Início Economia Açúcar continua a impulsionar as exportações na região de Ribeirão Preto

Açúcar continua a impulsionar as exportações na região de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

O açúcar continua sendo o principal produto de exportação da Região Administrativa de Ribeirão Preto. É o que aponta o Boletim Ceper/Fundace de outubro. Nos últimos doze meses, o valor exportado do produto aumentou aproximadamente 10% na comparação com os doze meses anteriores. A alta está associada ao preço, que caiu cerca de 7% durante todo o ano.

Ribeirão Preto – A soja e derivados, minérios de estanho e derivados e itens relacionados à alimentação de animais continuam sendo os principais produtos exportados. Além destes, destaca-se a exportação de instrumentos e equipamentos de saúde humana e animal que, apesar de ter perdido posição no ranking, continua sendo um dos cinco itens mais relevantes nas exportações do município.

Sertãozinho – O município continua com a maior participação nas exportações da Região Administrativa, tendo o açúcar em destaque. Em outro ponto, cabe destacar também a forte queda de 84% do valor exportado de álcool etílico, explicada pela diminuição da quantidade de álcool exportada.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

“No País em geral, nota-se expressivo aumento nos valores exportados de todos os itens,  com exceção de carne, cujo valor exportado se manteve praticamente no mesmo patamar”, explica o pesquisador do Ceper e coordenador do estudo, Luciano Nakabashi.

No estado de São Paulo, destaca-se o grande aumento do valor exportado de óleos brutos de petróleo (42%). Açúcar e automóveis também apresentaram variações positivas (18% e 22%, respectivamente). O aumento das exportações de automóveis reflete a recuperação econômica de importantes importadores deste item, como a Argentina, o que é considerada uma ótima notícia devido à importância da indústria automobilística no estado. 

Enquanto isso, veículos aéreos e sumos de frutas apresentaram reduções de 11% e 8%, respectivamente. A queda das exportações de veículos aéreos ocorreu devido à diminuição do número de aeronaves exportadas pela Embraer. 

O Boletim Comércio Exterior completo pode ser acessado no site da Fundace através deste link: https://www.fundace.org.br/_up_ceper_boletim/ceper_201710_00323.pdf 

Ceper – O Centro de Pesquisa em Economia Regional foi criado em 2012 e tem como objetivo desenvolver análises regionais sobre o desempenho econômico e administrativo regional do País. Sua criação reúne a experiência de diversos pesquisadores da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto) da Universidade de São Paulo em pesquisas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e Social em nível regional, a análise de Conjuntura Econômica, Financeira e Administrativa de municípios e Gestão de Organizações municipais, entre outros. A iniciativa de criação do Centro foi dos pesquisadores Rudinei Toneto Junior, Sérgio Sakurai, Luciano Nakabashi e André Lucirton Costa, todos da FEA-RP/USP. Os Boletins Ceper têm o apoio do Banco Ribeirão Preto, Stéfani Nogueira Incorporação e Construção, São Francisco Clínicas, Citröen Independance e CM Agropecuária e Participações.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Fundace – A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma instituição privada sem fins lucrativos criada em 1995 para facilitar o processo de integração entre a FEA-RP e a comunidade. Oferece cursos de pós-graduação (MBA) e extensão em diversas áreas. Também realiza projetos de pesquisa in company além do levantamento de indicadores econômicos e sociais nacionais regionais.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Ação do Dia Mundial da Limpeza recolheu 5 toneladas de resíduos sólidos em Ribeirão Preto

Centenas de pessoas participaram do evento. Material recolhido foi encaminhado para destinação adequada

Da ala bolsonarista raiz Rodrigo Junqueira traz o PSL para disputa real a prefeitura

Entenda o que esta em jogo nas eleições de 2020, e quais os reais interesses para o futuro de Ribeirão Preto

O desespero do “Fique em Casa”, impediu a visão dos mais humildes ou desinformados

A politica da "reclusão" do povo, exemplificando o Estado de São Paulo, com a impossibilidade de tratamento antecipado de muitas pessoas, atrapalhou um resultado promissor

O preço do arroz subiu, e agora? Bora substituir o cereal em grande estilo

O chef Melchior preparou uma receita saborosa com um acompanhamento ideal para substituir o arroz e salvar o seu bolso em grande estilo.

Mortes no trânsito sobem na região de Ribeirão Preto

Vítimas fatais aumentam em 17% no mês de agosto segundo o Infosiga SP. Índices reduziram em todo o Estado