InícioDiversosSaúde feminina: saiba quais tipos de câncer mais afetam as mulheres

Saúde feminina: saiba quais tipos de câncer mais afetam as mulheres

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, é também mais uma oportunidade de aproveitar para abordar sobre a saúde feminina. Segundo

- continua após a publicidade -

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, é também mais uma oportunidade de aproveitar para abordar sobre a saúde feminina. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), nas mulheres, exceto o câncer de pele não melanoma, as neoplasias de mama (29,7%), cólon e reto (9,2%), colo do útero (7,5%), pulmão (5,6%) e tireoide (5,4%) figuram entre as principais.

“Apesar do câncer de mama ainda ser o que mais afeta as mulheres, há outros tumores de grande incidência que devem entrar na rotina de prevenção e alerta, já que quanto antes é feita a descoberta, maiores são as chances de sucesso no tratamento”, diz Diocésio Andrade, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto. 

O câncer de colón e reto, por exemplo, considerado o segundo que mais acomete as mulheres é tratável e, na maioria dos casos, curável ao ser detectado precocemente.

“Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, que são lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de se tornarem malignos”, esclarece o médico.

Já a neoplasia de colo de útero é a terceira mais prevalente no sexo feminino tendo previsão de ocorrência no Brasil de 16 mil novos casos por ano até 2022, de acordo com INCA. “A vacinação contra o vírus sexualmente transmissível é a medida preventiva essencial no combate à doença já que 90% dos casos do câncer estão relacionados à incidência de HPV entre mulheres”, ressalta Dr. Diocésio.

Quando diagnosticado precocemente, é possível que haja uma redução de até 80% de mortalidade por este tipo de tumor. Segundo o oncologista os primeiros sinais aparecem por meio de sangramento vaginal, seguido de corrimento e dor na pelve.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
FOTO ARQUIVO

Câncer de Mama


No Brasil, são cerca de 67 mil novos diagnósticos de câncer de mama todos os anos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

“De forma geral, a mamografia é o principal exame preventivo para identificação de tumores de mama. Ela deve ser realizada por todas as mulheres acima dos 40 anos e a decisão por adiar ou não esse exame só deve ser tomada mediante o aconselhamento médico. Outros exames também podem auxiliar no diagnóstico como o ultrassom”, esclarece Diocésio Andrade, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto.

As chances de cura chegam a 95% ou mais quando o tumor é descoberto no início, sendo o tratamento menos invasivo, o que melhora, em muito, a qualidade de vida durante e após o tratamento da doença. 

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -