InícioDiversosUniversidade federal terá cotas para detentos, ex-presidiários e refugiados

Universidade federal terá cotas para detentos, ex-presidiários e refugiados

Ser bandido virou bom negocio no Brasil, com aplauso do PSOL a decisão penaliza o cidadão de bem

- continua após a publicidade -

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aprovou a criação de cotas para detentos, ex-presidiários e refugiados. A partir do próximo vestibular, a instituição reservará uma vaga em cada curso para essa categoria.

A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário no fim de junho, e publicada em forma de resolução. De acordo com a UFSB, é a primeira vez que uma universidade adota essa modalidade de cotas no país. A reserva de vagas vale tanto para o vestibular tradicional quanto para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem.

“Os ajustes surgem no sentido de fortalecer o papel da UFSB como instituição que valoriza e prioriza as políticas de ações afirmativas enquanto princípio – previsto, inclusive, no estatuto da universidade”, afirmou a universidade, ao anunciar a mudança.

A UFSB já dedica entre 75% a 85% de suas vagas para cotas (o percentual varia de acordo com o curso). A instituição de ensino reserva vagas para negros, pardos, indígenas, quilombolas, ciganos, pessoas com deficiência, mulheres, transexuais, travestis e transgêneros, além de “comunidades identitárias tradicionais”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e o Comitê de Acompanhamento da Política de Cotas, dois órgãos internos da universidade, ainda vão definir os detalhes de como as novas regras serão aplicadas.

A Universidade Federal do Sul da Bahia tem sede em Itabuna, e foi criada em 2013. A instituição também possui unidades em Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

arquivo


Aplauso do PSOL

Depois do anúncio da UFSB, o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) apresentou uma moção de aplauso à iniciativa. Segundo ele, a medida representa “um avanço civilizatório para o processo de ressocialização dos apenados no seio da sociedade brasileira”.

A Gazeta do Povo procurou a UFSB para pedir detalhes sobre a implementação das novas cotas, mas não obteve resposta.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

RibeirãoShopping realiza oficina solidária com a presença do Papai Noel para embrulhar os brinquedos que serão doados neste Natal

A atividade acontece nos dias 3, 10 e 17 de dezembro, às 9h, na Alameda Gourmet do empreendimento; inscrição gratuita pelo app Multi

🏃‍♀️💨 Iguatemi Ribeirão Preto Sedia Santander Track&Field Run Series: Corrida de Rua com Mais de 1,5 Mil Participantes! 🏃‍♂️

O Iguatemi Ribeirão Preto se prepara para receber o Santander Track&Field Run Series, o maior circuito de corrida de rua da América Latina, com expectativa de reunir mais de 1,5 mil participantes.

🏆✨ APP Ribeirão Anuncia a Premiação do FestGraf 2023: Celebração da Criatividade na Mídia Impressa ✨🏆

A APP Ribeirão se prepara para o aguardado evento de premiação do FestGraf 2023, marcado para a próxima terça-feira, 05/12, no auditório da FAAP, em Ribeirão Preto (SP), a partir das 19h.

🎁🤝 RibeirãoShopping e SantaÚrsula Transformam Compras em Solidariedade com o “Arrecadômetro de Natal” 🤝🎁

🛍️ Converta Suas Compras em Notas Fiscais em Doações para o Hospital do Amor de Barretos! Multiplique o Bem e Faça a Diferença Neste Natal! 🌟

Bomba: EMA agencia Europeia de saude nega indicaçao de picada para todos

Em 29 de novembro de 2023, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) emitiu uma nota informativa indicando que a vacina contra a COVID-19 da Pfizer-BioNTech só deve ser administrada a pessoas com mais de 60 anos e com prescrição médica.
- PUBLICIDADE -