre sua missão como foco e norte das suas ações.

Uma de suas metas permanentes é profissionalizar o setor para melhor atender aos anseios do consumidor, além de buscar a excelência na operação, apontar as tendências do varejo e promover a responsabilidade social e a sustentabilidade.

arquivo

Numero de funcionários diretos em supermercados de Ribeirão Preto

De acordo com a última contabilização da Associação Paulista de Supermercados (APAS), a Regional de Ribeirão Preto foi responsável por 5,9% do faturamento do setor no Estado de São Paulo em 2018, o que equivale a aproximadamente R$ 6,2 bilhões.

A geração de empregos também é bastante representativa: Em torno de 31 mil pessoas trabalham em supermercados nesta região. Só na cidade de Ribeirão Preto, o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 1,8 bilhão, o que equivale a 29% da região e 1,7% do faturamento de todo o Estado de São Paulo.

A APAS, não forneceu o numero de empregos indiretos, mas estima-se que a cadeia ligada aos supermercados da região, movam aproximadamente 320 mil empregos indiretos, entre prestadores de serviços, agencias de publicidade, transportadoras, motoristas autônomos, entre outros.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A APAS possui 10 regionais em todo o Estado e mais cinco escritórios distritais na capital paulista.

A Regional Ribeirão Preto é composta por 78 cidades e possui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Rodrigo Canesin, do Supermercado Canesin, é o atual diretor regional da entidade.

Em 2019 a criação líquida de empregos no setor de Varejo Alimentar em todo o Estado de São Paulo foi de 12.809 vagas, em 2018 o ano fechou com a criação de 5.133 vagas no setor.

Na cidade de Ribeirão Preto foram criados 456 novas vagas de emprego no setor no ano

foto arquivo

A missão dos supermercados neste momento de pandemia:

Por recomendação da APAS alguns supermercados já estão reservando horários especiais para atendimento de pessoas idosas e com necessidades especiais. Também enviou uma cartilha com recomendações aos supermercados sobre como agir em função da pandemia do Coronavírus para resguardar a saúde dos consumidores e colaboradores. 

Sugere igualmente aos seus associados para agilizarem a ação de reposição dos produtos mais procurados buscando abastecimento na indústria, nos distribuidores e nos atacados. 

Na cartilha a Associação explica que neste momento não é necessário adotar nenhum tipo de restrição em relação ao volume de compra individual para cada pessoa.

O Código de Defesa do Consumidor possibilita, em seu artigo 39, I que seja condicionado o limite quantitativo de produtos para atender um maior número de consumidores, diante de uma justa causa. 

A entidade continuará acompanhando de perto a situação do Coronavírus para orientar diariamente todos os seus associados seguindo as recomendações de prevenção do vírus de acordo com as determinações do Ministério da Saúde para garantir o bem-estar de clientes, fornecedores e colaboradores em suas lojas.

Em nossa pesquisa solicitamos a informação do numero de funcionários infectados e afastados por contaminação do coronavírus.

Mesmo levando em consideração o alto numero de pessoas que trabalham diariamente, nos supermercados, atendendo a população, mesmo no período em que a maioria esteve em distanciamento social, os supermercados, foram os locais com maior circulação de pessoas.

Questionados sobre o número de colaborados afastados durante a pandemia, a APAS não contabilizou, o que reforça nossa pesquisa em supermercados de Ribeirão Preto onde os funcionários entrevistados não souberam informar nenhum caso de algum colaborador em suas unidades afastado com suspeita de Coronavírus.

Com o contato diário de clientes, servindo, atendendo e recebendo pagamentos, esta equipe de 31 mil pessoas com atendimento direto aos consumidores, passaram praticamente imunes a Pandemia, e assim esperamos que continue.

Fechamento obrigatório de empresas foi realmente necessário?

O terrorismo implantado pelas prefeituras e governos junto com boa parte da mídia para manter a população em casa, fechando empresas e aumentando a crise financeira no Brasil, poderia ter sido evitada se ao invés de ordenar o fechamento da maioria dos comércios e serviços, tivessem implementado medidas restritivas de segurança e higiene como os supermercados fizeram. Ou seriam estes trabalhadores imunes ao vírus?

Como ficaria a população se os funcionários de Supermercados tivessem parado?

foto divulgação

O nosso café da manhã, o pão quentinho, o suco ou refrigerante de cada dia, as festas de final de ano não teriam graça sem o esforço de todos que atuam na area, passamos os blocos pré e pós carnaval, onde grande parte busca abastecer suas dispensas com bebidas vindas dos Supermercados, logo após a semana santa, todos corremos para os supermercados afim de buscar nosso Bacalhau ou peixe.

arquivo

Os ovos de páscoa que fizeram alegria de tantos, bem com a carne do churrasco, vieram do trabalho incessante deste grupo de pessoas que decidiram servir a sociedade, em momentos de festas ou de quarentena. Eles continuam os mesmos, com sorriso no rosto, atendimento sempre cordial, independente se é final de semana, feriado ou quando grande parte da população se reservou o direito de sair apenas quando era necessário.

Fica uma sugestão: Kiara e Anela fizeram uma boa ação extraordinária. As duas irmãs de Victoria, Austrália, se uniram para escrever agradecimentos para os muitos funcionários de supermercados que estão trabalhando durante a pandemia do novo coronavírus.

Através desta matéria, deixamos nosso agradecimento e ao mesmo tempo uma reflexão ” será que são todos super heróis? ” enfrentaram uma pandemia com coragem e com muita saúde.

fonte BLOG DO ROQUE

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Páscoa chegou: delicie-se com o Chef’s Cookie para uma explosão de muito chocolate e crocância

A sobremesa é uma opção irresistível para saborear na data compartilhando bons momentos

Cardápio de Páscoa: Coco Bambu, Santa Therezinha e outros restaurantes de Ribeirão Preto anunciam pratos especiais para a data

Exclusivos na região e localizados no shopping Iguatemi Ribeirão Preto, restaurantes receberão reservas até esta quinta-feira, 28/03; confira os pratos que serão destaque na data

Workshop com Especialista do Google AdSense em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto sediará a 2ª edição do "Expert em Google AdSense" nos dias 19 e 20 de abril (sexta-feira e sábado). O evento, organizado pela Join Ads, empresa especializada em sistemas de monetização e gestão de anúncios

Ribeirão Rodeo Music Celebra a Cultura Sertaneja com o Espaço Raiz 🤠🎶

Espaço Raiz. Este local é inteiramente dedicado a celebrar a história, a cultura e a tradição do universo caipira.

Restaurantes do Programa Bom Prato Abrem Especialmente para a Páscoa 🐟🌸

Pela primeira vez, os restaurantes do Programa Bom Prato no interior funcionarão durante a Sexta-Feira Santa (29/03) e o Domingo de Páscoa (31/03), oferecendo cardápios especiais com pratos típicos da época.
- PUBLICIDADE -