InícioDiversosEsporte: herança de mãe para filhos

Esporte: herança de mãe para filhos

- continua após a publicidade -

Ser um exemplo positivo para os filhos é o desejo de toda mãe, e os hábitos de vida podem ser passados de mãe para filhos, em vários aspectos, inclusive no esporte. Essa influência acontece tanto na prática quanto na escolha da modalidade.

A triatleta Patricia Barros, apoiada pela Companhia Athletica Ribeirão Preto, é mãe de 2 filhos, Ana Maria de 25 anos e João Antônio, de 6. Ela conta que o interesse deles pelo esporte surgiu naturalmente e desde muito cedo.

“Eles vivem e convivem com minha rotina desde quando estavam na barriga. Quando eram bebês, corriam comigo no carrinho, depois eles iam de bicicleta enquanto eu corria, sempre estiveram presentes nas minhas competições, então vivem intensamente a minha rotina e de alguma forma, sinto que isso foi uma influência para gostarem de esportes”, conta Patricia que ressalta que, nunca cobrou que eles fizessem triathlon, mas sempre incentivou que praticassem alguma atividade física diariamente.

Patrícia conta que a filha mais velha corre desde os 14 anos e João Antônio, o mais novo, ama piscina e parece que vai seguir os passos da mãe no esporte, que também faz aulas de triathlon na academia semanalmente.

“Se eu deixar ele quer nadar todos os dias.  Adora um desafio e demonstra muito interesse em competir, já nas aulas é bem competitivo.  Agora começou o interesse pela corrida e também adora bike. Fica ao meu lado me imitando e quando estou devagar ele fica bravo comigo”, se diverte a triathleta.

E a situação contrária, também pode acontecer, quando os filhos inspiram as mães a praticarem alguma atividade. Foi o que aconteceu na família da empresária Karla Castro, aluna da turma de ballet adulto da Companhia Athletica. Fazer ballet sempre foi um sonho, mas como morava em uma cidade muito pequena no interior de Minas Gerais, que não tinha escola de dança, não foi possível realizar. Ela colocou suas 3 filhas, Letícia 10 anos, Malu 7 anos e Carolina 5 anos, desde pequenas para fazerem aulas de ballet e criou coragem para realizar o sonho depois de adulta.

“Comecei a fazer o ballet fitness em 2015 e no meio de 2016 criei coragem e comecei a fazer aulas de ballet clássico, pois já estava adaptada com os professores e com a estrutura. Eu sinto que elas me admiram quando me veem vestida de bailarina, principalmente a mais nova. A mais velha, que faz aulas há mais tempo, me dá até conselhos como: Nossa mãe, precisa melhorar esse grand plié hein”, conta Karla.  

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A mãe bailarina conta que fazer a mesma atividade que as filhas as aproximou ainda mais e que viverem o mesmo universo possibilitou compartilharem mais momentos juntas como assistirem a vídeos de ballet e trocarem dicas sobre o assunto. “Estou amando realizar esse sonho que eu vi primeiro realizado através delas e agora comigo. Eu incentivo muito minhas filhas a fazerem esportes desde muito pequenas e elas gostam, hoje fazem natação, ballet, sapateado. O esporte, além de fazer bem para a criança, para o desenvolvimento dela, contribui de forma positiva para suas habilidades, seu emocional”, ressalta Karla.

De acordo com Lilian Figueiredo, gestora da área kids da Cia Athletica, os benefícios que o esporte oferece na infância são vários, como melhora no equilíbrio, na coordenação motora, na consciência corporal, na disciplina, no respeito às pessoas, na concentração e na autoestima. Ainda ajudam a desenvolver a independência da criança, a auxiliam a lidar com perdas e frustrações e ensinam a trabalhar em equipe.

“Importante que seja sempre de uma maneira equilibrada, respeitando as capacidades e as habilidades motoras de cada criança. Quando os pais também praticam, acompanham e incentivam, os resultados são ainda melhores”, comenta Lilian.

Para a triatleta Pati Barros, existem muitas maneiras de incentivar o esporte, mesmo para as mães que não são atletas, como levar os filhos para verem competições de vários esportes, natação, judô, atletismo, vôlei, basquete, corridas e claro, sempre incentivar a prática.

“Deixem eles experimentarem vários esportes até encontrar aquele que se adequa ao seu estilo. É importante ensinar que praticar esportes ou uma atividade física é natural do ser humano, que deve fazer parte da rotina diária e nunca esquecer os benefícios que o esporte traz para a saúde, sociabilidade e melhora da autoestima”, finaliza Patricia Barros.                      

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎻🎶 Concerto do Trio Praxicordas no Theatro Pedro II

No repertório, você poderá desfrutar de obras clássicas e contemporâneas, incluindo peças como o "Grand Trio Extrait de Mozart" de Pierre Porro, as "5 Miniaturas Brasileiras" de Edmundo Villani-Cortês e as "Cuatro Estaciones Porteñas" de Astor Piazzolla, em um arranjo emocionante de Walisson Cruz.

🏫💼 Investimentos em Educação: 29 Obras em Escolas Estaduais para Ribeirão Preto e Região

Nos últimos 15 meses, o Governo de São Paulo realizou um feito notável na área da educação, entregando uma média de duas obras por dia em escolas estaduais.

🏛️🤝 Ribeirão Preto recebe a 86ª Reunião Geral da FNP

Na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, teve início a 86ª reunião geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) em Ribeirão Preto.

🏝️🍽️ 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia começa hoje em Ilhabela com os melhores restaurantes da região!

Hoje (18 de abril) marca o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia - Edição Ilhabela, que reúne os principais restaurantes e quiosques do arquipélago. @saboresdapraiabr

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow
- PUBLICIDADE -