InícioDiversosUniversidade federal terá cotas para detentos, ex-presidiários e refugiados

Universidade federal terá cotas para detentos, ex-presidiários e refugiados

Ser bandido virou bom negocio no Brasil, com aplauso do PSOL a decisão penaliza o cidadão de bem

- continua após a publicidade -

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aprovou a criação de cotas para detentos, ex-presidiários e refugiados. A partir do próximo vestibular, a instituição reservará uma vaga em cada curso para essa categoria.

A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário no fim de junho, e publicada em forma de resolução. De acordo com a UFSB, é a primeira vez que uma universidade adota essa modalidade de cotas no país. A reserva de vagas vale tanto para o vestibular tradicional quanto para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem.

“Os ajustes surgem no sentido de fortalecer o papel da UFSB como instituição que valoriza e prioriza as políticas de ações afirmativas enquanto princípio – previsto, inclusive, no estatuto da universidade”, afirmou a universidade, ao anunciar a mudança.

A UFSB já dedica entre 75% a 85% de suas vagas para cotas (o percentual varia de acordo com o curso). A instituição de ensino reserva vagas para negros, pardos, indígenas, quilombolas, ciganos, pessoas com deficiência, mulheres, transexuais, travestis e transgêneros, além de “comunidades identitárias tradicionais”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e o Comitê de Acompanhamento da Política de Cotas, dois órgãos internos da universidade, ainda vão definir os detalhes de como as novas regras serão aplicadas.

A Universidade Federal do Sul da Bahia tem sede em Itabuna, e foi criada em 2013. A instituição também possui unidades em Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

arquivo


Aplauso do PSOL

Depois do anúncio da UFSB, o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) apresentou uma moção de aplauso à iniciativa. Segundo ele, a medida representa “um avanço civilizatório para o processo de ressocialização dos apenados no seio da sociedade brasileira”.

A Gazeta do Povo procurou a UFSB para pedir detalhes sobre a implementação das novas cotas, mas não obteve resposta.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

“Os Melhores do Mundo” se apresentam em Ribeirão Preto

Com o espetáculo "Hermanoteu na Terra de Godah", o grupo de comédia estará neste domingo, 2 de abril, às 19h, no Theatro Pedro II....

Feira de adoção de animais acontece neste sábado no ShoppingSantaÚrsula

Feira de adoção de animais acontece neste sábado no ShoppingSantaÚrsula

Museu Casa da Memória Italiana realiza oficina de culinária

Ação é uma parceria com o restaurante Pasti Sette; As inscrições estão abertas ao valor de R$ 60 O Museu Casa da Memória Italiana, em...

SEXTOU: Eventos nos shopping e teatro, exposições e feira de adoção

Com ou sem dinheiro o final de semana esta garantido para toda familia. Confira e programe-se RibeirãoShopping realiza exposição de ovos gigantes e atividades alusivas...

Samba Barretos tem ingressos à venda para três setores

Evento acontece nos dias 14 e 15 de abril no Parque do Peão. Zeca Pagodinho, Sorriso Maroto, Belo e Ferrugem estão entre as atrações
- PUBLICIDADE -