InícioEconomia70% dos brasileiros não conseguirão pagar todas as contas em maio

70% dos brasileiros não conseguirão pagar todas as contas em maio

Os dados são reflexo da perda de renda decorrente do isolamento social adotado em razão da pandemia

- continua após a publicidade -

Pesquisa divulgada nesta 3ª feira (26.mai.2020) aponta que apenas 28,8% dos brasileiros dizem que conseguirão pagar todas as contas do mês de maio.

O estudo foi realizado pela Paraná Pesquisas de 22 a 25 de maio e contou com a colaboração de 2.242 entrevistados de 210 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

foto arquivo

Dos 69,1% entrevistados que não conseguirão realizar todos os pagamentos, 10% afirmaram que nenhuma das contas serão pagas, enquanto 31,3% pagarão a menor parte das contas e 27,1% pagarão a maior parte de suas dívidas.

Os dados são reflexo da perda de renda decorrente do isolamento social adotado em razão da pandemia da covid-19.

Com o fechamento do comércio, empresas anunciaram demissões em massa ou diminuição de salários e jornadas.

foto arquivo
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os dados da pesquisa se diferem de outro levantamento, realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio) e divulgada em 20 de maio. Essa pesquisa apontava que, apesar da pandemia, o número de pessoas com dívidas em atraso permaneceu estável.

O governo federal criou medidas para amparo financeiro da população, a exemplo do auxílio emergencial de R$ 600 que já beneficiou 53 milhões de brasileiros (até 21 de maio).

arquivo

Contudo, Bolsonaro vetou o auxílio para alguns profissionais, como motoristas de aplicativos e pescadores artesanais. Também foi barrado o acúmulo do benefício com o Bolsa Família. O beneficiário terá de escolher 1 dos 2. Outro veto foi ao trecho que permitia que homens solteiros chefes de família ganhassem o benefício em dobro.

arquivo

Esta reportagem foi produzida pela estagiária Melissa Fernandez sob supervisão do editor Nicolas Iory

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Colégio Metodista suspende atividades em Ribeirão Preto

Instituição contava com 122 anos de atuação na cidade encerra atividades por conta da situação financeira da instituição de ensino. A economia vemos depois.

O fundo do posso sem fundo: Fiocruz indica atenção com dengue

Períodos chuvosos atrelados ao calor são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, que é também transmissor do vírus da zika e chikungunya.

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 anos

De Uma família humilde do interior de São Paulo, dona Olinda, partiu mas pode ver os feitos do filho. Nossos sentimentos ao @jairmessias.bolsonaro

Coronavac é liberada e SP confirma dose para crianças em até 3 semanas

Eles garantem que o medicamento é seguro, e casos de mortes não são relacionados com a picada salvadora. Se ele garante nós acreditamos na ciência.

Criança de 10 anos infartou depois da picada mas o motivo não foi a vacina

Prefeitura diz que criança teve parada cardíaca após vacina, mas estado rapidamente concluiu que criança tinha doença rara no coração que os pais não sabiam. E nós acreditamos no trancarua
- PUBLICIDADE -